Publicado em Domingo - 26 de Fevereiro de 2012 | por Lourembergue Alves

Mudar Para Continuar no Mesmo

Mudança no secretariado. Notícia de ontem, sem ser velha. Certamente porque ela encabeça todo o noticiário a respeito do governo estadual. Parece não existir outro. Talvez não haja mesmo. Pelo menos com tamanha importância. Sobretudo por conta da pressão. Pressão que vem do Parlamento, e se fortalece no seio dos partidos governistas, com cada qual interessado apenas no quinhão que lhe cabe, ou deveria caber por conta de sua participação na campanha eleitoral vitoriosa.
Leia mais...

Tenho culpa?

Publicado em Domingo - 26 de Fevereiro de 2012 | por Leandro Nascimento

Hoje acordei há me perguntar, se tenho culpa de acreditar no impossível? De ser inocente ao ponto de acreditar que é possível fazer quando todos dizem que a impossibilidade beira a porta, será que o mundo mudou e os sonhos sumiram e tudo está acabado?
Leia mais...

Os "negros" brasileiros são africanos?

Publicado em Quinta - 23 de Fevereiro de 2012 | por Mario Eugenio Saturno

Sempre achei muito estranho algumas pessoas, com poucas características dos negros africanos considerarem-se "negros". Creio que todo brasileiro que tenha algum antepassado mais antigo no país traz em si uma miscigenação. E isso parece ser verdade mesmo, ao menos é o que indica uma pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), coordenado por Sérgio Danilo Pena e publicado na revista "PLoS One".
Leia mais...

O MEI pode chegar aos 10 milhões de beneficiados

Publicado em Segunda - 13 de Fevereiro de 2012 | por Antonio Carlos de Mendes Thame

      As boas leis são aquelas que nascem de sugestões da população, de pedidos formulados a partir de problemas sentidos na própria pele. Um bom exemplo é a Lei do Microempreendedor Individual, que traz embutida uma vigorosa proposta social.
Leia mais...

Cartas Marcadas

Publicado em Segunda - 13 de Fevereiro de 2012 | por Lourembergue Alves

Fala-se bastante em disputa pela presidência do Parlamento mato-grossense. Isso ficou mais forte nos últimos dias. Talvez como reflexo da discussão em torno de nomes para a disputa das prefeituras. Ainda que esta nada tenha a ver com aquela. Pois, em tese, trata-se de instâncias de poder diferenciadas. Mesmo assim, o debate sobre uma não descarta o discutir a respeito da outra. Até pelos interesses particulares que as provocam. Ambas, no entanto, dispensam a participação da sociedade. Participação imprescindível quando se está em democracia.
Leia mais...

PMs, a tragédia anunciada

Publicado em Sexta - 10 de Fevereiro de 2012 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

A greve de policiais da Bahia ainda não está resolvida e os policiais do Rio decretam a paralisação a partir desta sexta-feira. O governo carioca diz que todas as unidades policiais trabalham, mas é uma informação provisória, tanto que o governador já acertou o reforço do Exército e da Força Nacional de Segurança. As polícias de várias outras unidades da federação também vivem em pré-greve, mesmo sabendo de todas as conseqüências legais e disciplinares que um movimento paredista pode causar. A reivindicação básica é por melhores salários, que os governos estaduais afirmam não ter caixa para pagar.
Leia mais...

Os homicídios do Brasil

Publicado em Sexta - 10 de Fevereiro de 2012 | por Mario Eugenio Saturno

Passei minha infância durante os anos gloriosos da ditadura, do "milagre brasileiro". Durante a década de 70, nosso país era visto como uma superpotência do futuro. No programa do Moacir Franco tinha até um quadro em que ele interpretava um usineiro de álcool que espezinhava o presidente Carter, dos Estados Unidos da América. Ironia das ironias, hoje, o Brasil importa álcool dos EUA. Eita erro federal! Literalmente...
Leia mais...

A sociedade desenvolvida e... insalubre

Publicado em Segunda - 06 de Fevereiro de 2012 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

            O bueiro explode sob os pés das pessoas, os edifícios caem sobre suas cabeças, o assaltante as ataca, o carro as atropela, a turba saída da torcida de futebol promove atos de vandalismo, as compras pela internet atrasam, o site do banco foi tirado do ar por hackers que dizem protestar, as crianças, jovens e até os adultos estão viciados em redes sociais. O nosso mundo, sem qualquer dúvida, está mudado. Mas o cruel disso é que as mudanças ainda estão em curso e muitas das coisas que eram simples tornaram-se complexas e perigosas. É altamente injusto que todos nós tenhamos que pagar com sofrimento e até com a própria vida os custos dessa modernidade que chegou e entrou em nossas vidas sem pedir licença.
Leia mais...

Superação e Entrelaçamento

Publicado em Segunda - 06 de Fevereiro de 2012 | por Lourembergue Alves

Os parlamentares retornaram ao trabalho. Justamente em uma quinta-feira. Bastante sugestivo. Talvez, por isso, protocolar. O que não invalida as mais variadas leituras da dita sessão de reabertura. Muitas delas já foram publicadas e divulgadas pelos meios de comunicação. Ainda, porém, não suficientes. Até porque os discursos em plenário devem ser tomados tanto pelo que dizem como pelo que não dizem. Pois são motivados por um desejo e uma necessidade. Ambas com o fim de influenciar. Este é o ponto de toda discussão. Ainda que seja regional. 
Leia mais...

A crise do sistema habitacional

Publicado em Sexta - 03 de Fevereiro de 2012 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

             Mais uma vez, o programa nacional de habitação torna-se fantasia eleitoral. A Controladoria Geral da União (CGU) informa que 74% dos investimentos destinados à construção de moradias populares não se concretizam ou atrasam muito. De 4243 projetos contratados, 3140 não estão em execução por uma série de motivos, mas fazem parte da “produção” habitacional que os políticos governamentais usam, especialmente em campanha eleitoral. Constata-se, também, que o programa Minha Casa Minha Vida enfrenta problemas e, como a corda sempre arrebenta do lado mais fraco, a faixa mais atingida é a das famílias com renda até R$ 1,6 mil mensais.
Leia mais...