Publicado em Quinta - 23 de Julho de 2015 | por Marcello Terto e Silva

Legislar em crise

Neste cenário de crise política, financeira e econômica, chamam a atenção os trabalhos legislativos da Câmara dos Deputados.No parlamento, a proposição legislativa encerra uma expectativa que os legisladores concebem diante de uma diversidade de fatores: seu eleitorado; as necessidades da comunidade; sua formação acadêmica e profissional; e até os seus anseios e relações pessoais, formalizando-os no intento de convertê-los em lei.

Leia mais...

ADVOCACIA PÚBLICA: AS VERDADES DA PEC 80

Publicado em Quarta - 08 de Julho de 2015

O Constituinte Originário de 1988, ao tratar da “Organização dos Poderes”, no Título IV, da Carta Magna, fez constar no Capítulo IV as “Funções Essenciais à Justiça”. Na Seção I, disciplinou o Ministério Público. Na Seção II, a Advocacia-Geral da União. Na Seção III, tratou da Advocacia em geral e da Defensoria Pública. Posteriormente, em 2014, por Emenda Constitucional a Defensoria Pública passou a compor a Seção IV.

Leia mais...

Punir é necessário

Publicado em Sexta - 03 de Julho de 2015

Direto ao assunto: o Estatuto da Criança e do Adolescente é tido por defensores da impunidade de menores como o mais avançado do mundo, exatamente porque não castiga ninguém. Ou, quando o faz, é com tamanha brandura e delicadeza, que muito mais estimula que reprime a criminalidade. A média do tempo de internação para os jovens menores de 18 anos, que pela recorrência do delito ou pela hediondez dele, são apreendidos (nunca presos) não passa de seis meses. Não é que eles fogem da custódia, mas sim por que o Estatuto da Criança e do Adolescente garante que o tempo de reclusão não tem nada a ver com a gravidade do delito.A lei prevê que, a despeito da natureza do crime, a decisão de soltura se dá simplesmente pelo comportamento do infrator dentro do sistema...

Leia mais...

O comportamento virtual e sua interferência no cotidiano

Publicado em Segunda - 22 de Junho de 2015

Não há dúvidas que o mundo mudou. Com o advento das novas tecnologias, o surgimento do celular, do computador e da internet, isso se torna cada vez mais claro, principalmente no que diz respeito ao comportamento das pessoas. Foram inúmeras transformações que abrangeram não só o lado pessoal, como também o profissional. Poderíamos dizer que as mudanças foram tão radicais que até nossos dias estão mais curtos e nossa privacidade e distância inexistem nos dias atuais. Mesmo assim, difícil imaginar passarmos horas ou dias sem ela, seria o caos, principalmente para o mundo corporativo.

Leia mais...

Decisão

Publicado em Sexta - 19 de Junho de 2015

Conheço várias pessoas que não atendem ao celular. Usam apenas quando necessitam. Respeito esse comportamento um tanto quanto egoísta, embora não compartilhe do mesmo.

Leia mais...

Comportamento do Consumidor: o que dizer sobre a campanha de namorados de O Boticário?

Publicado em Sábado - 06 de Junho de 2015 | por *Camila Craveiro

Se você acompanha minimamente os posts que se sucedem nas redes sociais, perceberá a repercussão causada por um anúncio da marca O Boticário, cujo tema é o Dia dos Namorados. De maneira sutil - e eu arriscaria dizer, sensível - a empresa buscou representar os diferentes tipos de casais, independentemente da orientação sexual.

Leia mais...

Há 140 anos a primeira balsa ligava Cuiabá com Várzea Grande

Publicado em Sábado - 06 de Junho de 2015 | por *Wilson Pires de Andrade

Constituía um sonho para os moradores situados as margens do Rio Cuiabá, que dessem início o quanto antes ao funcionamento de uma balsa, ligando a Capital Cuiabá, Várzea Grande e todos os municípios localizados à direita do rio, o que sem nenhuma dúvida seria fator de maior desenvolvimento para todos.

Leia mais...

Credibilidade e transparência

Publicado em Terça - 26 de Maio de 2015

Quando assumimos a presidência da Associação Mato-grossense dos Municípios, em fevereiro deste ano, nos comprometemos em dirigir a instituição de forma eficiente, visando os melhores resultados para as administrações municipais.Além da eficiência na condução dos trabalhos, priorizamos a transparência de todas as nossas ações...

Leia mais...

A briga pela redução do preço da energia elétrica

Publicado em Sábado - 09 de Maio de 2015

Em artigo publicado nesta coluna, o articulista Lourembergue Alves elogiou o deputado federal Fabio Garcia (PSB-MT) pelo trabalho desenvolvido para reduzir o preço da energia em todo o Brasil. Isto, em especial, pela luta que trava o parlamentar para que os mato-grossenses não sejam obrigados a pagar de forma injusta e desigual uma conta bilionária criada pelo Governo Federal.

Leia mais...

Levanta, sacode a poeira

Publicado em Terça - 28 de Abril de 2015 | por EMANUEL PINHEIRO

Como diz o velho ditado quem semeia vento colhe tempestade. Em se tratando de economia é bem isso que ocorre na prática. Muita gente se pergunta qual é a crise mais grave, a econômica ou a política?

Leia mais...