Publicado em Terça - 08 de Junho de 2010 | por João Francisco Salomão

O pecado original de empregar

Como se sabe, um dos itens mais significativos na composição do elevado custo Brasil, este algoz da competitividade empresarial, refere-se aos tributos e taxas incidentes sobre a folha de pagamentos. A contratação de um funcionário com carteira assinada, como deve ser, pois a informalidade é prejudicial a todos, impõe ao empregador  recolhimento equivalente a 67,53% dos vencimentos, referente aos encargos trabalhistas e previdenciários sobre o salário, além de  adicionais e benefícios garantidos pela CLT e as convenções coletivas.
Leia mais...

Escola, empresa e mercado de trabalho

Publicado em Segunda - 07 de Junho de 2010 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Recentemente, ouvi, de uma estimada pessoa, com poucas letras mas de muita sensibilidade, a seguinte observação: “O grande problema do Brasil está no que fazer com as crianças dos 12 aos 16 anos. É nessas idades que elas pegam o rumo na vida, podendo ir para o lado certo ou, sem perspectivas, enveredar para o crime e as drogas. Bem que as escolas poderiam estar aparelhadas para socorrer essa moçada”. Sugere ainda que as escolas trabalhem em tempo integral, em convênio com empresas que nelas realizem cursos para formar seus futuros trabalhadores e, até, instalem pequenas unidades movidas a bolsa-trabalho, que dessem algum estímulo e rendimento ao aluno.
Leia mais...

Marco na história indígena de MT

Publicado em Segunda - 07 de Junho de 2010 | por Eder Moraes

Mato Grosso convive com 42 povos indígenas, um mosaico cultural sem igual. Cosmologicamente falando, são 42 mundos, 42 línguas, 42 formas de se viver em harmonia. São povos como os Caiapós, Parecis, Bakairi, Xavantes, Yalapiti, entre outros. Com efeito, somos o único Estado do país com essa diversidade e precisamos aprender a conviver com isso, precisamos estar mais próximos desses povos da floresta e dividir conhecimentos diante de tanta diversidade.
Leia mais...

Acima do paralelo 38

Publicado em Domingo - 06 de Junho de 2010 | por Bruno Peron Loureiro

A razão soterra o "senso comum" no entendimento dos fenômenos das relações internacionais.
Leia mais...

Não Comprar Gato Por Lebre

Publicado em Domingo - 06 de Junho de 2010 | por Lourembergue Alves

Não se tem a reforma política. Nem mais a esperança de que um dia ela possa ser feita no país. Apesar disso, já se adotou algumas medidas interessantes com vistas ao maior disciplinamento das disputas eleitorais. Neste ano, além dos documentos costumeiramente exigidos, tal como o requerimento de registro das candidaturas, os pretendentes ao cargo de governador e ao de presidente deverão apresentar à Justiça Eleitoral uma via digitalizada e outra impressa de seus planos de governo. 
Leia mais...

Rio Cuiabá limpo, Pantanal vivo

Publicado em Sábado - 05 de Junho de 2010 | por Sérgio Ricardo

Na sua sexta edição, o "Abrace o rio Cuiabá", que será realizado amanhã pela Assembleia Legislativa, pode ser considerado o maior movimento social em defesa do meio ambiente de Mato Grosso. Este ano terá a presença de estudantes e professores de mais de 130 escolas públicas e particulares além de um aumento significativo de representantes de ONGs e colônias de pescadores.
Leia mais...

Pergunta necessária

Publicado em Sábado - 05 de Junho de 2010 | por Pedro Cardoso da Costa

Recentemente foi noticiado que um “homem” entrou num hospital municipal em Embu-Guaçu, na Grande São Paulo, para retirar algumas verrugas e saiu estéril. Fizeram vasectomia nele. E o maior espanto não foi do paciente ao saber que não poderia mais ter filhos, foi do próprio médico ao saber que tinha feito uma cirurgia não programada.
Leia mais...

Vacinar é dever...

Publicado em Sexta - 04 de Junho de 2010 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Criticar o governo é hábito do brasileiro. Presidente, ministros, governadores, prefeitos e secretários são alvos preferenciais da insatisfação popular, que também não poupa os parlamentares. E muitas das críticas são merecidas, principalmente aquela de os políticos, quando no mandato, esquecerem o que prometeram em campanha. O sistema de saúde, a educação e outros setores nevrálgicos da administração pública realmente são merecedores do reparo popular e clamam revisões urgentes. Mas nem tudo deve ser crítica. O povo também tem suas “culpas”, que precisam ser lembradas.
Leia mais...

IPOs: força total só deve ser esperada para 2011

Publicado em Quinta - 03 de Junho de 2010 | por Henrique Campos

O primeiro trimestre do ano é tradicionalmente o melhor período para as empresas que nunca negociaram ações no mercado de valores efetuarem a sua oferta pública de papéis - ou IPO, sigla relativa à expressão Initial Public Offering.
Leia mais...

Efeito judicialização

Publicado em Quinta - 03 de Junho de 2010 | por Kleber Lima

O intenso debate que se trava em Mato Grosso desde a semana passada, quando o deputado federal Pedro Henry (PP) acusou a existência de um plano de membros do judiciário federal e ministério público federal para influenciar as eleições deste ano no Estado - a chamada “judicialização das eleições” – provocou resultados práticos no campo judicial e no político.
Leia mais...