Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Sábado - 23 de Outubro de 2010 às 12:19
Por: Vicente Vuolo

    Imprimir


Uma jovem cristã chega ao céu. Partiu Larissa Fraga, 22 anos, vítima de um acidente automobilístico, ocasionado pela péssima sinalização das nossas estradas.

Apesar do pouco contato que tivemos, pude conhecer mais da sua história através das narrativas do seu pai, meu estimado amigo Neurilan Fraga, atual prefeito de Nortelândia. Numa de suas idas à Brasília, Neurilan relatou-me a trajetória vibrante de sua filha, esbanjando talento e espírito empreendedor.

O pai orgulhoso contou-me que Larissa descobriu por conta própria, onde estudar na capital do país. Escolheu o melhor colégio de Brasília - o Galois - onde terminou o segundo grau. Conquistou uma vaga na Universidade de Brasília (UnB) para cursar Comércio Exterior. Preferiu morar num pensionato de freiras. Estava trabalhando num importante Ministério.

Quando o seu pai estava em Brasília a trabalho, ela fazia questão de buscá-lo, com o seu carro, para levá-lo para almoçar. Ou seja, era um infinito amor à sua família. Ela desenhava a sensibilidade em seu coração e tinha o retrato da dedicação. E tinha planos ousados. A Europa era o próximo passo. Estava de viagem marcada para a Grécia, para um Intercâmbio que ela iria fazer no final do mês.

O exemplo de Larissa serve para mostrar a nossa juventude, a nova força da mulher mato-grossense. Ousadia e determinação. A sua lembrança é fonte da mais legítima geração das mulheres do nosso Estado, destemida, corajosa, obstinada pelo estudo, pelo trabalho, pelo sucesso profissional.

Foi-se o tempo em que era comum, os patrões contratarem o trabalho feminino, pagando salários mais baixos aproveitando-se da condição subordinada da mulher. Foi-se o tempo em que a maioria das mulheres dependia financeiramente de seus maridos ou parceiros, e por isso muitas vezes eram obrigadas a agüentar agressões e humilhações numa vida infeliz.

Sim, meus caríssimos conterrâneos. A mulher continua conquistando, a cada dia, mais liberdade. Larissa foi um exemplo.

Que o Dia Internacional da Mulher não seja lembrado apenas como uma data comemorativa, uma "homenagem" as mulheres. Mas, que esta data seja lembrada todo dia, contra o machismo, a exploração sexual, enfim, contra todo tipo de violência, que alguns teimam, ainda, em praticar.

Que episódios como o massacre contra as mulheres ocorrido em 1910 nos Estados Unidos,não voltem nunca mais. Um incêndio criminoso provocado pelos proprietários de uma fábrica em Nova York, quando 129 operárias da indústria de tecidos foram queimadas vivas, por insistirem numa greve pela redução da jornada de trabalho de 16 para 10 horas.

Como bem disse Lilian Burgardt, "durante muito tempo, as mulheres foram consideradas o sexo frágil. Sensíveis e despreparadas, não poderiam, jamais, fazer parte do universo do trabalho, voraz e competitivo que a elas nada teria a oferecer, a não ser muito sofrimento. Porém, vencendo preconceitos, elas batalharam para conseguir espaço e desempenhar funções que iam muito além dos cuidados com os filhos e com o lar. Dedicadas, logo tiveram seu desempenho reconhecido e passaram a brigar de igual para igual com os homens por oportunidades profissionais".

Larissa, com certeza, a sua alma está iluminada pelas estrelas e o seu caminho continua a ser o que ensina Jesus.

Sua querida família, Neurilan Fraga e Sra. Inezita Fraga, deputado José Domingos, continuará cultivando memorável viver. Sua morada é a mansão dos justos e a sua acolhida é repleta de melodia angelical.

Vai, Larissa! Que o céu a recebe em luz.

Vai ser a estrela guia prometida por Jesus!


"Há uma mulher a morrer sentada/Uma planta depois de muito tempo/Dorme sossegada mente/Como cisne que se prepara/ Para cantar. Ela está sentada à janela. Sei que nunca/ Mais se levantará para abri-la/Porque está sentada do lado de fora/E nenhum de nós pode trazê-la para dentro. Ela é tão bonita ao relento/Inesgotável. É tão leve como um cisne em pensamento/ E está sobre as águas/ É um nenúfar, é um fluir já anterior/Ao tempo. Sei que não posso chamá-la das margens." (Daniel Faria)


VICENTE VUOLO
é cuiabano, economista formado pela UnB, ex-vereador de Cuiabá. Possui dois livros publicados.
vvuolo@senado.gov.br



Autor

Vicente Vuolo

VICENTE VUOLO é economista (UnB), pós-graduado em Ciência Política (UnB), ex-vereador em Cuiabá e analista legislativo do Senado Federal

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/906/visualizar/