Publicidade

Publicado em Terça - 22 de Janeiro de 2019 | por Oscar D"Ambrosio

Formas de amar

O empresário falece num acidente de automóvel, e o confeiteiro decide ir para Israel e conhecer a viúva, que tem uma cafeteria. Chegando lá, não apenas acaba trabalhando no local como também se envolve afetiva e sexualmente com ela. Isso ocorre ainda dentro de um cenário, em que ele enfrenta preconceito por ser alemão e não conhecer a tradição kosher, que proíbe, por exemplo, a mistura de carne e leite.

Leia mais...

Inclusão no mercado de trabalho

Publicado em Terça - 22 de Janeiro de 2019 | por Ellen Moraes Senra

Para incluir um indivíduo no mercado de trabalho, não podemos simplesmente jogá-lo num ambiente que não oferece os recursos necessários ao mesmo. Isso seria uma segregação ao invés de uma política inclusiva, algo equivalente a uma medida paliativa para cumprir a obrigatoriedade de colocar no quadro de funcionários pessoas que atendam critérios de necessidades especiais. Essa análise nos leva a perceber que ainda há um longo caminho a percorrer para que as tais políticas se tornem eficazes e condizentes com significado literal do termo.

Leia mais...

Calamidade passageira

Publicado em Terça - 22 de Janeiro de 2019 | por Virgínia Mendes

Sem condições de honrar em dia o salário, que é algo sagrado, dos servidores públicos. Sem contar os restos a pagar com fornecedores de diversas áreas. São mais de R$ 2 bilhões de restos a pagar e não há neste momento condições de honrar de forma célere e satisfatório toda esta dívida acumulada.

Leia mais...

Jornalismo e Mídias Sociais

Publicado em Segunda - 21 de Janeiro de 2019 | por Renato de Paiva Pereira

Há ainda o agravante de os grupos se unirem em torno de uma ideia comum, recebendo, portanto, notícias que reforçam essa unidade, em prejuízo de um julgamento mais abrangente dos fatos. Por exemplo, bolsonaristas não se interessam por posts contrários ao presidente Bolsonaro, da mesma forma que os lulistas, cultivam e divulgam notícias que engrandecem o líder petista. Desta forma cada segmento recebe só o que interessa, perdendo o pluralismo das opiniões tão importante para o convívio social.

Leia mais...

Estados pelo ralo

Publicado em Domingo - 20 de Janeiro de 2019 | por João Carlos da Silva

Herdaram de seus antecessores os estados literalmente em frangalhos, quebrados literalmente. Impressiona a falta de capacidade administrativa dos antigos governantes devido aos diversos pontos da economia que os estados possuem e que poderiam muito bem andar sozinhos sem o dedo do governo. Aliás, toda vez que alguns governantes colocam seus dedos, a máquina para ou enferruja. Em Mato Grosso, cenário de alto padrão tecnológico no campo, a situação é de total desalento.

Leia mais...

Arma resolve?

Publicado em Domingo - 20 de Janeiro de 2019 | por Auremácio Carvalho

Senão, vejamos: cerca de 06 armas são vendidas por hora no Brasil, em lojas especializadas, segundo dados do Exército. Além dessas vendas, o número de novas licenças para pessoas físicas, concedidas pela Polícia Federal, tem crescido nos últimos anos. Passou de 3.029, em 2004, para 33.031, em 2017. O número de novos registros para colecionadores, caçadores e atiradores desportivos, dados pelo Exército, também subiu. Em 2012, foram 27.549 e, em 2017, 57.886. No total, hoje, são mais de meio milhão de armas nas mãos de civis: 619.604; a maioria, não registrada, portanto, mas legais. A posse de armas atualmente no Brasil é regulamentada pela lei federal 10.826, de 2003, conhecida como o Estatuto do Desarmamento.

Leia mais...

A extinção do TCE

Publicado em Sábado - 19 de Janeiro de 2019 | por Luiz Henrique Lima

Quanto à primeira alegação, é preciso reconhecer que nenhuma instituição estatal, inclusive as Cortes de Contas, foi capaz de prevenir os desvios bilionários ocorridos na esfera federal, como na Petrobrás e nos fundos de pensão, e na estadual, como no VLT e no MT-Integrado. Todavia, cabe assinalar que as competências dos órgãos de controle externo estão delimitadas pela Constituição, não lhes sendo possível, no regramento atual, lançar mão de ferramentas valiosas em processos de investigação, tais como a quebra de sigilos fiscal e bancário. Nada obstante, foram adotadas inúmeras medidas cautelares e impostas sanções a poderosos agentes políticos.

Leia mais...

Bastidores da escrita

Publicado em Sábado - 19 de Janeiro de 2019 | por Oscar D"Ambrosio

Ele, por sua vez, imaturo, com múltiplas traições à esposa no currículo, surge como criança deslumbrada perante a honraria sueca. O desgaste da relação é evidenciado a cada cena numa caminhada para um desfecho trágico, em que parece haver uma acomodação do caos, algo que, curiosamente, a vida parece fazer a cada instante.

Leia mais...

A raiz da crise fiscal

Publicado em Sexta - 18 de Janeiro de 2019 | por Ana Paula Poncinelli

A linguagem numérica é de imensa importância para dialogar com o governo recém-empossado em Mato Grosso. Desde que assumiu seu cargo, o novo governador passa seu tempo divulgando percentuais assustadores para comprovar o caos financeiro do estado e apontar o responsável pelo “buraco negro” de Mato Grosso, aquilo que suga todos os recursos disponíveis.

Leia mais...

Servidores, patrimônio do Estado

Publicado em Quinta - 17 de Janeiro de 2019 | por Antônio Magalhães

Além de trabalhar, os servidores muitas vezes bancam o Estado. Logo que entrei para a Politec, lotado no interior, fui chamado para uma ocorrência envolvendo morte por eletroplessão (choque elétrico). Antes de me deslocar para o local procurei na base o multímetro (aparelho que mede tensão e corrente elétrica). Não tinha. No caminho parei em uma loja de ferramentas e comprei um, do meu bolso. Sem ele a família jamais teria descoberto onde estava a corrente de fuga que matou um adolescente e provavelmente faria outras vítimas. PS: ainda é o único multímetro da unidade.

Leia mais...