Publicidade

Publicado em Quarta - 15 de Setembro de 2021 | por Isaías Lopes da Cunha

O Tribunal de Contas e o Parlamento

Embora a AL-MT tenha a titularidade do controle externo e a preponderância na escolha de conselheiros do Tribunal de Contas (art. 42, §2º, CE/89), o TCE-MT possui autonomia administrativa, orçamentária e financeira. Não obstante, o Tribunal também presta contas ao Parlamento estadual, mediante o envio de relatórios trimestrais e anual de suas atividade.

Leia mais...

Themis está feliz

Publicado em Terça - 14 de Setembro de 2021 | por Rosana Leite de Barros

Considerou, outrossim, a garantia constitucional de igualdade de direitos e obrigações entre homens e mulheres (artigo, 5º, I, da CF). De outro turno, a igualdade de gênero foi citada na garantia da cidadania e pela dignidade da pessoa humana, e como valores para o Estado Democrático de Direito.

Leia mais...

Evidências e decisões

Publicado em Terça - 14 de Setembro de 2021 | por Wilson Carlos Fuáh

Seja o seu próprio líder, e seja o comandante dos seus desejos de vencer, e nunca fique na retaguarda, pois agindo assim, os sentimentos de fragilidade pode vir a dominar todas as sua ações, e levar a enfraquecer as suas necessidade de vencer e até pode expulsar da sua vida o medo de arriscar.

Leia mais...

Setembro Verde: A colonoscopia e o câncer colorretal

Publicado em Segunda - 13 de Setembro de 2021 | por Nívea Santos

A incidência da doença aumenta com o passar da idade, e o rastreio, feito através da colonoscopia, vem contribuindo para a redução da mortalidade por essa neoplasia nas últimas décadas.

Leia mais...

Primeiras impressões

Publicado em Segunda - 13 de Setembro de 2021 | por Percival Puggina

Primeiras impressões são as que se tem de uma namorada, como condição para iniciar o namoro. Em quase tudo mais, são insuficientes para formar opinião. Por isso, não invejo o trabalho dos palpiteiros da comunicação social que saem a opinar e a emitir juízo tão logo uma notícia bate à porta. Prefiro esperar que o cenário se complete.

Leia mais...

Lula é aliado de Bolsonaro

Publicado em Domingo - 12 de Setembro de 2021 | por Juliano Rafael Enamoto

A aventura golpista de Bolsonaro, cujos atos não foram grande o suficiente para subjugar a ordem democrática, mas também foi expressiva o suficiente para despertar várias lideranças políticas, dirigentes partidários e o próprio Supremo Tribunal Federal.

Leia mais...

O macaco e o burro

Publicado em Domingo - 12 de Setembro de 2021 | por Renato de Paiva Pereira

Presidência da República e STF disputam há alguns meses uma briga tão nociva para o País, que socorro-me de uma piada para explicá-la. Ela (a piada) é tosca, grosseira e vulgar, por isto vai demandar-me muita firula literária para torná-la um pouco mais suave, propósito que provavelmente não alcançarei.

Leia mais...

Aquíferos e quando os rios secam

Publicado em Sábado - 11 de Setembro de 2021 | por Caiubi Kuhn

A seca atinge toda região, mas por que alguns rios são mais afetados pelas estiagens que outros? A resposta para essa pergunta está na fonte das águas, que neste caso são os aquíferos. Neste texto vou explicar um pouco sobre como funcionam os aquíferos e porque precisamos entender e preservar esse importante recurso natural.

Leia mais...

O filho pródigo

Publicado em Sábado - 11 de Setembro de 2021 | por Auremácio Carvalho

A história de um filho (aliás, são dois na parábola), que, se rebela, desonra o pai (pois, na cultura judaica, pedir sua parte na herança com o pai vivo, era considera-lo morto e desonra-lo); sair ao mundo, esbanjar a herança e terminar na lama, entre porcos literalmente.

Leia mais...

O desenvolvimento sustentável avoca o protagonismo

Publicado em Sexta - 10 de Setembro de 2021 | por Fernando Cadore

Nós também assumimos importantes compromissos em relação a esse tema, dentre eles o 13º no âmbito do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, que contempla as ações a serem adotadas para conter a mudança global do clima.

Leia mais...