Publicado em Quarta - 28 de Junho de 2023 | por Antonio Joaquim

Ouvidoria, sinônimo participação

Afinal, se a função da cidadania é contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva e justa, mediante a participação do indivíduo, da mesma forma o exercício pleno dessa cidadania passa pelo conhecimento dos direitos e deveres.

Leia mais...

Como reduzir o risco de desenvolver doença de Alzheimer e demência

Publicado em Quarta - 28 de Junho de 2023 | por Max Lima

Por exemplo, um estudo publicado em 2015 e atualizado em 2018 comparou idosos saudáveis que seguiram uma dieta mediterrânea com azeite extra ou nozes extras versus uma dieta de controle com redução de gordura.

Leia mais...

Ouvidoria, sinônimo participação

Publicado em Terça - 27 de Junho de 2023 | por Antonio Joaquim

Disso depende outro valor muito caro para a nossa vida cotidiana, que é a democracia. Ela não é perfeita, mas é o melhor ambiente possível para o convívio dos indivíduos. Cidadania tem conexão direta com democracia.

Leia mais...

Polegar do digitador

Publicado em Terça - 27 de Junho de 2023 | por Jhone Pereira

Caso o problema não possa ser evitado, o tratamento precisa ser realizado com um médico especializado. Comumente é indicado o repouso, além do uso de analgésicos e gelo sobre o local lesionado. O uso do celular também deve ser diminuído durante o período de recuperação.

Leia mais...

Transição energética vocacionada à economia circular

Publicado em Segunda - 26 de Junho de 2023 | por Guilherme Linares Nolasco

O mercado consumidor, importante elo de todo setor econômico, ganhou um reforço nas últimas semanas após o anúncio da redução de impostos para estimular a indústria automobilística e facilitar o acesso da população a veículos com preços até R$ 120 mil.

Leia mais...

Os pensadores da civilização V

Publicado em Segunda - 26 de Junho de 2023 | por Gonçalo Antunes de Barros Neto

Sua busca incessante pela verdade e sua abordagem filosófica única deixaram um legado, impactando não apenas o pensamento religioso, mas também a filosofia e a cultura ocidental.

Leia mais...

Modernização tributária sim! Aprofundar as diferenças não!

Publicado em Domingo - 25 de Junho de 2023 | por Mauro Mendes

É o incentivo fiscal que compensa as empresas para investirem em regiões onde há problemas de mão-de-obra, energia elétrica mais cara e logística, já que estão longe dos grandes centros consumidores.

Leia mais...

A identificação de fraudes e a Nova Lei de Licitações

Publicado em Domingo - 25 de Junho de 2023 | por Leonan Roberto de França Pinto

Para combater as fraudes, a exemplo do que ocorre nas estratégias táticas em um jogo de futebol, a Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei 14133/2021) traça quais são as linhas de defesa contra o ataque de fraudadores, formadas por servidores e empregados públicos.

Leia mais...

Lembranças do Senadinho

Publicado em Domingo - 25 de Junho de 2023 | por Neila Barreto

Entre os atendimentos dos clientes da farmácia o Tenuta balançava na sua cadeira de palhinha e olhava os acontecimentos da cidade. Como em Cuiabá, a maioria das pessoas são parentes e/ou normalmente, a maioria se conhecem, calmamente, os que por ali transitavam iam chegando e se sentavam nos bancos de madeira, para uma conversa descontraída.

Leia mais...

Testes genéticos para câncer e doenças do coração

Publicado em Domingo - 25 de Junho de 2023 | por Bruno Bordest

A ocorrência de vários casos de câncer em uma única família pode estar relacionada a alterações (mutações) que aumentam o risco de desenvolvimento da doença. Atualmente já são conhecidos vários genes que, quando alterados, aumentam o risco de desenvolvimento de câncer de mama, ovário, cólon, próstata e pele (melanoma), bem como uma variedade de tumores raros.

Leia mais...