Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Terça - 29 de Março de 2011 às 09:23
Por: Fernando Assunção

    Imprimir


Ser oposição na vida política brasileira é uma missão que precisa ser compreendida e defendida como vital para a boa democracia. Ser oposição vai além das brigas partidárias ou de grupos políticos; a verdadeira oposição nasce da necessidade de defender pontos de vistas diferentes, de ter uma personalidade ímpar e em prol do coletivo.

 Não se pode confundir oposição com a palavra “ser contra”; o que é bastante comum em movimentos partidários, e que acaba desviando a idéia central da verdadeira oposição de opinião com responsabilidade.

 É fato a necessidade da existência em todos os movimentos da sociedade, das vozes que se opõem às formas, modelos, idéias, projetos que são apresentados, pois assim se torna possível a construção de melhorias para as cidades. O contraditório de opiniões precisa ser visto como combustível para as novas ações positivas, os debates entre oposição e situação são fundamentais nesta jornada democrática.

 Nossa Constituição Federal, lei maior da nação, garante o direito fundamental de ser oposição, onde o cidadão tem preservado o direito à manifestação de opinião, ao próprio direito de imprensa e outras ferramentas legítimas de defesa dos interesses da comunidade.

 É claro que não se pode esquecer que existem pessoas, e muitas vezes em cargo políticos, que se fazem num manto de oposição ferrenha, promovendo caminhões de denúncias, declarando centenas de acusações, gesticulando milhares de vezes sobre temas discutidos por parte da população, mas que segundo estes, podem não ser a forma correta ou lícita; este tipo de oposição fervorosa é muito comum e induz muitas opiniões. Porém, quase sempre ao se confrontar com novos momentos da vida pública, é quase regra, estes agentes ferrenhos opositores, mudam radicalmente de opinião e passam ter um tom conciliador, centro-moderador. É fundamental ficar atento a estes tipos de agentes políticos que mudam de personalidade como o vento muda de direção; isso não é oposição, e sim conveniência!

 Enfim, este pequeno episódio  tenta contextualizar realidades empíricas que em tese podem acontecer em vários lugares do planeta, mas que especialmente em nosso país é emblemático. Que sempre possa existir a oposição, dando legitimidade aos debates e concedendo o verdadeiro estado democrático de direito.

Fernando Assunção – vereador PSDB

 
 



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/715/visualizar/