Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Quinta - 23 de Setembro de 2010 às 07:44
Por: Luzia Santiago

    Imprimir


Minha família veio do sul de Minas Gerais, onde os invernos são bem rigorosos. Eu me recordo que na minha infância, nessa estação do ano, as noites eram muito frias, as casas e as plantações amanheciam cobertas de geada. Na bica d’água, podíamos até pegar pequenos cubos de gelo entre os filetes da água gelada. Lembro-me das árvores com suas folhas queimadas e secas que iam caindo uma após a outra. Esse cenário mudava somente no início da primavera, quando as árvores e plantas brotavam, ganhando nova vida.
           
A natureza novamente cobria-se de verde e as cores despontavam, pois a terra como que acordava, ganhando um colorido exuberante das cores dos marmeleiros, das ameixeiras; das pereiras, que mais pareciam noivas vestidas de branco, e dos pessegueiros com suas cores cor de rosa. Para nós era o sinal de que a primavera estava chegando, e com ela vinha também a esperança de uma nova safra e de uma boa colheita. Meus pais louvavam a Deus pela expectativa de fartura em nossos celeiros.

 Hoje, com essas lembranças, vejo a importância de cultivar a esperança, pois nossa existência é como as estações do ano: está em constante transformação, mesmo quando não percebemos. Na rotina do trabalho e da vida familiar é essencial despertar para a novidade de cada momento e para a graça de cada pessoa que encontramos ou convivemos nas diferentes situações. Isso nos ajuda a não dar espaço para a desmotivação e a indiferença, mas a saborear com gosto cada dia como ele se apresenta.
 
Entre as definições da primavera há uma que diz: “Primavera é quando, em um pedacinho da terra, as cores se abrem, o sol fica mais forte e a vida fica mais alegre! Mesmo sabendo que quando em um canto do planeta Terra se faz primavera, nos outros cantos se faz verão, inverno e outono. Mas, entre as estações, talvez seja a mais esperada porque ela colore a terra, perfuma o ar, contagia-nos e alegra-nos”.

O Senhor diz que sua Palavra é como a chuva da primavera que irriga a terra e não deixa de lhe dar fertilidade para produzir bons frutos. Quem tem Deus no coração há de encontrar força e energia para reagir a qualquer rotina, estresse e dor, pois Ele tem o poder de renovar todas as coisas, do velho fazer o novo. Com Deus, não só daremos bons frutos de fé, esperança e caridade, mas igualmente não teremos medo de atravessar as durezas do inverno e nem os calores próprios do verão, porque, como na primavera a terra se renova, nosso espírito ganha força e alegria.

 Nós, cristãos, somos chamados a fazer a diferença: lutar para que a primavera aconteça em todo o tempo, em todos os corações, em nossos gestos, palavras e atos, cantando constantemente uma canção nova de vida e fertilidade!
 

* Luzia Santiago é co-fundadora da Comunidade Canção Nova. http://luziasantiago.com e http://twitter.com/luziasantiago



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/930/visualizar/