Publicado em Terça - 27 de Abril de 2010 | por João Sampaio

Rodoanel é a maior obra agrícola do País

A meta de ampliar as exportações brasileiras e diversificar os mercados depende muito do agronegócio, responsável por 36,5% de nossas vendas externas e pelo fornecimento crescente dos alimentos e bioenergia necessários à sustentabilidade do Planeta.
Leia mais...

Tecnologias de informação e comunicação

Publicado em Segunda - 26 de Abril de 2010 | por Bruno Peron

Ao mesmo tempo em que o governo Lula tenta democratizar o acesso à internet banda larga nas escolas tupinicas, o Brasil ocupa a modesta posição 61ª entre os países que foram avaliados em desenvolvimento de tecnologia de informação e comunicação.
Leia mais...

Uma Pesquisa, Um Quadro

Publicado em Domingo - 25 de Abril de 2010 | por Lourembergue Alves

 Na mais recente pesquisa, o governador e o ex-prefeito da Capital se encontram empatados tecnicamente. Uma vez mais se tem amostras de que essa disputa será muitíssimo acirrada. Acirrada, sobretudo, porque conta ainda com a participação do socialista que, ao contrário do que se pensa, não é, nem pode ser considerado carta fora do jogo. Um jogo onde os lances mais emocionantes e decisivos estão por vir. Tão logo inicie, de fato, a campanha. 
Leia mais...

Hubble, vinte anos

Publicado em Sábado - 24 de Abril de 2010 | por Mario Eugenio Saturno

Edwin Powell Hubble foi um astrônomo espetacular, no telescópio instalado no Monte Wilson, ele descobriu que as nebulosas eram galáxias e que se afastavam umas das outras, primeira evidência do Big Bang. Quando a NASA construiu o seu primeiro telescópio espacial, um fantástico equipamento deveria homenagear alguém à altura. Nascia o Telescópio Espacial Hubble para a luz visível e infravermelha. Foi lançado em 24 de abril de 1990, pelo Ônibus espacial Discovery. Neste mês comemoramos vinte anos de gloriosa existência.
Leia mais...

Dinamites na Matriz, outra vez

Publicado em Sábado - 24 de Abril de 2010 | por Paulo Zaviasky

Estou bem prá lá da cidade de Livramento, longe daí do caldeirão cuiabano que é a sede da Copa do Pantanal de 2014 e cujas lições de casa os pilotos desses discos voadores sanguessugas, estacionados pela “nossa” mágica Cidade Verde, estão impedindo os cuiabanos de as exercerem por alguns “irmãos” alienígenas que estão cuspindo no prato em que comem.
Leia mais...

Pulseirinhas do sexo

Publicado em Sábado - 24 de Abril de 2010 | por Pedro Cardoso da Costa

Recentemente, o noticiário de um estupro ocorrido em Londrina, Paraná, tomou conta de todos os meios de comunicação de todo Brasil, quando uma jovem, por usar uma pulseira indicativa de liberdade para o sexo, foi dominada, sequestrada e estuprada por alguns homens. Daí por diante foi um festival de distorções, da promotora do caso, da imprensa, dos juízes de Direito e de todos os especialistas ouvidos.
Leia mais...

Serys e a contradição

Publicado em Sexta - 23 de Abril de 2010 | por Kleber Lima

Política é a atividade humana mais contraditória entre as contradições, reconheça-se. Mas, é preciso saber diferenciar a contradição inerente à atividade política da incoerência política pura e simples. Esta é a confusão que precisa ser desfeita na crise instaurada no PT de Mato Grosso, cujo ápice foi registrado com a realização das prévias do último domingo para que o partido decidisse qual seria seu candidato a senador.
Leia mais...

A Crise Que Pode Se Desdobrar em Outras

Publicado em Sexta - 23 de Abril de 2010 | por Lourembergue Alves

Muito já se falou sobre a crise no PT/MT. Porém não o bastante. Por isso a temática continua na pauta. Sempre que a discussão se voltar para as coligações. Pois o dito partido se encontra, hoje, dividido entre dois grupos, a saber: o comandado pelo deputado Carlos Abicalil e o liderado pela senadora Serys Marly. 
Leia mais...

A Ordem e o praiapiraputangar

Publicado em Sexta - 23 de Abril de 2010 | por Bruno Boaventura

Nos idos de 1979, o poeta, mais que isso, o Silva Freire nos disse em “Os peixes” que praiapiraputangar era a palavra para aquele que só queria observar os acontecimentos. Da cuiabania que orgulha à todos, o mais que advogado fez querer no neologismo representar que o homem daqui que quer só ver e não interferir não passa de um peixe, mas na areia da praia do rio esperando o predador afastar, ou a comida para abocanhar.
Leia mais...

Eu e os 50 anos de Brasília (final)

Publicado em Sexta - 23 de Abril de 2010 | por Onofre Ribeiro

Brasília tem algo parecido à Semana de Arte Moderna, de 1922, quando o Brasil rompeu com o passado colonial. Em 1960 Brasília rompeu com um Brasil litorâneo, alienado e ignorante do Brasil fora do Rio de Janeiro e de Recife. O mais quase não existia. O Centro-Oeste não passava de uma região desconhecida no mapa do Brasil.
Leia mais...