Publicado em Terça - 12 de Junho de 2012 | por Juacy da Silva

Mobilização virtual e cidadania

Até bem pouco tempo havia uma máxima que dizia ser a imprensa o quarto poder em todas as nações, principalmente onde floresce a democracia e a liberdade de expressão e de pensamento. Com o advento da internet e das redes sociais esta assertiva passou a ser mais do que verdeira.
Leia mais...

Soja: fator de integração nacional e desenvolvimento

Publicado em Terça - 12 de Junho de 2012 | por Carlos Fávaro

​Mato Grosso recebe, desde a última segunda-feira, o VI Congresso Brasileiro de Soja, um evento realizado pela Embrapa Soja, e que este ano tem a Aprosoja como correalizadora. O tema escolhido cai perfeitamente para o nosso estado: “Soja: fator de integração nacional e desenvolvimento sustentável”.  Os números e a história não mentem. O desenvolvimento da região Centro-Oeste tem dois grandes marcos: a construção de Brasília, em 1960, e a introdução da cultura da soja a partir da década de 80.
Leia mais...

O Brasil em pré-guerra civil

Publicado em Segunda - 11 de Junho de 2012 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Vivemos num país, cada dia, mais estranho. Ao mesmo tempo em que se destaca a consolidação democrática, o Estado e seus agentes abrem mão de seus direitos e negligenciam nas suas obrigações. Além do  conselho técnico para as vítimas não reagirem quando atacadas por criminosos, autoridades e encarregados de segurança agora passaram ao absurdo de aconselhar o povo a instalar alarmes, câmeras, grades e outros meios próprios de presídio de segurança máxima, já que não recebem o mínimo da proteção do Estado. Tudo isso depois da campanha de desarmamento que só conseguiu desarmar e fragilizar ainda mais o povo, pois os bandidos continuam portando verdadeiros arsenais e agora, de quebra, ainda sabem que dificilmente suas vítimas terão meios de reagir.
Leia mais...

Seguro desemprego

Publicado em Segunda - 11 de Junho de 2012 | por Luciane Esteves Ferreira

Para quem pretende entrar com a solicitação do seguro-desemprego, o Ministério do Trabalho já começou colocar em prática novas regras que, em meados de 2012, estarão em vigor para todo o país.
Leia mais...

A AMM na vida das pessoas

Publicado em Segunda - 11 de Junho de 2012 | por Meraldo Figueiredo Sá

A Associação Mato-grossense dos Municípios é uma instituição que visa o fortalecimento do poder local, formando um bloco nessa incessante disputa que o Pacto Federativo provoca, onde individualmente, os gestores possuem menos capacidade de intervir na realidade das suas cidades.
Leia mais...

O Planejar e o Poder da Maquiagem

Publicado em Domingo - 10 de Junho de 2012 | por Lourembergue Alves

Planejar é o verbo desconhecido dos governantes. Verdade que, infelizmente, permeia o cotidiano das administrações públicas brasileiras. Bem mais a do Estado de Mato Grosso. Pois, aqui, as obras que deveriam ter-se iniciado há três anos, por ora engatinham. E mesmo assim não são todas as que estão previstas.
Leia mais...

Partida de golfe no canavial

Publicado em Domingo - 10 de Junho de 2012 | por Bruno Peron

O jogo está armado no Brasil: quem perde, quem ganha e quem arbitra. Nesta partida, aparecem desde as declarações de Fernando Collor de Mello de que mereceria o cargo presidencial de volta por não ter sido provado o motivo de seu impedimento no final de 1992 até os escândalos recentes de corrupção que envolvem o bicheiro Carlinhos Cachoeira e políticos de Goiás.
Leia mais...

Jaguatirica de bruaca

Publicado em Sábado - 09 de Junho de 2012 | por Paulo Zaviasky

Já me cansei de tantas besteiras que assolam o chão de minha terra. Quase todos os vereadores que estacionaram nesta legislatura mais cômica e mais desesperada de nossa história cuiabana deram mesmo um tiro nos próprios pés. Notem a palavra “quase”, pois quase um vereador e meio se “salva” dessa anarquia. Foram ignorados, desmoralizados e encaixotados pelos seus donos que compraram a Sanecap.
Leia mais...

A casa do governador

Publicado em Sábado - 09 de Junho de 2012 | por Pedro Cardoso da Costa

Talvez bastasse dizer somente “a venda da casa” que todo mundo saberia sobre qual casa se estaria falando. Trata-se aqui da casa do governador Marconi Perillo de Goiás, agora o epicentro de sua relação com o contraventor Carlinhos Cachoeira. Aliás, “as casas” vêm ocupando lugar no noticiário e derrubando autoridades. Palocci já foi vítima da uma de diversão em Brasília e de outra milionária em São Paulo, cujo proprietário era um servente de pedreiro desempregado.
Leia mais...

O crime da mala e o desarmamento

Publicado em Sexta - 08 de Junho de 2012 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Desde o longínquo 1928, quando o imigrante italiano José Pistone matou, esquartejou e despachou dentro de uma mala o corpo da mulher, Maria Féa, a expressão “crime da mala” faz parte do jargão policial.
Leia mais...