Publicado em Quarta - 18 de Abril de 2012 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Eleição, a grande negociata

A chegada das eleições municipais leva os políticos a um frenético movimento. São as alianças entre partidos e grupos para a apresentação de candidaturas com chance de sucesso perante o eleitorado e, uma vez eleitas, governar adequadamente as cidades. Os grupos que exercem o poder montam estratégias para nele permanecer e os que estão do lado de fora fazem o mesmo na tentativa de entrar. A disputa, em princípio, é justa, é saudável e a possibilidade de alternância nos cargos, melhor ainda. Sugere a existência de muitos cidadãos interessados em dar sua contribuição para o desenvolvimento da sociedade em que vivem. Pelo menos esse é o discurso.
Leia mais...

Poleiro de galinha!

Publicado em Quarta - 18 de Abril de 2012

Estou evitando falar do governo Silval Barbosa, mas é inevitável, pois todo dia tem um problema diferente que só vem ao desencontro com os anseios da população. Estou evitando não por ter medo, mas para não ficar repetitivo e taxativo demais, mas é impossível.
Leia mais...

Um Romance Para Ser Lido

Publicado em Quarta - 18 de Abril de 2012 | por Lourembergue Alves

Através dos livros é possível viajar pelo mundo afora. Ainda que tal viagem se dê por caminhos do pretérito, em busca de estampas fotográficas jamais vistas pelo retrovisor do presente, e só reveladas pela lente da literatura. A mesma com que Cristina Morton – uma argentina radicada em terras lusitanas - se vale para revelar a vida de um bibliotecário que atravessou o Atlântico rumo ao Brasil, acompanhado por 76 caixotes repletos de documentos e textos da Real Biblioteca do Palácio da Ajuda, antes esquecidos no cais de Belém durante a apressada saída de D. João VI, em 1808. História contada em “o guardião de livros”, um romance cheio de lances que prendem a atenção do leitor, por mais exigente que este seja.    
Leia mais...

Números Para o Debate

Publicado em Terça - 10 de Abril de 2012 | por Lourembergue Alves

Sociedade alguma ignora a importância da leitura da palavra escrita. Nem deveria. Mesmo aquela em que grande parte de seus membros a considera uma atividade desinteressante. Aliás, foi exatamente isso que apontou a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada na semana passada pelo Instituto Pró-Livro. Seu resultado é assustador. Pois dos entrevistados, apenas 25% gostam bastante de ler, e 53% dos que não gostam jogam a culpa na falta de tempo. A mesma desculpa utilizada, inclusive, por uma porção de alunos. Compreende-se, então, o porquê o uso da biblioteca caiu de 10% para 7% entre 2007 e 2011. Espaço, no entanto, estranhamente, nunca freqüentado por 75% dos brasileiros.
Leia mais...

O cabidão de cargos públicos

Publicado em Segunda - 09 de Abril de 2012 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Cargo de confiança é aquele para o qual o administrador público nomeia quem ele bem entende sem concurso, e também pode demiti-lo a qualquer instante. Segundo as últimas informações, só no governo federal existem hoje 22 mil cargos dessa natureza. Informações baseadas em levantamentos do IBGE, revelam que de 2005 para 2006 os cargos de livre nomeação em todas as 5564 prefeituras e câmaras municipais brasileiras aumentaram de 380.629 para 422.831 e que, se mantida a média anual de criação de 42 mil novos cargos, o contingente hoje já deve passar dos 700 mil. As mesmas fontes também dizem haver 150 mil não concursados nomeados nos governos estaduais. Os números são assustadores e chegam a preocupar até os próprios membros do governo. Em 2009, o ministro Mangabeira Unger, dos Assuntos Estratégicos, defendeu, ainda para aquele ano, a substituição dos cargos de confiança por profissionais do próprio Estado, mas ninguém falou mais nisso.
Leia mais...

Sírios abandonados pelo mundo

Publicado em Segunda - 09 de Abril de 2012 | por Pedro Cardoso da Costa

Quando começou a onda de lutas por democracia nos países árabes, mereceu enaltecimento a resistência dos egípcios.  Multiplique-se por dez e essa será a média de tempo da luta dos sírios.
Leia mais...

Saúde e educação no Brasil

Publicado em Sábado - 07 de Abril de 2012 | por Antonio Carlos Lopes

Saúde e educação são, sem sombra de dúvida, o alicerce de uma grande nação. Um povo com acesso ao conhecimento e à reciclagem, com assistência adequada e bem-estar, é a premissa para a construção de um presente de oportunidades e de um futuro cada vez mais alvissareiro.
Leia mais...

Gestão pública e bandidagem

Publicado em Sábado - 07 de Abril de 2012 | por Juacy da Silva

Há poucas semanas Romário, o baixinho, que agora é deputado federal pelo Rio de Janeio, filiado aoPSB, partido da base do Governo disse com todas as letras que as obras e serviços da COPA 2014 seriam a maior roubalheira da história recente em nosso país. Muita gente boa, principalmente autoridades, cartolas e empresas que estão “prestando” serviços ou “tocando” obras da copa parecem que não gostaram.
Leia mais...

Jesus é Deus?

Publicado em Quinta - 05 de Abril de 2012 | por Mario Eugenio Saturno

Já tive a oportunidade de comentar minha dificuldade com a língua grega da Bíblia e a incapacidade que temos para interpretar os textos originais. Incluo aqui a Septuaginta, que era usada pelos apóstolos como mostram as mais de 300 citações do Novo Testamento.
Leia mais...

O Brasil contra os brasileiros

Publicado em Segunda - 02 de Abril de 2012 | por Nilson Leitão

Com pouco mais de nove meses de trabalho na Câmara dos Deputados e mais recentemente tendo assumido a vice-presidência da Comissão de Agricultura, temos acompanhado de perto as questões ligadas ao setor que mais gera riquezas para o país, em especial a invasão estrangeira no campo.
Leia mais...