Publicado em Terça - 13 de Junho de 2023 | por Késia Ara Belchior

Racismo estrutural

Imaginem vocês a quantidade de “Vinis anônimos” que sofrem calados diariamente em seus locais de trabalho e estudo no mundo. Projetem em suas mentes o quanto eles sofrem agressões verbais e físicas, são torturados, são mortos. Solidifiquem, por fim, a saúde mental dessa pessoa e de seus familiares diante da impunidade existente.

Leia mais...

Apontou a ONU

Publicado em Terça - 13 de Junho de 2023 | por Rosana Leite Antunes de Barros

Em casos concretos, é visto que as mulheres são tidas como vingativas, ao obstarem o contato dos rebentos com os pais, mesmo quando a violência doméstica praticada contra elas foi grave. Estadunidenses constataram que quando o pai acusa a mãe da nefasta prática a guarda é investida em 44% dos casos, contra 28% para os pais.

Leia mais...

Várzea Grande de Sarita

Publicado em Segunda - 12 de Junho de 2023 | por Neila Barreto

A partir da década de 1920, transformações passaram a ser notadas em Várzea Grande, no tocante ao campo político, econômico e social permitindo a fixação de famílias oriundas de vilas e de povoados, como Nossa Senhora do Livramento e de Santo Antônio de Leverger.

Leia mais...

Como aumentar as coberturas vacinais

Publicado em Segunda - 12 de Junho de 2023 | por Natasha Slhessarenko


Ao longo dos anos, o status de ser um dos países que mais vacina no mundo se perdeu. No universo infantil, entre 2019 e 2021, 11,6 milhão de crianças não receberam nenhuma dose da vacina DTP, que previne difteria, tétano e coqueluche.

Leia mais...

Chavões e Modismos

Publicado em Domingo - 11 de Junho de 2023 | por Renato de Paiva Pereira

Os políticos são campeões de frases feitas: “toma-lá-dá-cá”, “na calada da noite”, “declinar”, “casuísmo”, “factoide”, “programático”, “denegrir” “rasgar a constituição” “golpe”, “legado”, “inverdade”, “conluio”, “terminar em pizza”, “desserviço”, “conchavo”, “passar o país à limpo”, “afogadilho”.

Leia mais...

Encostar na previdência

Publicado em Domingo - 11 de Junho de 2023 | por Gisele Nascimento

Volto a dizer – apenas tem direito a benefícios previdenciários – quem contribui para à Previdência Social, seja como empregado, empregado doméstico, contribuinte individual, trabalhador avulso, segurado especial; segurados facultativos e aposentado que volta a trabalhar.

Leia mais...

A importância de sustentar o cartão de vacinação

Publicado em Sábado - 10 de Junho de 2023 | por Renato Pedreiro Miguel

O nosso Programa Nacional de Imunização (PNI) é um dos melhores e mais completos do mundo sendo sempre revisto, por exemplo, a partir da introdução de novas vacinas no calendário oficial, como a bivalente contra a Covid, ou a reinclusão de outras, como as meningocócicas para citar apenas dois exemplos.

Leia mais...

Lugar de fala

Publicado em Sábado - 10 de Junho de 2023 | por Wagner Antonio Camilo

Querer ensinar à vítima, sem viver a sua realidade, e sem conhecer a sua experiência pessoal de humilhação e de sofrimento, quando deve ou não manifestar a sua dor, dor esta que aflora no fundo da alma, e que só é conhecida na devida extensão e profundidade por quem verdadeiramente a vivencia.

Leia mais...

Acidentes domésticos e crianças: todo cuidado é pouco!

Publicado em Sexta - 09 de Junho de 2023 | por Mara Nasrala

É fundamental que pais e responsáveis estejam cientes dos riscos presentes em um ambiente doméstico. Produtos de limpeza, objetos cortantes, escadas, tomadas elétricas desprotegidas e janelas destrancadas são apenas alguns exemplos dos perigos potenciais. A educação contínua sobre essas ameaças é essencial para evitar acidentes.

Leia mais...

Livramento

Publicado em Sexta - 09 de Junho de 2023 | por Renato Gomes Nery

Ressalto que eu sou uma vítima frequente do maligno. Vira e mexe e ele se atraca comigo e eu tenho que fazer das tripas o coração para me livrar das suas garras. Supostos amigos (a) sonsos/agradáveis/lisonjeiros/interesseiros/bajuladores etc., estão sempre, à socapa, para dar o bote, sem falar nos desafetos, adversários e inimigos gratuitos que se adquire apenas por estar vivo.

Leia mais...