Artigos Opinião
A emoção e o racional
O emocional está presente em uma disputa política. Sempre foi assim. Inclusive no período em que se colocavam frente a frente udenistas e peessedistas, ladeados por petebistas. Época em que, também, a eleição era personalizada. Votava-se, como agora, para o candidato, não para o partido.
O fenômeno Bullying pode gerar malefícios irreparáveis e crimes diversos
Na trajetória da vida nos deparamos com situações inusitadas e surpreendentes. Em algumas delas podemos agir, interferir e até mesmo remediar algo de errado, porém noutras, apenas lamentar.
Enguiçamento da história
Podíamos acreditar que os tempos modernos haviam sido cabalmente proveitosos para a humanidade devido à "facilidade de comunicação" e à velocidade extasiante dos "avanços tecnológicos". Tudo graças à globalização: o maior dos clichês e termo diz-que explica qualquer fenômeno.
Sonhar sonhos
No ano passado tive a oportunidade de percorrer todo o estado de Mato Grosso de carro, num esforço da Secretaria de Comunicação Social para integrar a imprensa do interior com a divulgação do governo, por solicitação do então secretário da Pasta, Eumar Novacki. Foram cinco meses viajando.
INPE do Sul
Em 3 de agosto último, o INPE completou 49 anos. Funcionário que sou desta instituição, não posso deixar de escrever de sua importância para o país. Já tive a oportunidade de escrever em artigos o importante trabalho que o INPE faz nas áreas de Meteorologia e Mudanças Climáticas, Observação da Terra e Engenharia Espacial, que produz satélites e na que estou alocado. Podemos
Cuiabá e Maggi
Achei que já era “démodé” bater na tecla de que o ex Governador Blairo Maggi detesta Cuiabá e a cuiabania, pois seu índice de aprovação na capital chegou a 74%. Que nada, eis que alguns políticos candidatos insistem em dizer que Blairo não fez nada por Cuiabá.
Economia fortalecida nos municípios
Mato Grosso conta com 15 Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Econômico distribuídos pelas regiões do Araguaia, Norte, Médio Norte, Sul, Oeste do Estado e Baixada Cuiabana.
Mencken
O meu professor particular de Direito Penal me recebe em seu escritório para mais uma aula. Abre o computador, lê um artigo não convencional em voz alta para que eu pudesse acompanhar. Terminada a leitura, tira os seus pesados óculos, coloca-o sobre a mesa, esfrega os olhos com as mãos. Acende um cigarro, olha fixo para mim, tipo olho no olho, e simplesmente diz: "é um iconoclasta!" Terminada a aula teórica de Direito Penal, é marcado o retorno para a próxima semana.
Gestão pública com qualidade
Há muito tempo que a melhoria do gerenciamento da administração pública está em pauta. Cada vez mais, exigem-se eficiência, prestação de contas, ênfase na racionalidade dos procedimentos, apresentação de metas e indicadores claros. As coisas simplesmente não podem ser mais como no passado, quando as decisões eram tomadas a portas fechadas e a população desempenhava um papel estritamente passivo.
Transplantes
Meses atrás fui entrevistado num programa da TV Cuiabá. Naquela entrevista afirmei que nos dias de hoje, jamais doaria um rim caso o transplante fosse feito em Cuiabá. Motivo: falta de hospital com alvará do Ministério da Saúde, falta de medicamentos contra a rejeição do órgão implantado e falta de serviços especializados de apoio. Acho a doação de órgãos um gesto nobre e necessário. Não vejam, portanto nessa minha afirmativa algum sinal de desumanidade ou falta de solidariedade.