Publicado em Segunda - 29 de Abril de 2019 | por Faissal Calil

Dia da Educação

Pitágoras disse: “Educai as crianças e não precisará castigar os adultos”. No Brasil ainda temos 1.300.000 (um milhão e trezentos mil) jovens sem estudar, apesar de destinar 6,6% do PIB para a tarefa, sendo que o compromisso das nações foi dedicar de 4 a 6%.

Leia mais...

Construir ciclovias é valorizar vidas

Publicado em Segunda - 29 de Abril de 2019 | por Eduardo Chiletto

Mesmo o Brasil sendo o terceiro maior produtor mundial de bicicletas, com uma produção anual que chega a 4 milhões de unidades e uma frota aproximada de 70 milhões de bicicletas, infelizmente, são poucas as cidades que investem na infraestrutura necessária que ofereça segurança e mobilidade aos ciclistas.

Leia mais...

Capitão “te” cuida

Publicado em Sábado - 27 de Abril de 2019 | por Eduardo Póvoas

Diziam amigos meus que Bolsonaro não era preparado, não era culto, não era isto ou não era aquilo. Pouco me interessava se preparado ou culto era o Capitão, pois já tivemos um cultíssimo que na minha ótica “asfaltou” o caminho para o Pt chegar ao poder, e outro sabiamente inculto, deixando nosso país ser “inquilino” das principais páginas policiais do planeta.

Leia mais...

O imponderável na redação da Unemat

Publicado em Sexta - 26 de Abril de 2019 | por Sérgio Cintra

A Unemat é uma das duas universidades públicas de nosso Estado. Temos ainda, mesmo sem ser universidade, o IFMT. No último 12 de março, a universidade estadual publicou o referido edital. O que se pretende aqui é promover, a partir desta missiva, uma discussão envolvendo as partes interessadas no assunto: sociedade mato-grossense e Unemat, sobre o quão é esclarecedor e transparente os critérios para a correção da redação dessa prova.

Leia mais...

O Fusca

Publicado em Quinta - 25 de Abril de 2019 | por Renato Gomes Nery

A vida automatizou e fui, fomos despojados das nossas simplicidades, receios e crenças. A conversa descontraída se foi, pois a velocidade da vida contemporânea encarregou-se de afastar os amigos. E a solidão é uma ingrata companhia entre as paredes deste estéril apartamento.

Leia mais...

Trânsito e mobilidade na Cuiabá tricentenária

Publicado em Quinta - 25 de Abril de 2019 | por Renata Neves T. de Barros Freitas

Leia mais...

Vale a pena lutar

Publicado em Quarta - 24 de Abril de 2019 | por André Henrique Crepaldi

Há bem pouco tempo tínhamos que encaminhar pacientes a outros grandes centros, até mesmo fora do Brasil, para que tivessem a rapidez necessária ao tratamento. Hoje, com esse acesso facilitado, os tratamentos já são encontrados, inclusive, em Mato Grosso. Existem exames que auxiliam na descoberta precoce e durante o tratamento, como os moleculares e os específicos para medula óssea. Algumas dessas tecnologias são capazes de apresentar exatamente qual é a abordagem que o médico deve seguir.

Leia mais...

O vale do Cuiabá

Publicado em Quarta - 24 de Abril de 2019 | por Faissal Calil

O cenário é preocupante. Apresenta baixo IDH, um contingente significativo de jovens na faixa de 15 a 29 anos (cerca de 100.000) fora da escola, sem trabalho ou profissão. Este fato leva ao desespero e à insegurança. Paradoxalmente, a área possui um potencial considerável.

Leia mais...

Vida longa às empresas familiares

Publicado em Terça - 23 de Abril de 2019 | por Cristhiane Brandão

Trazendo para a nossa realidade, a maioria das empresas familiares têm em comum as mesmas vantagens e desvantagens inerentes à natureza da sua organização, cujos pontos fortes são o comprometimento, a transmissão de conhecimento e a confiança.

Leia mais...