Publicado em Sexta - 13 de Outubro de 2023 | por Gaudêncio Torquato

As guerras partidárias

Os EUA, infelizmente, borram sua imagem de liderança no painel das democracias planetárias. Quais as razões para tal mudança de paradigma? A principal aponta para a alteração da fisionomia política na sociedade pós-industrial. A política deixa de ser missão para se tornar profissão.

Leia mais...

A Existência Humana

Publicado em Quinta - 12 de Outubro de 2023 | por Gonçalo Antunes de Barros Neto

A busca pelo entendimento da existência humana tem sido uma constante na filosofia ao longo dos séculos. Desde os primeiros pensadores da Grécia Antiga até os filósofos contemporâneos, a questão da existência tem desafiado mentes brilhantes.

Leia mais...

Memórias

Publicado em Quinta - 12 de Outubro de 2023 | por Renato Gomes Nery

As crenças, as curas, o presente e futuro estão nas mãos das pessoas que passam o legado para os descendentes. Entretanto, na maior parte do mundo, se grafa tudo depois da escrita e, hoje, imperam a fidelidade das imagens instantâneas.

Leia mais...

Empresário, profissão perigo

Publicado em Quarta - 11 de Outubro de 2023 | por David F. Santos

É óbvio que existem sim, empresários corruptos, porém, são uma minoria, que se envolvem com uma elite política aristocrática que consegue os maiores benefícios possíveis em todas as esferas da organização estatal.

Leia mais...

LOA - O dinheiro é seu

Publicado em Quarta - 11 de Outubro de 2023 | por Diego Guimarães

Ponto-chave do orçamento público, a LOA é a decisão sobre como e onde vai gastar o nosso dinheiro durante todo o ano. Saúde, educação, segurança, seguridade social e na prestação dos demais serviços públicos, sempre de olho no quanto está previsto arrecadar.

Leia mais...

É hora de fazer cada dia melhor

Publicado em Segunda - 09 de Outubro de 2023 | por Luciano Vacari

É necessário manter todos os ciclos hidrogeoquímicos e não apenas o carbono no solo. É um conceito mais amplo. As tecnologias preveem que a produção de alimentos aumente, por exemplo, a quantidade de água disponível no solo e garanta a continuidade dos ciclos.

Leia mais...

Inteligência artificial nas eleições

Publicado em Segunda - 09 de Outubro de 2023 | por Marcelo Senise

Além disso, a IA oferece uma eficiência incomparável na otimização de campanhas. Ela permite que candidatos adaptem suas mensagens em tempo real, respondendo às mudanças nas preferências dos eleitores. Isso representa um contraste marcante com métodos convencionais, que frequentemente ficam desatualizados antes mesmo de serem implementados.

Leia mais...

Constituição e a queda de braços entre os poderes

Publicado em Domingo - 08 de Outubro de 2023 | por Juacy da Silva

Lembro-me bem, era uma quarta feira, 05 de Outubro de 1988, o Brasil inteiro parou, para ouvir o pronunciamento histório de Ulysses Guimarães, o doutor Ulysses, o Senhor das “Diretas já”, ao promulgar a nova Constituição, que ele mesmo a chamou de Constituição Cidadã.

Leia mais...

País das fantasias

Publicado em Domingo - 08 de Outubro de 2023 | por Licio Antonio Malheiros

A chamada em questão, não está fora de contextualização, uma vez que existe um filme intitulado Ilha da Fantasia, no qual, alguns visitantes famosos são levados à uma ilha mágica no meio do Oceano Pacífico.

Leia mais...

Incidente em Antares

Publicado em Sábado - 07 de Outubro de 2023 | por Renato Gomes Nery

Antares – que se chamava Povinho da Caveira - não é a terra das antas, mas uma estrela maior que o sol da Constelação Escorpião – “que no Hemisfério Austral começa a aparecer no horizonte, a Leste, depois do dia 15 de abril”, como acentua o autor do livro.

Leia mais...