Publicado em Segunda - 18 de Fevereiro de 2019 | por Juliana Favalessa Sampaio

O ICMS na conta de energia

Basicamente, as taxas citadas acima se tratam do transporte da energia, desde as usinas geradoras até os centros de distribuição, e do centro de distribuição até a residência dos consumidores.

Leia mais...

O que é Muxirum

Publicado em Sábado - 16 de Fevereiro de 2019 | por Romildo Gonçalves

Em Mato Grosso a palavra Muxirum focou o viés da educação de jovens, adultos e idosos para alfabetizar esses seres humanos que vivem à margem da sociedade culturalmente falando seja, no perímetro urbano ou na zona rural de todo o território mato-grossense.

Alfabetizar é trazer à luz do saber a quem precisa dela, e fazer com que o estado brasileiro cumpra suas obrigações básicas e oportunizem ao ser humano aquilo que lhe é de direito, e ao estado a obrigação como causa pétrea da carta Magna do país.

Leia mais...

O jornalismo, o amor e outras formas para ambos

Publicado em Sexta - 15 de Fevereiro de 2019 | por Soraia Ferreira

Aí, você deve estar se perguntando: afinal de contas, o que tudo isso tem a ver com São Valentim? Há muito, muito tempo um imperador romano o condenou à morte por acreditar que casamentos não eram um bom negócio para a guerra. Ele acreditava que solteiros acabariam servindo melhor ao seu exército. No entanto, diferente de Valentim, presenciamos uma batalha que não está às escondidas e que podemos lutar juntos – unidos.

Leia mais...

Oposição desnecessária

Publicado em Sexta - 15 de Fevereiro de 2019 | por Roberto Barros Freire

Para quem acreditava na honestidade do presidente e dos seus próximos, está cada vez mais difícil defender o atual governo, e calam-se sumariamente diante de tantas evidências. É claro, sempre há ainda muitos a defender Bolsonaro, assim como há muitos a defender Lula, mas o ímpeto e o volume de defesa diminuem de ambos.

Leia mais...

Benefícios do georreferenciamento em imóveis rurais

Publicado em Sexta - 15 de Fevereiro de 2019 | por Irajá Lacerda

O proprietário deve apresentar a planta georreferenciada para a emissão de uma certificação que comprove que o seu imóvel não se sobrepõe a outras áreas, evitando assim qualquer tipo de conflito. O trabalho do georreferenciamento é meticuloso e deve ser feito por profissionais com registro no Conselho de Engenharia e Agronomia (Crea) previamente credenciados pelo Incra. Envolve levantamento de dados, cálculos, análises documentais, desenhos e projetos que devem estar em consenso com o disposto na legislação federal e na Norma Técnica para Georreferenciamento de Imóveis Rurais do Incra.

Leia mais...

Porque minha cirurgia plástica não ficou tão boa

Publicado em Terça - 12 de Fevereiro de 2019 | por Benedito Figueiredo Junior

Tudo depende do seu biótipo, ou seja, a cirurgia plástica realça o que você já tem de bonito no seu corpo, como uma prótese de silicone, ou de glúteo, uma abdominoplastia, ou uma lipoaspiração, um enxerto de gordura, um afinamento de nariz, mas isso não quer dizer que vai ficar como da celebridade ou da sua amiga.

Leia mais...

A polêmica escolha dos conselheiros

Publicado em Segunda - 11 de Fevereiro de 2019 | por Wilson Carlos Soares Fuáh

Seguindo o ritual, a Assembleia Legislativa indica e vota pela aprovação ou não dos candidatos à vaga. Em seguida o candidato é sabatinado pelo plenário da Assembleia, e após segue para o Governador nomear e ao final do processo de escolha, compete ao Presidente do TCE responsável pela posse, ouvir o Plenário, e avaliar todos os requisitos exigíveis, e entre eles a famosa Idoneidade moral, reputação Ilibada, notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos, financeiros e de administração púbica.

Leia mais...

A derrama do século XXI

Publicado em Domingo - 10 de Fevereiro de 2019 | por Lorena Gargaglione

Considerada conspiração a Inconfidência Mineira foi um dos primeiros movimentos em busca da independência. O Brasil (colônia de Portugal, à época) sofria com abusos políticos e cobrança alta de taxas e impostos.

Visando o aumento de arrecadação a Coroa Portuguesa aumentou os impostos que já eram exorbitantes por meio da instituição do quinto, que consistia na retenção de 20% do ouro de Minas Gerais.

Leia mais...

As nossas tragédias

Publicado em Sábado - 09 de Fevereiro de 2019 | por Renato Gomes Nery

A nossa inaptidão gerencial de estatais é crônica. Este é um dos motivos que as privatizações têm ganhado adeptos em todo o Brasil. É certo que muitos países se livraram de empresas estatais ineficientes em todo o mundo, como na Inglaterra onde se privatizou quase tudo na década de 80 do século passada, sob a batuta da Primeira Ministra Margaret Thatcher. Por aqui esta onda se ensaia – vai e volta - e parece que ganha corpo na atual administração.

Leia mais...

Dura lei para o filho do rei

Publicado em Sexta - 08 de Fevereiro de 2019 | por Marcelo Ferraz

O documento consistia em uma série de premissas escritas, a quais afirmavam que o Rei governaria a Inglaterra de acordo com os costumes feudais. Então, a Magna Carta foi instituída na tentativa de fazer com que o Rei parasse de abusar do seu poder, pois seus atos, de concentrar as riquezas e as terras de forma injusta, estava impondo um sistema “sofrível” para os barões da época, que por sua vez, acabavam repassando este sofrimento ao povo.

Leia mais...