Publicado em Quinta - 22 de Dezembro de 2011 | por Rodrigo Luiz

Com qual atitude devemos olhar para o Ano Novo?

A chegada de um novo ano reacende esperanças, sonhos, alegrias, expectativas, mas como tudo o que é novo, provoca medo e insegurança. Na mensagem para a Jornada Mundial da Paz do próximo ano, o Papa Bento XVI aconselha os cristãos a aguardarem 2012 com muita fé e confiança. Um desafio a ser encarado, principalmente pela juventude.
Leia mais...

Educação para um país mais justo e solidário

Publicado em Terça - 20 de Dezembro de 2011 | por Gilberto Alvarez Giusepone Jr.

A educação está para o jovem como este está para a vida: em estado de urgência. O emaranhado de questionamentos e mudanças comuns na fase da adolescência não deveria impedir o jovem de ter uma certeza na vida: a de que a educação é o único caminho que ele deve trilhar até o fim, a única plataforma para uma vida melhor e mais digna. Só que o Brasil, infelizmente, ainda não alcançou padrões aceitáveis, em termos educacionais, para um país com aspirações de potência mundial.
Leia mais...

O Guarda-Chuva e Fotografia

Publicado em Segunda - 19 de Dezembro de 2011 | por Lourembergue Alves

Desvio de dinheiro público e impunidade andam juntos, de mãos entrelaçadas. Inexiste meio para fazê-los se separar. Não no Brasil – país onde tal “amizade” fincou raiz e até se institucionalizou, via compadrio e cartorialismo, e isso faz aumentar o número de crimes contra o patrimônio público, sem que colarinho branco algum venha parar na cadeia. Pois os tribunais são lentos. O que contribui, e muito, para que os réus de hoje sejam inocentados amanhã, graças ao dispositivo da prescrição. Benefício que deve servir de guarda-chuva, por exemplo, aos mensaleiros – figuras responsáveis pelo maior escândalo da República brasileira, desde 1985.
Leia mais...

Bibliotecas, livros e criatividade

Publicado em Segunda - 19 de Dezembro de 2011 | por Bruno Peron Loureiro

Toda vez que se rememora odiagnóstico do pouco que se lê no Brasil, os interessados no tema sequestionam: como incentivar a leitura de livros e que direção devem tomar aspolíticas públicas no setor de literatura?
Leia mais...

Nova Ubiratã, rumo ao progresso

Publicado em Segunda - 19 de Dezembro de 2011 | por José Riva,

O município de Nova Ubiratã foi o último a conquistar sua emancipação político-administrativa em Mato Grosso e, nesta data, comemora seu 16º aniversário. Neste ínterim, a cidade tem buscado o desenvolvimento econômico e sustentável. Graças aos mais de 9,2 mil habitantes que moram no município, acreditam no potencial da localidade e lutam por melhores condições de vida.

Leia mais...

Nova Marilândia, do garimpo provém a sua história

Publicado em Segunda - 19 de Dezembro de 2011 | por José Riva

Aos 48 anos de fundação, Nova Marilândia completa neste dia 19 de dezembro, 20 anos de emancipação político-administrativa. Localizada na Região do Médio Norte mato-grossense, é um município de raríssima beleza, formado por um povo fiel, ordeiro e forte, que teve a sua história marcada pelo ciclo do garimpo.
Leia mais...

Novela de todo verão

Publicado em Sexta - 16 de Dezembro de 2011 | por Pedro Cardoso da Costa

Alguém vai precisar dar um pontapé inicial para que haja mudança na postura das autoridades com vistas a solucionar alguns problemas e também para mudar os argumentos requentados e inconsistentes.
Leia mais...

Pesquisador do INPE ganha Prêmio Inovação

Publicado em Sexta - 16 de Dezembro de 2011 | por Mario Eugenio Saturno

Passei estes últimos dias sentindo-me um verdadeiro vencedor pois fui informado que um artigo meu, "Homens e Mulheres" foi um dos textos usados para o tema de redação do vestibular da Universidade Federal do Goiás, realizado em 5 de dezembro último. Pode parecer pouco, mas certamente meus professores de Português vão ficar muito satisfeitos, já que era um péssimo aluno! Agora, está provado que é possível aprender Português, basta querer!
Leia mais...

Dona Marisa, companheira

Publicado em Sexta - 16 de Dezembro de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

A cena, estampada nos jornais e sites de notícias e veiculadas pela TV, na segunda e terça-feira passadas, que mostra o médico Roberto Kalil Filho cumprimentando o ex-presidente Lula pela boa recuperação, é forte. Independente de preferências pessoais ou político-ideológicas, o flagrante expõe o ser humano em sua plenitude de reações após a fragilidade física, que o fez abrir mão até da própria imagem pública. E, com ênfase talvez maior que o do paciente, aparece dona Marisa Letícia, a guerreira sempre presente, cuja expressão facial parece noticiar que o pior já passou.
Leia mais...

Alto Paraguai – 58 anos de emancipação

Publicado em Sexta - 16 de Dezembro de 2011 | por José Riva

Quero registrar a minha gratidão por Alto Paraguai. Um município que mesmo diante das dificuldades pelo fim do ciclo do garimpo, continua firme na busca por dias melhores para os seus 10 mil habitantes. Nesses 58 anos de emancipação político-administrativa muitos avanços foram registrados, em que pese a cidade ainda sinta os reflexos de uma economia exaurida, a Assembleia Legislativa tem atuado de forma intransigente para alavancar os municípios que precisam muito da presença do estado para crescer.
Leia mais...