Publicado em Terça - 29 de Junho de 2010 | por Lourembergue Alves

A roupa nada tem a ver com o conteúdo

Está mantida a candidatura do socialista-empresário ao governo de Mato Grosso. Notícia que foi veiculada pelos meios de comunicação. As especulações contrárias estão afastadas. Pelo menos por enquanto, o "efeito Ciro Gomes" não se repetiu no Estado. Certamente porque os interesses particulares do presidente do país não eram ameaçados. Assim, restabelece-se a chamada "Terceira Via" regional.
Leia mais...

Nós, os hominídeos

Publicado em Terça - 29 de Junho de 2010 | por Alexandre Garcia

Um estudo recém-publicado sobre chimpanzés, feito pelo departamento de antropologia da Universidade de Michigan, Estados Unidos, mostra muitas semelhanças entre nós e nossos primos macacos. Os chimpanzés matam uns aos outros. Matam seus vizinhos.
Leia mais...

O Papa

Publicado em Terça - 29 de Junho de 2010 | por Felipe Aquino

A solenidade dos santos Pedro e Paulo é uma das mais antigas e mais solenes do ano litúrgico. Ela foi inserida na liturgia antes da festa do Natal. São Pedro foi o primeiro bispo de Roma e primeiro Papa da Igreja.
Leia mais...

Requisitos essenciais do teletrabalho

Publicado em Terça - 29 de Junho de 2010 | por Alan Balaban Sasson

O teletrabalho pode ser definido como toda forma de produção executada por uma pessoa ou um grupo de pessoas, com a utilização de meios tecnológicos, estando em lugar afastado da empresa ou indústria à qual pertençam, munidos dos requisitos essenciais que vinculam a relação empregado/empregador.
Leia mais...

Um tapa na cara do Jornalismo de MT

Publicado em Terça - 29 de Junho de 2010 | por Jonas da Silva

A agressão do vereador de Pontes e Lacerda, Lourivaldo Rodrigues de Moraes (DEM), contra a repórter Márcia Pache, da TV Centro Oeste (SBT local), é o retrato fiel da truculência e política da força para manter benesses em que se transformou a política do Estado. A pancada gratuita é próprio de quem se esconde com o ar de autoridade em cargo eletivo para eliminar o debate de ideias, o contraditório, o direito à liberdade de expressão.
Leia mais...

O décimo terceiro jogador

Publicado em Segunda - 28 de Junho de 2010 | por Rafael Cervone Netto

O goleiro Barbosa, que tomou o fatídico gol do atacante Ghiggia, não foi o único culpado pela opinião pública e a imprensa pela derrota do Brasil para o Uruguai na final da Copa do Mundo de 1950. O uniforme de nossa seleção também foi sumariamente julgado e condenado como um dos grandes responsáveis pela chamada “tragédia do Maracanã”. A sentença têxtil baseou-se no fato de a camisa branca, com golas azuis, “ser insuficientemente nacionalista”. À época, o jornal carioca Correio da Manhã decretou, em editorial, que o traje sofria de “falta de simbolismo moral e psicológico”.
Leia mais...

Retranca monetária e os impedimentos do Brasil

Publicado em Segunda - 28 de Junho de 2010 | por João Francisco Salomão

A Seleção Brasileira do técnico Dunga e a presente conjuntura da economia nacional têm instigante analogia. A primeira, recheada de volantes e carente de meias ofensivos, foi vencedora nas eliminatórias, ganhou a Copa das Confederações e pode sagrar-se campeã do mundo na África do Sul, mas dificilmente aplica goleadas, em especial quando enfrenta times de melhor nível. É uma equipe que prioriza a defesa.
Leia mais...

Paroxismo de esperança

Publicado em Domingo - 27 de Junho de 2010 | por Bruno Peron Loureiro

A proclamada "liberdade" é a que permite que alguns países brinquem com nações inteiras como se estivessem jogando pôquer, inclusive com recurso a blefes. Os modos pueris fazem-nos acreditar que, se a partida não acabar bem, basta recolocar as cartas.
Leia mais...

OIT e as relações trabalhistas

Publicado em Sábado - 26 de Junho de 2010 | por Camila Rigo Colombo

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) foi criada pela Conferência de Paz, após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), e sua constituição converteu-se na Parte XIII do Tratado de Versalhes. A ideia de uma legislação trabalhista internacional surgiu como resultado das ponderações éticas e econômicas sobre o custo humano da revolução industrial. E as raízes da OIT estão no início do século XIX, quando alguns líderes industriais apoiaram o desenvolvimento e harmonização da legislação e das melhorias nas relações de trabalho.
Leia mais...

Julgamento moral e cívico

Publicado em Sábado - 26 de Junho de 2010 | por Wilmar Marçal

A frieza das letras manifestadas por alguns defensores na instância jurídica, data vênia, muitas vezes frustra a população que aguarda um judiciário firme e comprometido com o bem público. Mas é preciso obedecer e acatar, pois, segundo se sabe, é uma análise realizada com a arte e a ciência da razão e não da emoção. Esse viés argumentativo tem tirado muito ladrão da cadeia, absolvido muitos traficantes e amparado pedófilos que são liberados e continuam machucando crianças e famílias.
Leia mais...