Publicado em Quarta - 02 de Fevereiro de 2022 | por Caiubi Kuhn

Quanto ganham os mais pobres no Brasil?

Você sabe, ou já se perguntou, quanto ganham em média os 5% mais pobres da população? E qual é a renda média per capita dos 1% mais ricos? Os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), publicada no final de 2021, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresenta um panorama sobre o rendimento da população brasileira. Essas informações são muito importantes para que a sociedade possa realizar debates sobre políticas públicas e soluções para conseguir melhorar a situação do país.

Leia mais...

CEDAW no Brasil

Publicado em Terça - 01 de Fevereiro de 2022 | por ROSANA LEITE

Em 1º de fevereiro do ano de 1984 foi ratificada pelo Brasil a CEDAW – Convenção Sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra as Mulheres. Lá em 1979 ela já havia sido aprovada pela ONU. Para o Brasil passa a ter validade apenas com a ratificação.Em 1º de fevereiro do ano de 1984 foi ratificada pelo Brasil a CEDAW

Leia mais...

Considerações aleatórias

Publicado em Terça - 01 de Fevereiro de 2022 | por ONOFRE RIBEIRO

Está bem claro que o mundo que entrou no ano de 2020 não é o mesmo que entrou em 2022. As mudanças e transformações que ocorreram nesses dois últimos anos são merecedores de muita atenção.

Leia mais...

A solidariedade que pede licença!

Publicado em Terça - 01 de Fevereiro de 2022 | por Gonçalo Antunes de Barros Neto

Em período pandêmico, a solidariedade tem seu espaço ímpar e primordial. O isolamento social, com o fechamento de muitos pontos comerciais e empresariais, a doação de si torna-se uma realidade.

Leia mais...

O que os números dizem

Publicado em Terça - 01 de Fevereiro de 2022 | por Luciano Vacari

Pelo lado da demanda, por mais que os preços aumentem a receita bruta dos produtores, nem sempre isso resulta em lucro efetivo. E, além disso, os preços em alta impactam todas as classes sociais, mas com mais preocupação os mais pobres, que acabam tendo que reduzir inclusive os gastos com alimentação.

Leia mais...

Não adianta acelerar seu tempo

Publicado em Segunda - 31 de Janeiro de 2022 | por WILSON FUÁH

Cada um tem o seu tempo certo, e mesmo que queira acelerar o seu tempo seria impossível sem que possa aumentar a ansiedade, que fatalmente nos traz desgastes emocionais inúteis.

Leia mais...

S.O.S. Pantanal

Publicado em Segunda - 31 de Janeiro de 2022 | por JOSÉ PEDRO GONÇALVES

Qualquer pessoa, em qualquer lugar deste Planeta, conhece o significado de S.O.S. Trata-se de um pedido de socorro que deve ser respondido com urgência.

Leia mais...

Afastamento do serviço

Publicado em Sexta - 28 de Janeiro de 2022 | por ANA KAROLAINE PERON

Nesta terça feira dia 25.01.2020, o Ministério da Saúde em conjunto com o Ministério do Trabalho e Previdência, publicou Portaria Interministerial MTP/MS nº 14/2022, alterando as regras trazidas pela Portaria Conjunta nº 20/2020, reduzindo para 10 dias o prazo de afastamento dos trabalhadores com casos confirmados, suspeitos ou ainda que tiveram contato com casos de COVID-19.

Leia mais...

Mercado imobiliário em 2022

Publicado em Sexta - 28 de Janeiro de 2022 | por MARCO SÉRGIO PESSOZ

A pandemia de coronavirus atingiu severamente muitos negócios desde que chegou ao Brasil, porém, para alguns segmentos a crise se tornou oportunidade de crescimento, como é o caso do mercado imobiliário, onde os números nos apresentam um aumento elevado de vendas nos últimos anos.

Leia mais...

Universo e distâncias da Terra

Publicado em Sexta - 28 de Janeiro de 2022 | por Alfredo da Mota Menezes

A galáxia Andrômeda, a mais perto da Terra, está “apenas” a 2.5 milhões de anos-luz. A luz viaja a 300 mil quilômetros por segundo. Se levaria aqueles milhões de anos viajando a essa velocidade para chegar a essa vizinha. Não parece coisa irreal?

Leia mais...