Publicado em Terça - 19 de Dezembro de 2023 | por Max Lima

O que as bebidas isotônicas podem fazer por você

Um ponto crucial apoiado pela ciência é a capacidade das bebidas isotônicas em repor eletrólitos essenciais, como sódio, potássio e magnésio, perdidos através do suor durante atividades físicas intensas.

Leia mais...

Oração de Natal

Publicado em Segunda - 18 de Dezembro de 2023 | por José Pedro Rodrigues Gonçalves

Peço a Deus, nosso Pai Celestial, que resgate, como era, meu querido Pantanal. Que as garças voem em bandos, como sempre acontecia, que as araras reapareçam por ali, todos os dias e encontrem, carregados de sementes, os pés de manduvi. Que os tuiuiús reencontrem os seus ninhos, incinerados tantas vezes, e possam procriar sem mais revezes.

Leia mais...

Tudo na rota certa

Publicado em Segunda - 18 de Dezembro de 2023 | por Gabriel Novis Neves

No entanto, há dias em que nada do que tencionamos fazer acontece. Muito pelo contrário. Aí não adianta praguejar contra tudo e contra todos. Há um ser superior no comando!

Leia mais...

Obras paralisadas e os motivos

Publicado em Domingo - 17 de Dezembro de 2023 | por Alfredo da Mota Menezes

Em assunto como esse, aparecem sempre os comentários maldosos que tentam mostrar que aquela empresa que assim agiu é financiadora de campanhas eleitorais e por isso, e outras amarrações, continua a existir e a fazer essas estripulias. Um absurdo que vem acontecendo por muitos anos.

Leia mais...

O Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso está no ar

Publicado em Domingo - 17 de Dezembro de 2023 | por Neila Barreto

Ressinificou o seu formato original, rumou para novas andanças atingindo democraticamente o cyber espaço, em sistema aberto e livre, em sintonia com as novas tecnologias e função social. Afinal, hoje viveremos no mundo virtual, rumando para os caminhos das novas tecnologias e inovações!

Leia mais...

Como o HIV afeta as mulheres?

Publicado em Sábado - 16 de Dezembro de 2023 | por Giovana Fortunato

Outra consequência da infecção por HIV no sistema hormonal é a diminuição da produção de dois tipos de hormonas, os estrogénios e a progesterona, o que pode afetar a fertilidade, uma vez que dificulta a possibilidade de engravidar devido ao aparecimento precoce da menopausa e redução da reserva ovariana.

Leia mais...

Desinteresse pelo quinto constitucional

Publicado em Sábado - 16 de Dezembro de 2023 | por Renato Gomes Nery

As cotas que deveriam funcionar como indutoras da participação da mulher, em cargos de relevo na sociedade, não se verificam de fato. Isto acontece em outras áreas, como a política, onde a participação feminina é pífia e fonte de dissensões no preenchimento das vagas que são a elas destinadas.

Leia mais...

Projeto polêmico

Publicado em Sexta - 15 de Dezembro de 2023 | por Licio Antonio Malheiros

Embora as leis ambientais sejam bem definidas; Leis de Crimes Ambientais, conhecida como a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, sua execução só foi possível em sua totalidade, após a entrada em vigor do Decreto nº 3.179, de 21 de setembro de 1999, que a regulamentou.

Leia mais...

Obras paralisadas e os motivos

Publicado em Sexta - 15 de Dezembro de 2023 | por Alfredo da Mota Menezes

A educação é a mais prejudicada com 3.580 obras paradas. Também as áreas de saneamento e saúde são bastante afetadas com esse fato absurdo, mas corriqueiro na vida nacional. Apareceram tentativas de explicações para esse mal nacional que parece que nunca acaba.

Leia mais...

Tempos inquietantes

Publicado em Quinta - 14 de Dezembro de 2023 | por Gaudêncio Torquato

O povo brasileiro se sente no estado de um eterno recomeço. Quando acha que as coisas estão se normalizando, o desastre aparece. Por isso, o homem comum se vê numa ilha ameaçada por pequenas e grandes catástrofes. Escândalos explodem aqui e ali, devastando o tecido institucional.

Leia mais...