Publicidade

Publicado em Quinta - 10 de Fevereiro de 2011 | por Petrônio Souza Gonçalves

O novo e a tradição

Longe de Minas e das boas tradições mineiras, a presidente Dilma Rousseff segue a rotina que revela o mais profundo ensinamento de seu estado natal: trabalhar em silêncio! Em seu primeiro mês de governo, constatamos a mudança de foco na gestão presidencial, passando da origem das greves barulhentas para o anonimato das ações e planos clandestinos. Na condução de seu país, cada presidente revela a sua origem, sua formação, desde a Velha República até os dias de hoje.
Leia mais...

A arte como possibilidade de estímulo no ensino da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental

Publicado em Quinta - 10 de Fevereiro de 2011 | por Núbia de Araújo Pombal e Silva

A psicopedagogia é uma área de estudo diretamente relacionada á área da aprendizagem escolar tanto em seu decurso normal como nas dificuldades de aprendizagem, utilizando-se de diferentes instrumentos, como a arte.
Leia mais...

Diminuição da criminalidade é fantasiosa

Publicado em Sábado - 05 de Fevereiro de 2011 | por Pedro Cardoso da Costa

Recentes reportagens trazem informações sobre a diminuição dos crimes nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Trata-se de uma verdade que não deve ser comemorada como grande feito, pois os índices de violência continuam astronômicos. A camuflagem sobre os números é percebida na linguagem utilizada no saite da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, ao informar a diminuição em percentuais, mas não traz os números absolutos da criminalidade.
Leia mais...

Sustos e custos no aeroporto de Rio Branco

Publicado em Sábado - 05 de Fevereiro de 2011 | por João Francisco Salomão

O Aeroporto Plácido de Castro, em Rio Branco, fundamental para a economia do Acre e sua ligação com as distintas regiões brasileiras e outros países, está operando há muito tempo abaixo de sua capacidade, devido à lentidão das obras de reforma de sua pista e seu pátio. De modo quase irônico, o problema ocorre exatamente no momento em que o terminal tem autorização da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC), concedida em meados do ano passado, para operar rotas internacionais de passageiros e cargas, inclusive com aeronaves de grande porte.
Leia mais...

A oficialização do “bico” policial

Publicado em Sexta - 04 de Fevereiro de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

O emprego de policiais em folga, férias ou licença-prêmio para trabalhar na fiscalização das cidades, à soldo das Prefeituras, pode amenizar o problema imediato de uma parcela desses servidores públicos que ganham maus salários, mas não é a solução.
Leia mais...

Eles voltaram

Publicado em Quinta - 03 de Fevereiro de 2011 | por Gabriel Novis Neves

Eu era diretor da faculdade de Medicina da Unic (Universidade de Cuiabá) quando fui procurado por um grupo de jovens professores daquela Instituição de Ensino Superior.
Leia mais...

As desapropriações da Copa

Publicado em Quinta - 03 de Fevereiro de 2011 | por Bruno Boaventura

Os investimentos em obras para Copa do Mundo serão na ordem de 7 bilhões de reais. Deste total, cerca de 100 milhões de reais serão destinados ao pagamento dos danos gerados aos afetados em razão das desapropriações.
Leia mais...

Ainda os 2 Mato Grossos (3)

Publicado em Quinta - 03 de Fevereiro de 2011 | por Onofre Ribeiro

Lembro que esta série de artigos nasceu de uma abordagem sobre a pretensão levantada em Mato Grosso do Sul de, eventualmente, trocar o nome do estado, depois de uma gafe de dois atores da novela “Insensato Coração”, da Rede Globo de Televisão. A partir daí abordei em quatro artigos o tema divisão na sua amplitude histórica e na dimensão atual.
Leia mais...

Ainda os 2 Mato Grossos (1)

Publicado em Terça - 01 de Fevereiro de 2011 | por Onofre Ribeiro

Por força das circunstâncias, acabei profundamente ligado ao processo da divisão de Mato Grosso que resultou na criação de Mato Grosso do Sul. Morava em Brasília e, e através da jornalista Noris Lima, do Jornal de Brasília,  recebi um convite do diretor do Departamento de Divulgação do Governo de Mato Grosso, Levy Campanhã, pra trabalhar nessa área no governo. Vim conhecer Cuiabá em julho de 1976 e vi um campo fascinante e muito diferente de Brasília. Aceitei e regressei já contratado em agosto. Lá se vão quase 35 anos. A percepção estava certa. Aqui era e continua sendo um lugar fascinante pra carreiras profissionais e pra se viver.
Leia mais...

Reconstrução do Haiti

Publicado em Domingo - 30 de Janeiro de 2011 | por Bruno Peron

É inaceitável que ainda existam países que servem de experimento de políticos irresponsáveis e especuladores estrangeiros. O Haiti migrou da condição de mais pobre da América Latina à de terra lançada ao acaso a partir do desastre provocado pelo sismo de 12 de janeiro de 2010.
Leia mais...