Publicado em Sexta - 08 de Junho de 2012 | por Adamastor Martins de Oliveira

O bem, o ético, o moral e o justo

Nossa história está repleta de grandes batalhas entre o bem e o mal, e também, entre os bons e os maus. Isso, desde que descemos das árvores e iniciamos nossa ereta caminhada de dominação sobre todas as outras espécies. E tem sido essa a nossa grande dicotomia.
Leia mais...

Sobre nossas ruas e estádio

Publicado em Quinta - 07 de Junho de 2012 | por Eduardo Póvoas

Leio dias atrás no site G1 da Globo que Cuiabá é a cidade onde mais tem ruas com os número um e dois. Imediatamente, lembrei-me da conversa que tive com um amigo de infância que à época detinha um mandato de vereador, sugerindo a ele que aproveitasse o cargo e homenageasse muitos cuiabanos e também não-cuiabanos que escreveram nossa história, nas ruas dos bairros da cidade em detrimento da numeração.

Leia mais...

Crise econômica e redução de impostos

Publicado em Quarta - 06 de Junho de 2012 | por Mario Eugenio Saturno

Minha primeira viagem aos Estados Unidos da América causou-me um choque "cultural". Fui a trabalho, por causa do lançamento do primeiro satélite brasileiro em 1992. O grande choque aconteceu em minha primeira compra. Causou-me espécie saber que o produto que custava US$ 100 foi-me cobrado US$ 108. Descobri que o imposto era cobrado no momento do pagamento e era de somente 8%.
Leia mais...

Cidadania e Passividade...

Publicado em Quarta - 06 de Junho de 2012 | por Márcio Florestan Berestinas

Cidadania, assunto de culto, coisa semelhante à liturgia. E para que lado pende a sua balança: proclamação ou exercício? Os seus livros de contabilidade convivem, à semelhança de outros entes, com passivos e ativos. Déficits e superávits são questões consignadas pela existência. O balanço da alma registra...
Leia mais...

O presente, o passado e o futuro

Publicado em Quarta - 06 de Junho de 2012 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

O ladrão devolveu à vitima parte do dinheiro roubado e ainda deixou um bilhete com o pedido de desculpas e conselhos de segurança. A cena surpreendeu os policiais de Tatuí, distante 142 km de São Paulo, e ganhou as páginas do noticiário onde, coincidentemente, também são citados casos de moradores da cidade grande que, diante das dificuldades, optam por morar nas pequenas e medias localidades do entorno, mesmo tendo de viajar todos os dias para ir ao trabalho.
Leia mais...

O que eles vão dizer?

Publicado em Quarta - 06 de Junho de 2012 | por Eduardo Mahon

O grande jornalista Fábio Panunzzio afirmou peremptoriamente: “advogados que atuam em Cuiabá dizem que o mercado negro de venda de sentenças nunca esteve tão ativo. Intermediários dos juízes aposentados atuam desbragadamente em casos que envolvem grandes somas”. Surgem duas hipóteses: ou está certo e os cidadãos sucumbem à desonestidade sistêmica; ou está errado e quem sofre é o próprio Poder Judiciário de Mato Grosso, assim como os advogados citados indistintamente.
Leia mais...

O Seduzir e o Convencer

Publicado em Terça - 05 de Junho de 2012 | por Lourembergue Alves

Já se sabe quais os candidatos que disputarão a prefeitura da Capital mato-grossense. Nem mesmo as especulações a respeito servem-lhes de escudos. Ao contrário. Deixam o cenário dos postulantes mais transparentes. As convenções apenas vão ratificar os nomes que se têm como certos. Pois elas refletem as vontades dos coronéis, que foram expressas antecipadamente. Nenhuma surpresa. Tudo nos conformes. Inclusive na campanha vindoura, que deverá ser norteada por ataques pessoais e pela ausência de propostas. 
Leia mais...

A OAB não deve prestar contas ao advogado?!

Publicado em Terça - 05 de Junho de 2012 | por Bruno J.R.Boaventura

Advogadas e advogados, minha inscrição na Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso é a de número 9271, e estou quite com todas as minhas obrigações com a entidade. Assim como todos, estudei por cinco anos, passei no exame da ordem, e faço parte da advocacia brasileira.
Leia mais...

Fique rico, Bastos!

Publicado em Terça - 05 de Junho de 2012 | por Eduardo Mahon

Não me surpreende a crítica de leigos ao advogado Márcio Thomaz Bastos, porque a repulsa na defesa de um criminoso é histórica.
Leia mais...

Consumismo e o Meio Ambiente (2)

Publicado em Segunda - 04 de Junho de 2012 | por Juacy daSilva

O crescimento econômico, geralmente mensurado atraés do aumento do PIB de cada país e do mundo em conjunto exerce uma enorme pressão sobre os recursos naturais, onde podemos destacar o solo representado pela expansão das áreas agricultáveis (agricultura e pecuária) e também o desmatamento para a produção de madeira; o sub-solo de onde são extraidos diversos minerais também necessários `a fabricação de diversos produtos; os mananciais representados pelas bacias hidrográficas, os lagos, lagoas, mares e oceanos que também são utilizados para o consumo de água doméstica, industrial, commercial , irrigação e o sistema produtivo em geral, além de produção de alimentos e energia.
Leia mais...