Publicidade

Publicado em Segunda - 12 de Dezembro de 2022 | por Renato de Paiva Pereira

Teóricos do clima

Veja que para definir a “maldição do conhecimento” já estamos usando e abusando dela, pois “viés cognitivo” é uma expressão que não está suficientemente popularizada entre todas classes ou pessoas e não explica com clareza o seu significado.

Leia mais...

Violência contra Mulheres. Do discurso à ação: diga não!

Publicado em Segunda - 12 de Dezembro de 2022 | por Thais Vieira

A campanha busca conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres. Desde 1991, a ONU convoca o mundo inteiro para discutir questões relacionadas à violência contra as mulheres.

Leia mais...

Qual a importância da beleza para Deus?

Publicado em Domingo - 11 de Dezembro de 2022 | por Nayara Cerutti

O grande arquiteto do universo com seu poder e esplendor único se revelou o Alfa e o Ômega em cada uma de suas composições, neste sentido o termo aqui empregado do alfabeto grego é que Alfa é a primeira letra do alfabeto grego; Ômega é a última, neste contexto destaco que o Criador deu início e fim em seu grande projeto, não deixou nada inacabado, somos um sistema complexo e assombroso de criação.

Leia mais...

Sonho e Pesadelo da água em Cuiabá

Publicado em Domingo - 11 de Dezembro de 2022 | por Neila Barreto

Por volta de 1817, o governador e capitão-general João Carlos Augusto de Oeynhausen Gravenburg, depois Marquês de Aracati, reassumiu o projeto de canalização das águas do Mutuca, não mais apenas para lavagens de mineração no Jacé, hoje nas proximidades do bairro Carumbé.

Leia mais...

Obstrução das artérias carótidas

Publicado em Sábado - 10 de Dezembro de 2022 | por Max Lima

Conhecida como doença carotídea aterosclerótica ou estenose de carótida ela provoca um estreitamento ou obstrução do fluxo sanguíneo nas artérias carótidas por placas de ateroma que são formadas por algumas substâncias como gordura e cálcio. Esse fenômeno é conhecido como aterosclerose.

Leia mais...

Criança pode ter xixi doce?

Publicado em Sábado - 10 de Dezembro de 2022 | por Emmanuela Bortolleto Santos Reis

Também existe a manifestação mais grave do DM, a chamada cetoacidose diabética, que pode levar ao coma. Nesses casos a criança começa com dor abdominal, emagrecimento, muita sede, ingestão de água exagerada, hálito cetônico e urina doce, evoluindo com a respiração lenta e profunda, rebaixamento do nível de consciência e, até mesmo, o coma.

Leia mais...

Fonoaudiólogo: profissional importante na saúde

Publicado em Sexta - 09 de Dezembro de 2022 | por Sonia Mazetto

Começo este artigo prestando uma homenagem aos fonoaudiólogos que celebram seu dia em 9 de dezembro. Ainda aproveito as homenagens para falar um pouquinho sobre esse profissional tão importante, e muitas vezes pouco reconhecido pela sociedade.

Leia mais...

GONÇALO ANTUNES DE BARROS

Publicado em Sexta - 09 de Dezembro de 2022 | por GONÇALO ANTUNES DE BARROS

Desde a decisão de que a Copa do Mundo seria sediada no Catar, algumas críticas aconteceram. A principal delas se deu quanto aos direitos humanos. Como tratar da interseccionalidade, se várias situações que envolvem os direitos humanos não são reconhecidas por lá?

Leia mais...

Dezembro: o mês mágico das confraternizações

Publicado em Sexta - 09 de Dezembro de 2022 | por Cynthia Lemos

É nessa hora que eu convido você a refletir sobre como pode aproveitar este momento para ampliar seus resultados, sem deixá-lo virar um passatempo agradável com uma festa cheia de investimentos sem propósito ou efeito nenhum além daquela alegria temporária de um evento regado à boa comida, bom papo e bebida, que no dia seguinte rende boas lembranças (ou não) e nada mais.

Leia mais...

O que é solidão?

Publicado em Quinta - 08 de Dezembro de 2022 | por Ricardo Augusto de Oliveira

Em geral, é descrita como um sentimento de desconexão com o meio ou com as demais pessoas. É normal e comum sentir solidão em algum momento da vida, sobretudo em tempos de tristeza, desamparo, confusões. Não é comum, no entanto, a solidão se perpetuar ou te fazer sofrer, até fazer tomar atitudes perigosas para se satisfazer.

Leia mais...