Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Sábado - 22 de Janeiro de 2011 às 09:00
Por: Gabriel Novis Neves

    Imprimir


Atire a primeira pedra quem estiver livre de todo preconceito.

Na verdade, todos nós possuímos algum tipo de preconceito: uns são mais aflorados, outros mais contidos e alguns nem sequer percebidos. "... um preconceito desfaz-se - basta a simples reflexão" - assim falava Machado de Assis.

Sem querer parecer presunçoso, acho que ajudei algumas pessoas a descobrir que possuíam certos preconceitos. Preconceitos tão arraigados que essas pessoas nem faziam idéia de que os possuíam.

Há meses escrevi um artigo sobre tatuagem. Tentei descrever a minha emoção diante da visão de uma enorme e bela tatuagem.

Olhando e analisando aquela obra de arte na minha frente, o meu preconceito se desfez - sim, eu era um preconceituoso em relação a esta arte.

Mas, ainda Machado de Assis, bastou uma simples reflexão sobre o assunto e fiquei curado.

Para minha surpresa, recebi vários e-mails em resposta à minha observação da tatuagem. Eu nunca pensei que fosse influenciar no comportamento preconceituoso de alguém com relação a esta expressão de arte.

O tatuado, de modo geral, é visto pela sociedade como um marginal.

São preconceituosamente identificados como viciados em drogas, preguiçosos, dependentes de álcool e sexo casual, destruidores dos nossos valores éticos e culturais.

Para se defender dessa rejeição social, a maioria dos apreciadores da tatuagem coloca pequenos desenhos nos pés, calcanhares, ombros e nuca. Na parte coberta pelo vestuário, também pequenos desenhos.

Na última Copa do Mundo, a atração não foi tanto o futebolzinho apresentado pelos atletas, e sim as suas tatuagens cobrindo-lhes praticamente todo o corpo.

São apreciadores da arte da pintura do corpo, e não artistas com a bola.

Uma leitora me confidenciou que quando viu a sua sobrinha com uma tatuagem nas costas, lembrando uma carta de baralho colorido, começou a chorar. Interrompia o seu choro para balbuciar - até você, minha querida!

Levou a crônica "Tatuagem" para análise de uma artista plástica. Com o laudo afirmando que tatuagem é arte, e também poesia, compreendeu a sua sobrinha e já marcou dia e hora para fazer a sua.

Confessou ser agora uma admiradora da arte da tatuagem!


GABRIEL NOVIS NEVES
é médico em Cuiabá, fundador da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), foi reitor da instituição.



Autor

Gabriel Novis Neves

foi o primeiro reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); é médico gineco (ginecologista e obstetra)

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/777/visualizar/