Publicidade

Publicado em Quinta - 14 de Abril de 2011 | por Petrônio Souza Gonçalves

O corporativismo do cartão

Era o segundo mandato do governo Lula. Dilma Rousseff, hoje presidenta, era a chefe da Casa Civil, a ante-sala do poder. Dilma, substituindo o todo oneroso José Dirceu, com objetivo claro de atingir o governo anterior de Fernando Henrique Cardoso, resolveu dar mais uma espetadinha e divulgou dados sobre os gastos dos cartões corporativos utilizados pelo governo FHC.
Leia mais...

Finanças: Como no tempo dos nossos pais

Publicado em Quinta - 14 de Abril de 2011

Com certeza quase todos já ouviram esse termo ou algo parecido. Ainda mais quem tem pais mais velhos, de décadas mais distantes. “No meu tempo era diferente”. No meu tempo as coisas funcionavam melhor. No meu tempo eu ia no caixa do banco ou resolvia tudo com o gerente, e não tinha nada desse negócio de caixa eletrônico, era tudo no “olho no olho””. Enfim, assim como rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura, hábitos financeiros passados não são garantia de serem bons hábitos financeiros futuros.
Leia mais...

O urgente resgate da competitividade

Publicado em Quinta - 14 de Abril de 2011 | por Fernando Pimentel

O crescente déficit na balança comercial de manufaturados preocupa muito os setores produtivos e exige a urgente implementação de medidas que aumentem a competitividade sistêmica do Brasil. Para isso, são prementes a redução dos encargos trabalhistas, a isenção tributária dos investimentos e a desoneração das exportações. Propostas nesse sentido já foram encaminhadas ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), com a justificada inquietação de uma entidade representativa de 30 mil empresas, empregadoras de 1,7 milhão de pessoas, ou oito milhões, se considerarmos os postos de trabalho indiretos e os gerados pelo efeito renda.
Leia mais...

Os deveres do transportador aéreo

Publicado em Quarta - 13 de Abril de 2011

Quase dois anos depois da queda do vôo AF-447 - que partiu do Rio de Janeiro rumo a Paris, no dia 31 de maio de 2009 – a França ainda mantém uma grande expedição em alto mar para localizar os restos mortais dos 228 passageiros e tripulantes e o que sobrou do Airbus A330 da Air France. Milhões de euros são aplicados na movimentação da frota marítima e aérea de buscas e em equipamentos de alta tecnologia, que já encontraram partes do motor, da fuselagem, trem de pouso e outras peças da aeronave, submersas no oceano a quase 4 mil metros de profundidade. Nos próximos dias essas peças serão removidas.
Leia mais...

Para que se serve um vereador?

Publicado em Quarta - 13 de Abril de 2011 | por Vilson Nery e Antonio C. Filho

É bem provável que você já tenha feito essa pergunta, mas achamos que errou na resposta. Sim, porque legislar e produzir normas (leis) no âmbito de sua competência é ‘coisa do passado’. Vereador agora quer ser prefeito por uns dias.
Leia mais...

Até a presidenta chorou

Publicado em Terça - 12 de Abril de 2011 | por Pedro Cardoso da Costa

O Brasil é mesmo um país que procura se diferenciar dos demais. Em qualquer outro país, quando ocorre uma tragédia inusitada ou natural, uma série de medidas é tomada de imediato, seja no âmbito local ou nacional, conforme os aspectos causadores sejam localizados ou abrangentes. Após o massacre no Rio de Janeiro, a medida da escola foi suspender as aulas por tempo indeterminado e em âmbito estadual e federal, foi o estudo genealógico da personalidade do suicida-assassino.
Leia mais...

Um Discurso, Repercussão Apagada

Publicado em Terça - 12 de Abril de 2011

Tudo foi cuidadosamente organizado. O cenário favorecia e o momento também. Pois a inflação – o indomável dragão das décadas anteriores a 1993 – ameaça reagir, depois de quase vinte anos de sono profundo. Ocasião propícia para o ressurgimento da oposição, presa até agora a sua própria taciturnidade e anemia. Estrategicamente, o plano era perfeito, uma vez que o ambiente lhe era muito favorável. Até o plenário foi decorado para a ocasião, com uma assistência invejável e visitas ilustres, a exemplo do ex-governador José Serra. O tucano-porta-voz para tal empreitada teve tempo para o ensaio, e o discurso estava na ponta da língua. Porém, ninguém imaginou que o imprevisto pudesse conspirar contrariamente.  
Leia mais...

Alternativa para políticas de incentivo à pequena empresa

Publicado em Terça - 12 de Abril de 2011

É louvável a intenção que motivou a presidente Dilma Rousseff, cumprindo promessa de campanha, a enviar ao Congresso Nacional projeto de lei criando a Secretaria das Micro e Pequenas Empresas, com status de ministério. É preciso mesmo apoiar o segmento, a começar pela redução do índice de mortalidade dessas organizações nos primeiros cinco aniversários, que continua muito elevado, em torno de 58%. Todo ano, cerca de 85 mil fecham as portas. Portanto, é preciso remover os obstáculos à sua longevidade, considerando, ainda, que são responsáveis por 20% do PIB nacional e mais da metade dos empregos com carteira assinada no País, cuja multiplicação é comemorada com efusividade pelo governo.
Leia mais...

Promessas soltas ao vento...

Publicado em Segunda - 11 de Abril de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Em todo acontecimento trágico, as autoridades, os políticos e de outras pessoas carimbadas desfilam pelo local prometendo socorro, amparo e providências para diminuir o sofrimento das vítimas. Atitudes simpáticas e humanas, principalmente quando verdadeiras. Nesse momento, o que mais os flagelados querem ajuda, venha de onde vier. Mas aí é que mora o problema: quando a tragédia sai da mídia, os auxiliadores também somem e os atingidos ficam entregues à própria sorte.
Leia mais...

Colesterol – o vilão que aparece sem avisar

Publicado em Segunda - 11 de Abril de 2011 | por José Cianci Filho

A utilização de métodos “naturais’ para combater o excesso de gordura no sangue, tais como a ingestão de berinjela com laranja, por exemplo, não tem qualquer base científica e é de eficácia duvidosa. O principal tratamento para diminuirmos as concentrações de gorduras no organismo é a dieta pobre em gorduras - evitando alimentos como frituras, ovos, queijos amarelos, carne vermelha, dando preferência a uma dieta à base de verduras, saladas e carnes brancas (principalmente frango sem pele e peixes). Além disso, as atividades físicas ajudam bastante, pelo menos 30 minutos por dia
Leia mais...