Publicado em Segunda - 22 de Abril de 2019 | por Victor Humberto Maizman

A corte suprema

Afinal de contas, as questões motivadas por assuntos que envolvem apenas particulares e são objeto de julgamento pelo STF, imprescindem do requisito da chamada repercussão geral, quer dizer, deve interessar a toda a sociedade.

Leia mais...

O gosto do seu cliente

Publicado em Segunda - 22 de Abril de 2019 | por Cynthia Lemos

E o que você simplesmente pode fazer? Perguntar. E você? Não faz! Fica aí tentando adivinhar o que seria A TAL necessidade do mercado que VOCÊ ainda não conseguiu desvendar que tem minado o seu negócio, sem saber o que fazer para reverter. Você fica aí sozinho, batendo cabeça, sofrendo com os prejuízos acumulados pela tentativa e erro de ideias que ora funcionam, ora não servem para nada.

Leia mais...

Carne na lata

Publicado em Quinta - 18 de Abril de 2019 | por Renato Gomes Nery

Tudo, naquela época, era natural e rustico. O café era colhido, torrado numa engenhoca de metal redonda, chamada de torradeira, movida por uma haste que era movimentada, a mão, perto do fogo para que o café fosse homogeneamente torrado. A pessoa que torravam o café não podia depois sair ao vento ou tomar banho imediatamente por que podia pegar uma friagem e ficar troncho.

Leia mais...

Mudança da Lei Maria da Penha

Publicado em Quarta - 17 de Abril de 2019 | por Rosana Leite

Com o passar do tempo é possível enxergar os muitos desafios que o Sistema de Justiça tem passado para fazer valer essa norma. O combate está em não permitir qualquer ameaça à eficiência e eficácia da Lei 11.3402006.

Leia mais...

Cuiabá de menos quer mais

Publicado em Terça - 16 de Abril de 2019 | por Onofre Ribeiro

A partir de Brasília, desde 1960, Cuiabá aos poucos vai saindo do isolamento e alcança o pico com a nova Marcha para o Oeste, do governo do general Garrastazu Médici, que pretendeu ocupar a Amazônia partindo objetivamente de Cuiabá, de 1973 em diante.

Leia mais...

Condenação social ou pela justiça?

Publicado em Segunda - 15 de Abril de 2019 | por Elvis Klauk Júnior

Penso que o tema vale o debate pelos agentes públicos, sobretudo pelo poder legislativo e a sociedade civil organizada. Até que ponto a liberdade de imprensa se sobrepõe ao princípio constitucional da inviolabilidade da intimidade, imagem e honra? O papel da imprensa é fundamental em uma democracia, entretanto isso não significa um salvo conduto. É preciso responsabilidade!

Leia mais...

Vida e morte no STF

Publicado em Sábado - 13 de Abril de 2019 | por Luiz Henrique Lima

Em tese, sim. Nos termos do art. 102 da Constituição, compete ao STF exercer a guarda da própria Constituição, isto é, zelar pelo seu cumprimento, mediante o julgamento de ações diretas de inconstitucionalidade, ações declaratórias de constitucionalidade e arguições de descumprimento de preceito fundamental. É dele a última palavra acerca da constitucionalidade ou não de determinada norma objeto de questionamento.

Leia mais...

Organização e disciplina são base para empresas

Publicado em Sexta - 12 de Abril de 2019 | por Kelly Nunes

A implantação de ideias e regras simples no dia a dia da empresa, baseadas no senso comum, produzem um alto impacto na rotina dos processos e na dinâmica das relações, transformando hábitos e crenças negativas em proatividade e resultados.

Leia mais...

Lógica infame

Publicado em Quinta - 11 de Abril de 2019 | por Renato Gomes Nery

Cuiabá ia ser e foi um dos locais a sediar os jogos da Copa do Mundo. Já tínhamos um Estádio: O Verdão. O que fazer? Reformá-lo. Construir outo? Entretanto, ficava mais caro derrubá-lo e construir outro no local. Esta foi a tese vencedora. E elefante branco foi construído e desafia uma destinação que lhe pague ao menos os custos de sua manutenção.

Leia mais...

Estudando nas melhores escolas do mundo

Publicado em Quinta - 11 de Abril de 2019 | por Roland Gradinger

Quem não gostaria de frequentar a escola onde o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez o ensino fundamental e médio? Na Punahou School, a maior e uma das mais antigas instituições de ensino norte-americana, a mensalidade anual chega a US$ 60 mil (cerca de 200 mil reais) e inclui uma infinidade de atividades.

Leia mais...