Publicado em Domingo - 13 de Março de 2016

Os desafios em um ano decisivo

O último ano de mandato é sempre cercado de expectativas para os prefeitos que vão encerrar o ciclo da sua administração e também para os que irão se candidatar à reeleição. Este ano, além dessa expectativa, acrescenta-se a preocupação, sentimento que tomou conta dos atuais gestores. A inquietação está associada às dificuldades naturais do cargo, agravadas pela instabilidade política, econômica e moral que envolve o país.

Leia mais...

A voz e a vez do pré-candidato

Publicado em Terça - 01 de Março de 2016 | por *RODRIGO CYRINEU

De figura rechaçada para acolhida pelo ordenamento jurídico, o pré-candidato é, hoje, uma realidade de ôntica, embora ainda não tenha recebido a aceitação – e a devida atenção – dos Tribunais Eleitorais. A propaganda antecipada, também chamada de extemporânea, foi largamente combatida nas eleições anteriores, acarretando saldos negativos decorrentes de aplicação de multas e cassação de candidaturas em casos pontuais, nos quais detectaram-se abusos de poder.

Leia mais...

Respeito ao trabalhador

Publicado em Sábado - 16 de Janeiro de 2016 | por GABRIEL GUILHERME

Conforme a Associação Mato Grossense dos Transportes Urbanos (AMTU), atualmente mais de 345 mil pessoas entre Cuiabá e Várzea Grande (as duas maiores cidades do Estado), dependem de alguma forma do transporte coletivo, sendo estas irrevogáveis vítimas do deplorável serviço ofertado, pelas empresas encarregadas nesta função.

Leia mais...

O senador Delcidio foi preso em flagrante ou por prisão preventiva?

Publicado em Quinta - 03 de Dezembro de 2015 | por Mauro Viveiros

A primeira vez que se decreta a prisão de um Senador da República no Brasil oferece ocasião para refletirmos sobre o modelo de prerrogativas constitucionais dos parlamentares e a força normativa da Constituição.

Leia mais...

A Crise Penaliza o Municipio

Publicado em Sábado - 03 de Outubro de 2015

A crise econômica e política que afeta o Brasil é o assunto mais comentado nos últimos meses no país.

Os reflexos das dificuldades podem ser identificados com muita facilidade e se materializam por meio da desaceleração da economia, do aumento do desemprego, do congelamento de investimentos, do baixo crescimento, entre outros fatores.

Leia mais...

TV Deseducativa

Publicado em Quarta - 30 de Setembro de 2015

A televisão brasileira poderia ser uma grande fonte de disseminação cultural. Mas, infelizmente, está, e sempre esteve, a serviço do grande capital, o que é totalmente aceito pelas leis do mercado.Lembrei-me do relato de um amigo. Disse-me ele que, em 1981, durante uma viagem à China, voltou encantado com a programação televisiva, totalmente dedicada à cultura e a ensinamentos no campo da prevenção de doenças.

Leia mais...

Vereador não é profissão

Publicado em Segunda - 14 de Setembro de 2015 | por Vilson Nery e Ceará

Por curiosidade científica buscamos conhecer a Classificação Brasileira das Ocupações, onde consta o Guia das Profissões Regulamentadas, publicada no portal do Ministério do Trabalho (www.mtecbo.gov.br).Descobrimos que existe previsão legal de algumas profissões diferentes e extravagantes, como Repentista, o profissional que “utiliza o improviso rimado como meio de expressão artística cantada, falada ou escrita, compondo de imediato ou recolhendo composições de origem anônima ou da tradição popular”, como preleciona a Lei nº 12.198, de 14 de janeiro de 2010.

Leia mais...

Um monstro chamado burocracia

Publicado em Quinta - 03 de Setembro de 2015 | por BLAIRO MAGGI

Volto mais uma vez a falar sobre um “monstro” que assombra nosso País: a burocracia! Palavra que nos faz lembrar de filas, certidões, processos e montes de exigências que não parecem fazer sentido.

Leia mais...

O risco com Dilma – e a incerteza sem ela

Publicado em Segunda - 17 de Agosto de 2015

Se alguém esperava que os protestos de ontem tivessem um tamanho menor, foi surpreendido. Embora a multidão nas ruas tenha sido, segundo todas as medidas, inferior à dos protestos de março, ela superou os protestos de abril. Desta vez, segundo o Instituto Data folha, a reivindicação foi mais clara:

Leia mais...

Desta vez, Lula não tem pra onde correr. Ou ainda: Acabou, Dilma! Ou ela liberta o país, ou o país dela se liberta. Na lei e na ordem!

Publicado em Terça - 04 de Agosto de 2015 | por Reinaldo Azevedo

Se não houver uma alteração de última hora, o programa político do PT vai ao ar depois de amanhã, dia 6, com a presidente Dilma e o partido estreitando-se, como na poesia, num abraço insano, em horário nobre. 

Leia mais...