Publicidade

Publicado em Segunda - 19 de Abril de 2021 | por Licio Antonio Malheiros

Lobo cuidando de ovelhas

Infelizmente, desde a mudança do Governo Federal, com a vitória do presidente da República Jair Messias Bolsonaro em 2018; com votação expressiva 57,8 milhões de votos. De lá pra cá, teve início, profundo processo de desestabilização e desarmonia entre os poderes constituídos.

Leia mais...

Que Bolsonaro, em sua nova cirurgia, receba ‘tudo de bom’ que nos oferece

Publicado em Domingo - 18 de Abril de 2021 | por Ricardo Kertzman

Assim, deixando de ser implicante e passando a passar pano, quero dizer, a reconhecer o belo trabalho do devoto da cloroquina e de sua brilhante equipe no combate ao novo coronavírus, gostaria de desejar ao melhor presidente que o Brasil já teve, que receba em sua próxima cirurgia (que ocorrerá em breve, segundo divulgado) o mesmo tipo de tratamento que vem dando ao povo brasileiro.

Leia mais...

Quem alerta amigo é

Publicado em Domingo - 18 de Abril de 2021 | por Luiz Henrique Lima

Todavia, até recentemente, essa não era uma prioridade, nem para os controladores, nem para os principais críticos dos TCs. A herança de uma centenária cultura formalista é tão forte que até hoje é comum ouvirmos que determinado TC tem atuação deficiente porque não sancionou esse ou aquele gestor ou porque as penalidades aplicadas foram demasiado brandas.

Leia mais...

O hoje, o amanhã e o ontem

Publicado em Domingo - 18 de Abril de 2021 | por Eduardo Gomes

Era uma Minas simples. Simples, mas abismal. Sem a universalização de agora. Sem o vaivém aos Estados Unidos em busca da sobrevivência na arte de fazer a América. Muito simples. Simples até demais, sô! Na minha pequena vila sem energia elétrica interligada à rede nacional, sem ruas calçadas, escola, saneamento, indústrias, carros, sem nada que se identificasse com progresso ou ambição, mas transbordante de vida. Vida mineira, uaí!

Leia mais...

As novas leis de custas em MT

Publicado em Sábado - 17 de Abril de 2021 | por Gisela Cardoso

Nesta esteira e considerando a nova lei de custas processuais de Mato Grosso, em vigor desde janeiro de 2021, algumas observações e correlações se fazem oportunas. A primeira delas, e aqui não entraremos nas discussões institucionais e sociais que circundam a lei das custas com uma batalha social intransigente para sua revogação capitaneada pela OAB-MT, diz respeito ao momento do acesso gratuito à justiça.

Leia mais...

As Dores do Crescimento: Governança e Capital

Publicado em Sábado - 17 de Abril de 2021 | por Rodrigo Santos

Normalmente, a empresa começa pequena e seu crescimento acompanha o ritmo do mercado (ele é sempre soberano) e da capacidade dos empreendedores de desenvolver seu plano de negócio, sendo eficientes na operação e atento às oportunidades.

Leia mais...

Herpes

Publicado em Sexta - 16 de Abril de 2021 | por Karin Krause Boneti

De acordo com dados recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 3,7 bilhões de pessoas com menos de 50 anos têm herpes tipo 1 no mundo – ou seja, cerca de 66,6% da população mundial de 0 a 49 anos. Enquanto que 491,5 milhões de pessoas apresentaram infecção por HSV-2, o equivalente a 13,2% da população mundial de 15 a 49 anos.

Leia mais...

Retorno à barbárie

Publicado em Sexta - 16 de Abril de 2021 | por José Pedro Rodrigues Gonçalves

Em 12 de agosto de 2020, o Ministério da Saúde cancelou a compra de kit intubação, sem dar explicações, segundo consta em documento denominado Recomendação 54, do Conselho Nacional de Saúde, emitido em 20 de agosto de 2020.

Leia mais...

ICV 30 anos. E o futuro?

Publicado em Quinta - 15 de Abril de 2021 | por Sérgio Guimarães

Nessa data, votos de muitos anos de vida, com prosperidade, sem se afastar de seus propósitos iniciais e inseparáveis, a proteção do meio ambiente e o fortalecimento da cidadania. Mas um voto especial para o ICV e todos nós é que façamos nossas as palavras do poeta pantaneiro Manoel de Barros em “Retrato do artista enquanto coisa”:

Leia mais...

Democracia e constitucionalismo

Publicado em Quinta - 15 de Abril de 2021 | por Gonçalo Antunes de Barros Neto

Na expressão de Herbert Hart, há certos princípios de moral e justiça, descortinados pela razão, prescindíveis, portanto, de revelação, que impactam as normas e leis. Se deles divorciadas, as leis e normas não serão direitos válidos. A lei injusta não é lei.

Leia mais...