Publicado em Sexta - 03 de Fevereiro de 2012 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Judiciário, MP e OAB, o bastião da justiça

Para o espanto geral, o Poder Judiciário resta arranhado pelas  suspeitas de irregularidades praticadas por magistrados e, principalmente, pela vigorosa reação das entidades representativas da classe, contrárias às propostas de apuração dos supostos malfeitos. Data vênia, melhor seria não existirem as suspeitas mas, agora, com as dúvidas lançadas ao vento, o melhor é providenciar as apurações com a maior brevidade para que delas surja a separação do joio e do trigo e se afaste o risco de toda a classe ver-se com a imagem comprometida.
Leia mais...

São Brás e a bênção da garganta

Publicado em Quinta - 02 de Fevereiro de 2012 | por Felipe Aquino

É costume muito antigo da Igreja, invocar a intercessão dos santos, especialmente os mártires, contra as doenças, calamidades e outros infortúnios da vida terrena. Diz a Liturgia que “na presença de Deus intercedem por nós sem cessar”. Por isso, o calendário litúrgico contempla a cada dia a memória dos santos. Até mesmo a Igreja celebra em 1º de novembro a festa de todos os santos, para celebrar também aqueles cujo nome e história não conhecemos.
Leia mais...

cultura do dinheiro

Publicado em Segunda - 30 de Janeiro de 2012 | por Bruno Peron Loureiro

Bendita a época em que o dinheiro deixará de ser um artifício de deturpações, ganâncias e vaidades, resgatará a finalidade de sua criação, e voltará a ser unicamente facilitador de trocas de valores, cujo procedimento era feito pelo escambo (troca de bens ou serviços).
Leia mais...

Estadista? Claro que Não.

Publicado em Segunda - 30 de Janeiro de 2012 | por Lourembergue Alves

Tem-se a impressão que o momento atual é o da não existência de estadista. Figura presente, talvez, em outros tempos. Porém tão em falta agora, em uma situação de crise. Isso não apenas em um dado país. Mas em todos eles. Independentemente do pertencer ou não ao “terceiro mundista” – expressão bastante utilizada nos anos de 1960. Nota-se tal ausência, inclusive, no grupo de grandes nações e nos integrantes dos emergentes; assim como também em Estado pertencente ao chamado “velho mundo”, a exemplo de Portugal, cujo presidente da República foi muitíssimo infeliz em suas últimas declarações, sobretudo as que dizem respeito ao seu rendimento, o qual “não chega para pagar as” suas “despesas”. 
Leia mais...

Cansado do velho jargão "dá nada não"!

Publicado em Segunda - 30 de Janeiro de 2012 | por Leandro Nascimento

Entrei para comunicação no início dos anos 2000, isso mesmo bem na virada do século, com uma coisa na cabeça, “mudar o mundo” ou pelo menos tentar, lembro até hoje do meu primeiro jornalzinho escrito com a mão e folhas de “sulfite”, depois imprenso na impressora do colégio e até mesmo nas dos amigos.
Leia mais...

Um cadáver para Silval

Publicado em Quarta - 25 de Janeiro de 2012 | por Antonio Cavalcante Filho

É incrível o grau de deterioração da administração estadual, cujo mandatário e seus secretários “mandrakes” (endossado pelos espertalhões do parlamento) conseguiram realizar a mágica do “rombo de um bilhão de reais” em pouco mais de um ano de (des)mandato. As trapalhadas são inúmeras e são estampadas diariamente nos jornais.
Leia mais...

Paulicéia Amada

Publicado em Quarta - 25 de Janeiro de 2012 | por Fernando Santamaría

Só Deus pode amar tantas pessoas diferentes ao mesmo tempo, de forma a não excluir ninguém! Esta verdade sempre me socorre quando estou em meio a multidões como na cidade de São Paulo. A “Paulicéia” pode aparentar frieza e impessoalidade, mas na verdade ela é também pequena e consagrada na origem, nome e profecia.
Leia mais...

Não faça do seu carro uma arma

Publicado em Terça - 17 de Janeiro de 2012 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Fugindo de supostos perseguidores, o motorista abandonou seu veículo e roubou outros quatro carros, à mão armada, disparando cerca de 30 tiros e ferindo algumas de suas vítimas. Depois, passou 12 horas dentro de uma tubulação de esgoto e entregou-se à polícia de São Paulo. Em Brasília, um policial matou o passageiro do veículo que bateu na traseira do seu carro. Diariamente, nas ruas e estradas de todo o país, trava-se a estúpida guerra do trânsito. Os veículos, projetados e construídos para promover a vida e o bem-estar do ser humano é por ele transformado em arma e acaba como agente indutor da morte.
Leia mais...

A indústria nacional na UTI

Publicado em Segunda - 16 de Janeiro de 2012

Passada a euforia das festas de final de ano, é preciso retomar o debate sobre um ponto nevrálgico, que nos ameaça de forma contundente e vai refletir sobre a vida do cidadão, do país. Com a moeda aquecida, as importações de bens industrializados ficam mais baratas, o país recorre a esses produtos, abandona os nacionais e passa a sofrer todas as dores da chamada desindustrialização.
Leia mais...

Mais cultura, mais expressão

Publicado em Segunda - 16 de Janeiro de 2012 | por Bruno Peron Loureiro

            O governo federal do Brasil partiu de indicadores de desigualdades e exclusão (de como os brasileiros leem pouco ou raramente vão a museus, por exemplo) para elaborar a política do Mais Cultura. O Programa teve início em 4 de outubro de 2007 e reconhece a cultura como necessidade básica pelos mesmos princípios como nos alimentamos e nos vestimos.
Leia mais...