Publicado em Domingo - 01 de Julho de 2012 | por Bruno Peron

Pegadas do Dinossauro

Nem todo tema se fossiliza no debate político latino-americano. Muda o contexto e as condições de produção da história, mas certos fenômenos reincidem nas pegadas frescas do dinossauro.
Leia mais...

O vice-prefeito e a Copa

Publicado em Sábado - 30 de Junho de 2012 | por Paulo Zaviasky

A capital de Mato Grosso já foi verde até demais. Muitos anos depois, acharam que ela deveria ser verde e branca e/ou vermelha e azul.
Leia mais...

A exigência da certidão cível e o registro de candidatura

Publicado em Quinta - 28 de Junho de 2012 | por Antônio Veloso Peleja Júnior

A grande festa da democracia inicia-se com as convenções partidárias após período que serão escolhidos os pré-candidatos às eleições 2012.

Leia mais...

Poluição sonora e as reais consequências para a saúde auditiva

Publicado em Quinta - 28 de Junho de 2012 | por Mônica de Sá Ferreira

A poluição sonora é causada por barulho excessivo proveniente do tráfego, buzinas, ambulâncias, carros de som, fábricas, obras, festas ao ar livre, comércio, áreas de recreação, sirenes, ônibus, motos em alta velocidade, avião, helicóptero. Ao citar tais fontes de ruído, ficamos pensativos sobre os grandes centros urbanos, onde os níveis de barulho podem chegar aos 90, 100 decibéis - níveis altíssimos se considerarmos os 50 dB que a Organização Mundial de Saúde considera como sendo o limite para a boa saúde auditiva da população.
Leia mais...

O policial e os direitos humanos

Publicado em Segunda - 25 de Junho de 2012 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

            A polícia de São Paulo se vê, mais uma vez, confrontada pela bandidagem. Diferente do passado, quando o choque foi explicito, agora é feito à traição e contra policiais de folga. E, como bem reclamou o comandante, nessa hora não aparecem os contumazes defensores dos direitos humanos para comentar o ocorrido ou defender os mortos e feridos. Fica clara a impressão de que, para essas entidades e seus militantes,  só o delinqüente é ser humano, e o policial não o é.
Leia mais...

Rosário Oeste, 151 anos

Publicado em Segunda - 25 de Junho de 2012 | por José Geraldo Riva

O dia 25 de junho nos chama a atenção pelos 151 anos de Rosário Oeste. Um dos municípios que compõe a Baixada Cuiabana, cidade charmosa e acolhedora que a cada ano requer mais investimentos para atender a demanda que não para de crescer. Já são 18 mil moradores que não medem esforços para contribuir com o desenvolvimento da cidade, e em contrapartida, necessitam receber qualidade nos serviços essenciais como saúde, infraestrutura, educação, habitação e cultura.
Leia mais...

Desafios e oportunidades

Publicado em Sexta - 22 de Junho de 2012 | por Meraldo Figueredo Sá

Mato Grosso é um estado de inúmeros contrastes. Ao mesmo tempo em que ostenta o título de campeão nacional de grãos, maior centro pecuarista do Brasil, entre outros destaques, também concentra muitas desigualdades regionais.
Leia mais...

Amigos que partem...

Publicado em Quarta - 20 de Junho de 2012 | por Onofre Ribeiro

De 2011 até hoje, perdemos uma série de jornalistas para a morte: Clóvis Roberto, Eugênio Carvalho, Auro Ida, João Marinho, Dora Lemes, em Cuiabá, João Batista e Edson Santanna, em Rondonópolis.
Leia mais...

Uma disputa sem candidatura a altura

Publicado em Terça - 19 de Junho de 2012 | por Lourembergue Alves

A disputa pela prefeitura da Capital norteia a pauta da imprensa regional, movimenta as imagens nos blogs e sites e transforma em manchetes quaisquer frases próprias das transações políticas. Transações que nada tem a ver com negociar, no real conceito deste verbo, e se distanciam bastante do diálogo político no seu verdadeiro sentido.
Leia mais...

Reelegibilidade Impossível

Publicado em Sábado - 16 de Junho de 2012 | por Nestor Fernandes Fidelis

Com o advento da Emenda Constitucional nº 16/97, que alterou o texto do artigo 14 da Lei Maior, tornou-se possível que o Presidente da República, os Governadores e os Prefeitos pudessem se candidatar e serem eleitos para o mesmo cargo já ocupado, sem a necessidade de se afastarem do exercício do mesmo para “um único período subsequente”.
Leia mais...