Publicidade

Publicado em Terça - 11 de Maio de 2010 | por Wilson Santos

Saúde Pública: Uma radiografia da maldade

Após visitar trinta municípios, em nossa pré-campanha, começo a entender a lógica macabra que norteou o atual governo de Mato Grosso em relação à saúde pública: o desmonte da saúde no interior, com o propósito de sufocar e asfixiar Cuiabá.
Leia mais...

Protagonismo já!

Publicado em Terça - 11 de Maio de 2010 | por Marcelo Gonçalves

É consenso, dentro e fora do País: finalmente chegou a hora de o Brasil assumir um protagonismo sem precedentes no cenário político e econômico mundial. A principal razão para essa, digamos, “força moral”, está na solidez demonstrada durante o enfrentamento da crise econômica mundial, que marcou o período 2008/2009 e estendeu seu impacto a todas as partes do mundo.
Leia mais...

Criminosos também vestem batina

Publicado em Segunda - 10 de Maio de 2010 | por Pedro Cardoso da Costa

Embora as pessoas citem sempre como sinônimo e os resultados sejam sempre de danos, bandido e criminoso tem diferença. Grosso modo, bandido é quem tem por finalidade de vida cometer crime de forma reiterada.
Leia mais...

Repasto dos Poderosos

Publicado em Segunda - 10 de Maio de 2010 | por Bruno Peron

O crescimento econômico é tema habitual de meios jornalísticos e terreiros políticos.
A informação de que o Produto Interno Bruto (PIB) de um país aumenta comemora-se como um dogma de sucesso internacional. Descortina-se, porém, o véu e aparecem os grupos limitados e poderosos que se beneficiam da população exangue.

Leia mais...

A crise econômica internacional

Publicado em Segunda - 10 de Maio de 2010 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

O Brasil escapou praticamente ileso da crise do ano passado, que quebrou imobiliárias, bancos, indústrias automobilísticas e outros grandes negócios nos Estados Unidos e serviu para provar que o capitalismo não sobrevive sem o aporte do capital público.
Leia mais...

A questão do dano moral

Publicado em Segunda - 10 de Maio de 2010 | por Licínio Carpinelli Stefani

A postulação pelo reconhecimento do dano moral ganhou frequência nos tribunais brasileiros. De um lado se vê as instituições privadas e públicas abusando dos direitos do cidadão e do outro lado o lesado buscando o reconhecimento dos seus direitos de cidadania.
Leia mais...

No segundo domingo de maio comemora-se o Dia das Mães

Publicado em Domingo - 09 de Maio de 2010 | por Emerson de Sá

A data surgiu em virtude do sofrimento de uma americana que, após perder a mãe, passou por um processo depressivo. As amigas mais próximas de Anna M. Jarvis, para livrá-la de tal sofrimento, fizeram uma homenagem para sua mãe, que havia trabalhado na guerra civil do país. A festa fez tanto sucesso que em 1914, o presidente Thomas Woodrow Wilson oficializou a data, e a comemoração se difundiu pelo mundo afora.
Leia mais...

D. Helena, Mãe Exemplar

Publicado em Domingo - 09 de Maio de 2010 | por Lourembergue Alves

Hoje é um dia especialíssimo. Homenageia-se uma pessoa extraordinária, dedicada e desprendida. Pois se desdobra para ver o filho feliz. Não importa se esse foi adotado ou gerado no seu próprio ventre. Exemplo de figura humana. Infelizmente, nem todos os rebentos podem estar a sua volta neste domingo. Talvez porque a morte a retirou do seio familiar prematuramente. Na ausência dela, elege-se outra. Não para substituir a que se foi. Mas porque a escolhida representa de fato o espírito materno. Um espírito que tem nome, cujas letras constitutivas remetem a uma porção de mulheres fantásticas, entre as quais se encontra D. Helena Carvalho Ferreira Pinto. 
Leia mais...

Às nossas mães...

Publicado em Domingo - 09 de Maio de 2010 | por João Malheiros

Homenagear a mãe com um dia próprio  para a comemoração  e a forma mais bonita de brindar aquela que nos deu , e dá, a vida.
Leia mais...

A adoção de menores

Publicado em Sábado - 08 de Maio de 2010 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Os episódios que levaram à decretação da prisão preventiva da procuradora aposentada Vera Lúcia Sant’Ana Gomes, no Rio de Janeiro, constituem a mais flagrante demonstração da falta de estrutura do pais no trato para com as crianças carentes. Desde  a famosa citação do Pelé em favor das criancinhas, logo depois do seu milésimo gol, no dia 19 de novembro de 1969, muito se tem filosofado e legislado sobre o tema, mas a situação só tem piorado. Leis e procedimentos equivocados, inclusive do próprio craque, têm se demonstrado ineficientes e quem leva a pior é a infância brasileira.
Leia mais...