Publicado em Quarta - 28 de Julho de 2010 | por Vilson Nery/Antonio Cavalcante

Porque Riva está fora do páreo

Desde o mês de junho os candidatos e partidos políticos vêm sendo alertados de que os detentores de vida pregressa constitucionalmente não recomendável (art. 14, §9º, CF/88) para administrar a res pública sofreriam a negação do ius honorum.
Leia mais...

O sucesso da rede federal no Enem

Publicado em Quarta - 28 de Julho de 2010 | por Eliezer Pacheco

Diariamente, os veículos de comunicação trazem notícias sobre a criminalidade entre os jovens, a falta de atrativos das escolas públicas e até sobre um possível apagão da mão de obra qualificada no país.
Leia mais...

A violência nos estádios

Publicado em Quarta - 28 de Julho de 2010 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

A criminalização da violência nos estádios, sancionada nesta semana pelo presidente da República, não passa de um espetáculo pirotécnico com bojo demagógico. Todas as suas exigências já fazem parte do Código Penal e de outras leis gerais do país. Bastaria o Brasil adquirir o hábito de respeitar e cumprir as leis, e tudo estaria resolvido.
Leia mais...

Quer ver, escuta!

Publicado em Quarta - 28 de Julho de 2010 | por Kleber Lima

A Rádio Cultura de Cuiabá encerra nesta quinta-feira (29.07) a primeira rodada de uma série de entrevistas com os candidatos a governador de Mato Grosso este ano, levando ao ar a entrevista do postulante do PSOL, Marcos Magno. Já foram entrevistados, pela ordem, o candidato à reeleição Silval Barbosa (PMDB), Wilson Santos (PSDB) e Mauro Mendes, do PSB.
Leia mais...

Orar como Jesus

Publicado em Terça - 27 de Julho de 2010 | por Mario Eugenio Saturno

Um dia, estava Jesus a rezar. Terminando a oração, disse-lhe um de seus discípulos: Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos. Disse-lhes ele, então: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o vosso nome; venha o vosso Reino; dai-nos hoje o pão necessário ao nosso sustento; perdoai-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos àqueles que nos ofenderam; e não nos deixeis cair em tentação (Lc 11,1-4).
Leia mais...

Tiranete de opereta

Publicado em Terça - 27 de Julho de 2010 | por Alexandre Garcia

Nosso subcontinente tem coisas que são de rir e de chorar ao mesmo tempo. Quando Silvester Stallone, o Rambo, faz riso com a ilegalidade do Rio de Janeiro, é para chorarmos. Quando o tenente-coronel pára-quedista Hugo Chávez - acolitado por Maradona - faz ameaça de cortar o fornecimento de petróleo aos Estados Unidos se a Colômbia invadir a Venezuela, é para chorarmos de rir.
Leia mais...

A importância de uma viagem

Publicado em Terça - 27 de Julho de 2010 | por Lourembergue Alves

Viajar é necessário. Importante, inclusive, para avaliar melhor o posicionamento que se tem referente a um determinado lugar. Vale bem mais que uma aula, e, dependendo de tal aula, serve-a como complemento. Ainda que a dita viagem tenha sido também motivada pela atividade profissional. Esta, evidentemente, se soma àquela, cujo resultado é sempre positivo. Mesmo que se valha de ônibus para cortar o Oeste mato-grossense, pela MT-343.
Leia mais...

Atualidade de Deodoro

Publicado em Terça - 27 de Julho de 2010 | por Nestor Fernandes Fidelis

O conhecidíssimo Marechal Deodoro da Fonseca nos apresentou, na noite de 16 de novembro de 2005, uma riquíssima mensagem intitulada “Oração à Pátria Brasileira”, recebida por meio da psicofonia de Divaldo P. Franco, em Salvador, Bahia.
Leia mais...

Tempos de insustentabilidade

Publicado em Segunda - 26 de Julho de 2010 | por Bruno Peron Loureiro

Insustentabilidade é o que define melhor o estágio que a humanidade alcançou. Enquanto a preocupação rodeava a carência de alimentos para uma população mundial galopante - Malthus foi generoso na época -, temos hoje indícios de que o planeta está em colapso.
Leia mais...

Desvantagem competitiva prejudicial ao consumidor

Publicado em Segunda - 26 de Julho de 2010 | por Rafael Cervone Netto

A indústria têxtil paulista é pioneira em produção mais limpa. Na década dos 90, quando o tema ainda era incipiente, participou de um programa piloto da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), que mapeou fábricas para dimensionar o consumo de energia e água e verificar a geração e disposição de resíduos. O diagnóstico foi um passo relevante para desencadear um processo de modernização produtiva focada na questão ecológica.
Leia mais...