Publicado em Segunda - 21 de Novembro de 2011 | por Pedro Cardoso da Costa

Tietê, que te quero limpo

Quando surgiram as campanhas de despoluição do rio Tietê na década de 90, mais precisamente em 1992, gerava grande preocupação e desilusão nos mais céticos quando era citado o longo prazo para que o rio tivesse oxigênio e voltasse a ter vida, com peixes e pescadores, prática de esporte e lazer, arborização em toda a sua extensão e até servir como meio de transporte coletivo. 
Leia mais...

Peças-Chave

Publicado em Segunda - 21 de Novembro de 2011 | por Lourembergue Alves

É grande a movimentação das lideranças políticas regionais. Viajam, conversam e traçam planos para as eleições vindouras. Planos que envolvem estratégias. Daí a necessidades de terem nomes. Estes são peças-chave. Inclusive para amarração de alianças. Explica-se, portanto, toda a caminhada pelo Estado, em busca de alguém – nos municípios – com capacidade agregadora e competência na conquista de eleitores.
Leia mais...

A Tela e Suas Cores

Publicado em Sábado - 19 de Novembro de 2011 | por Lourembergue Alves

No recente aniversário da República (15/11), brasileiros perguntavam a si próprios a respeito das mudanças ocorridas no Brasil. Mudanças que mexeram com a vida cotidiana. Mas não o bastante para diminuir as desigualdades ainda gritantes. Aliás, os dados do IBGE não deixam qualquer dúvida nesse sentido. Tampouco são diferentes os recentemente demonstrados pelo relatório do Desenvolvimento Humano. O país ocupa a 84ª. posição entre os 187 Estados avaliados pelo índice, e, entre pobres e ricos, continua a existir uma distância bastante acentuada.
Leia mais...

Educação na américa 2

Publicado em Sexta - 18 de Novembro de 2011 | por JUACY DA SILVA

Existem duas correntes de interpretação de qualquer realidade, uma pessimista e outra otimista. Geralmente os críticos do sistema tendem a apontar as falhas do mesmo e os que estão no poder, ao interpretar a realidade, tentam demonstrar que tudo está as mil maravilhas. Isto acontece em todos os países.
Leia mais...

A perversa distribuição salarial

Publicado em Sexta - 18 de Novembro de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

A constatação de que a soma dos salários dos 10% mais pobres da população brasileira é de apenas 1,1% do total da massa de rendimentos nacional e que, para chegar à soma do salário mensal dos 10% mais ricos – que detém 44,5% do bolo – os pobres têm de trabalhar 39 meses, demonstra claramente que vivemos num país desigual. Os números são ainda mais gritantes quando revelam que 1% dos mais ricos recebe em média R$ 16.560,92, o equivalente a 120 vezes o salário dos mais pobres, de R$ 137,06 mensais. Ainda escandaliza mais a revelação de que brancos e asiáticos ganham o dobro dos negros, pardos e índios e que homens recebem 42% a mais do que mulheres.
Leia mais...

Novas perspectivas para Gaúcha do Norte

Publicado em Quinta - 17 de Novembro de 2011 | por José Riva

Gaúcha do Norte é um dos municípios que estou sempre presente em busca de ações para melhorá-lo. É por isso que neste dia 17 de novembro quero dividir com a sociedade mato-grossense a alegria de ver o crescimento dessa cidade desde que foi emancipada através da Lei 6.686, de 1995. Muitas foram as conquistas e os desafios, que hoje representam a oportunidade de crescimento com perspectivas de um futuro ainda melhor.

Leia mais...

Provocações e Apostas

Publicado em Quarta - 16 de Novembro de 2011 | por Lourembergue Alves

Entre os e-mails recebidos ontem, encontrava-se um com a seguinte indagação: “O ex-prefeito Roberto França será candidato em 2012?” “Tudo indica que sim”, diria o próprio missivista, e antes que houvesse qualquer questionamento a respeito, completou: “se assim não fosse jamais teria filiado às pressas ao DEM, no último dia permitido para quem desejasse sair para a disputa do ano vindouro”. “E por que a sigla democrata?” Esta surgiu por parte do segundo leitor-missivista, o qual não se atreveu a dar resposta alguma. Mesmo assim, ela se soma a primeira questão. Têm-se, então, boas provocações. Daí a razão deste texto, em pleno aniversário da República. 
Leia mais...

A marcha contra a corrupção

Publicado em Quarta - 16 de Novembro de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

A Marcha Contra a Corrupção, convocada para o feriado de 15 de novembro, não reuniu grandes multidões. Em São Paulo, apenas pouco mais de 200 pessoas compareceram à Avenida Paulista, que, meses atrás, recebeu 4 milhões para a Parada Gay e teve seu espaço considerado pequeno para abrigar os 5 milhões de evangélicos participantes da “Marcha para Jesus” que, este ano, foi deslocada para a Zona Norte da cidade. Em Brasília foram apenas 30 manifestantes, 150 em Curitiba, 500 em Belo Horizonte e números considerados modestos em dezenas de outras localidades. Espera-se que o movimento esteja apenas no começo e que o mau tempo tenha sido um dos responsáveis pelo baixo comparecimento.
Leia mais...

Guerra contra O Globo

Publicado em Segunda - 14 de Novembro de 2011 | por Pedro Cardoso da Costa

Trata-se de uma guerra injusta, como qualquer guerra. Como as outras, nesta todos saem perdendo. E esta é longa, pois ainda não acabou. Começou em 1998 e, como todas elas sem motivo suficiente que justificasse uma guerra.
Leia mais...

Educação na américa

Publicado em Segunda - 14 de Novembro de 2011 | por JUACY DA SILVA

Ao longo de quase quatro décadas tenho tido a oportunidade de conviver nos EUA, primeiro em meados da década de setenta quando realizei mestrado, depois no final da década de oitenta quando fiz parte de uma missão militar brasileira em Washington, D.C. e desde então tenho passado boa parte dos anos por aqui até que há quase três anos acabei fixando residência neste país, onde também moram minhas três filhas, cinco netos e uma neta.
Leia mais...