Publicidade

Publicado em Quinta - 19 de Julho de 2012 | por Rafael Costa Bernardelli

As Intervenções do Poder Judiciário nas Licitações

A concepção de processo licitatório implica numa série de movimentos que correspondem a momentos que podem ser fracionados, os quais podem ser considerados atos administrativos.
Leia mais...

Lampião no Mundo das Celebridades

Publicado em Quinta - 19 de Julho de 2012 | por Archimedes Marques

Octavio Iani ( 1926/2004), considerado um dos fundadores da sociologia no Brasil, tem um belo estudo sobre tipos e mitos do pensamento brasileiro. Para ele, o Brasil pode ser visto ainda como um país, uma sociedade nacional, uma nação ou um Estado-não nação em busca de um conceito. É neste processo de buscar uma cara que florescem as figuras e as figurações, os mitos e as mitificações de "Lampião", "Padre Cícero", "Antonio Conselheiro", "Tiradentes", "Zumbi" e outros, reais e imaginários.
Leia mais...

Criação Desnecessária

Publicado em Terça - 17 de Julho de 2012 | por Lourembergue Alves

Completam-se, hoje, onze dias de campanha político-eleitoral. Sua temperatura ainda continua morna. Sem grandes lances, em especial na disputa pela prefeitura de Cuiabá. Ainda que se tenham ataques pessoais. Estes, na maioria das vezes, dirigidos a quem se encontra à frente das pesquisas.
Leia mais...

A propósito...(2)

Publicado em Domingo - 15 de Julho de 2012 | por Onofre Ribeiro

Continuo este série de três artigos numa tentativa de abordagem do contexto da região Centro-Oeste e, nela, Mato Grosso desde a década 60, a partir da construção de Brasília, como uma descentralização político-cultural do Brasil litorâneo. No primeiro artigo falei da criação da UnB como construtora de um marco civilizatório partindo de Brasília, para iniciar a construção de um Brasil do interior para o litoral.
Leia mais...

Um advogado no Tribunal

Publicado em Sábado - 14 de Julho de 2012 | por Eduardo Mahon

Qual o impacto da advocacia no Poder Judiciário?
A questão pode ser respondida de variadas formas, sempre por meio de injunções, deduções, hipóteses. Quase nunca de maneira objetiva, embora saibamos que o advogado é essencial para a administração da Justiça.

Leia mais...

A dinamite e o desespero de um pai

Publicado em Quarta - 11 de Julho de 2012 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

 Ao encontrar explosivos na mochila do filho de 21 anos, o homem, desesperado, muniu-se de uma banana de dinamite, aplicou uma surra no rapaz e o denunciou à polícia. A atitude extrema desse pai, que colocou em risco a própria vida, a do filho e de todos os presentes ao imóvel, dá uma mostra do quadro dramático em que vivem milhares de famílias que, diante da modernidade, se tornaram impotentes para cuidar e encaminhar seus filhos. Desesperados, pais e mães acabam radicalizando a ponto de prender o filho errante em casa, até amarrados com correntes e cadeados, ou chegam ao extremo da agressão como o visto nesta segunda-feira, com o uso da dinamite, em Araraquara (SP).
Leia mais...

Heresias trinitárias

Publicado em Quarta - 11 de Julho de 2012 | por Mario Eugenio Saturno

Conta Dom Estêvão Bettencourt que as primeiras tentativas de conciliar unidade e trindade em Deus foram falhas pois tendiam a subordinar o Filho ao Pai e o Espírito Santo era quase ignorado. Essa tese tomou forma nos séculos II e III e foi denominada de monarquianismo, pois defendia a monarquia divina.
Leia mais...

Lenine Póvoas

Publicado em Quarta - 04 de Julho de 2012 | por Eduardo ´Póvoas

Hoje, 4 de julho, Dia da Independência dos Estados Unidos, nascia bem longe de lá, aqui na Rua Quinze de Novembro, às margens do querido rio Cuiabá, você que foi o grande protagonista de minha vida.
Leia mais...

Dante de Oliveira, seis anos

Publicado em Quarta - 04 de Julho de 2012 | por Onofre Ribeiro

Na próxima sexta-feira, completará seis anos da morte do ex-governador Dante de Oliveira.
Possivelmente, alguma linha num canto de página dos jornais, ou uma simples citação num site de notícias, quando muito!

Leia mais...

Esperança para São José do Povo

Publicado em Terça - 03 de Julho de 2012 | por José Riva

Leia mais...