Publicado em Quarta - 09 de Fevereiro de 2022 | por LUCIANA OLIVEIRA PEREIRA

Nova onda e aulas presenciais

Após o arrefecimento da pandemia, quando o número de contaminações pela Covid-19 havia diminuído drasticamente no mundo e também no Brasil, assistimos a uma explosão de casos em janeiro, formando um verdadeiro paredão no número de novos casos diários, com a chagada da variante ômicron.

Leia mais...

Nova onda e aulas presenciais

Publicado em Quarta - 09 de Fevereiro de 2022 | por Luciana Oliveira Pereira

E os números não param de subir, o positivo nisso tudo é que até agora a imunização vêm freando o número de óbitos, mesmo ainda não atingindo uma taxa ideal, o que mostra sem equívocos a eficácia das vacinas, apesar do número de pessoas que ainda insiste em questionar a proteção que elas oferecem.

Leia mais...

Contra o suicídio

Publicado em Terça - 08 de Fevereiro de 2022 | por José de Paiva Netto

A Vida continua sempre, e lutar por ela realmente vale a pena. Ainda que se apresente a escuridão da noite, o Sol nascerá no horizonte, derrotando as trevas e trazendo a claridade aos corações. Por isso, proclamamos: o grande segredo da Vida é, amando a Vida, saber preparar-se para a morte, ou Vida Eterna. Ressalte-se: o falecimento deve ocorrer somente na hora certa determinada por Deus.

Leia mais...

Relembrando Dante de Oliveira

Publicado em Terça - 08 de Fevereiro de 2022 | por Onofre Ribeiro

Conheci Dante de 1976, discursando em cima de uma caixote de madeira no ponto de ônibus do Terminal da Prainha, onde pessoas esperavam os ônibus urbanos. Discurso radical da esquerda da época. Pouca audiência e a derrota pra vereador em Cuiabá.

Leia mais...

Reservas Particulares fazem a diferença

Publicado em Segunda - 07 de Fevereiro de 2022 | por Alberto Scaloppe

A proteção, gestão e manejo da unidade pode ser feita diretamente pelo grupo econômico ou proprietário da área onde está inserida a RPPN, mas esta não é a única forma. Também é possível firmar parcerias com entidades de pesquisa ou sem fins lucrativos para essa finalidade.

Leia mais...

Exportação: vilã ou mocinha?

Publicado em Segunda - 07 de Fevereiro de 2022 | por Luciano Vacari

Já para o IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Ampliado), que engloba uma cesta maior de produtos inclusive do varejo, a perspectiva para 2022 é de 5,38% e encerrou o ano de 2021 a 9,99%. Só para fazer uma comparação, o salário-mínimo este ano foi reajustado em 10,18%, o que significa que hoje, com o mesmo salário, o consumidor tem um menor poder de compra.

Leia mais...

Vacinem suas crianças

Publicado em Domingo - 06 de Fevereiro de 2022 | por Renato de Paiva Pereira

Fora dessa utopia, todos estamos obrigados a obedecer às leis da sociedade em que vivemos. Obediência compulsória, diga-se, pois sempre existem os renitentes que, julgando-se mais espertos que os outros, querem burlar as restrições que não lhes agradam.

Leia mais...

A exigência de vacina contra Covid em escolas

Publicado em Domingo - 06 de Fevereiro de 2022 | por José Ricardo Costa Marques Corbelino

Em 2020 e 2021 vivemos o mesmo questionamento quanto à obrigatoriedade da vacinação contra a Covid -19. Entretanto, atualmente o direito à saúde é uma realidade no Brasil. Não pode ser negligenciado pelas autoridades públicas. A imunização é um direito dos brasileiros. O direito à saúde é uma realidade em nosso Estado de Direito inaugurado com a Constituição de 1988.

Leia mais...

Você sabe se posicionar?

Publicado em Sábado - 05 de Fevereiro de 2022 | por LUIZ QUEIROZ

Se posicionar é importante. Não se posicionar, também. E não deixa de ser um posicionamento em si mesmo não se posicionar. Afinal, não se manifestar diante de temas polêmicos para evitar se indispor com as pessoas, não deixa de ser uma maneira de comunicar, ainda que silenciosamente, a sua indiferença diante de questões sensíveis. E em tempos de uma comunicação alucinante, na velocidade da luz, saber se posicionar faz toda a diferença.

Leia mais...

Sempre houve seca no rio Cuiabá

Publicado em Sábado - 05 de Fevereiro de 2022 | por NEILA BARRETO

O astrônomo português que viajou por algumas vezes à Província de Mato Grosso, Dr. Francisco José de Lacerda, deixou registrado que, (...) no tempo das secas (de junho a setembro), com muita dificuldade se obtém ali um pote de água.

Leia mais...