Publicidade

Publicado em Domingo - 09 de Maio de 2010 | por Lourembergue Alves

D. Helena, Mãe Exemplar

Hoje é um dia especialíssimo. Homenageia-se uma pessoa extraordinária, dedicada e desprendida. Pois se desdobra para ver o filho feliz. Não importa se esse foi adotado ou gerado no seu próprio ventre. Exemplo de figura humana. Infelizmente, nem todos os rebentos podem estar a sua volta neste domingo. Talvez porque a morte a retirou do seio familiar prematuramente. Na ausência dela, elege-se outra. Não para substituir a que se foi. Mas porque a escolhida representa de fato o espírito materno. Um espírito que tem nome, cujas letras constitutivas remetem a uma porção de mulheres fantásticas, entre as quais se encontra D. Helena Carvalho Ferreira Pinto. 
Leia mais...

Às nossas mães...

Publicado em Domingo - 09 de Maio de 2010 | por João Malheiros

Homenagear a mãe com um dia próprio  para a comemoração  e a forma mais bonita de brindar aquela que nos deu , e dá, a vida.
Leia mais...

A adoção de menores

Publicado em Sábado - 08 de Maio de 2010 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Os episódios que levaram à decretação da prisão preventiva da procuradora aposentada Vera Lúcia Sant’Ana Gomes, no Rio de Janeiro, constituem a mais flagrante demonstração da falta de estrutura do pais no trato para com as crianças carentes. Desde  a famosa citação do Pelé em favor das criancinhas, logo depois do seu milésimo gol, no dia 19 de novembro de 1969, muito se tem filosofado e legislado sobre o tema, mas a situação só tem piorado. Leis e procedimentos equivocados, inclusive do próprio craque, têm se demonstrado ineficientes e quem leva a pior é a infância brasileira.
Leia mais...

“Descuiabanizar” Cuiabá

Publicado em Sábado - 08 de Maio de 2010 | por Paulo Zaviasky

O modismo atual é a palavra “descuiabanizar” que muitos adotaram como esterilizar, higienizar, limpar, num neologismo regional prá ninguém botar defeito.
Leia mais...

Entre minérios e silvérios

Publicado em Sábado - 08 de Maio de 2010 | por Petrônio Souza Gonçalves

As Minas eram gerais. Foi primeiro o ouro. Depois, os diamantes, incalculáveis tesouros. Portugal sabia que tudo muito valia. Cobrou e Minas pagou, grama por grama, oitava por oitava, quilate por quilate. Bancou, com sua pobreza, a vida nababesca dos castelos portugueses, a revolução industrial inglesa. Fez a riqueza de fora, alimentou a pobreza aqui dentro.
Leia mais...

Aniversário de Mato Grosso

Publicado em Sábado - 08 de Maio de 2010 | por Silval Barbosa

Em 9 de maio deste ano, o Estado de Mato Grosso comemora 262 anos de existência, vindo de uma longa crônica de História, que começa com os bandeirantes em 1719, e alcança os dias de hoje.
Leia mais...

Toda mãe traz os traços de Maria

Publicado em Sexta - 07 de Maio de 2010 | por Sandro Ap. Arquejada

Ser mãe vem ao encontro da plenitude do ser feminino. Toda mulher é chamada a gerar um novo ser humano, seja física ou espiritualmente.
Leia mais...

Mãe mulher especial, quem deu a vida, escondeu a fórmula, não tem outra igual

Publicado em Sexta - 07 de Maio de 2010 | por Aladir Leite Albuquerque

O símbolo do amor puro está no amor de mãe, quando a dor do parto e a doação do leite materno fazem com que a afinidade seja cada vez mais forte e auxiliadora, lançando-se muitas vezes nos mais perigosos lugares de sofrimento e dor para salvaguardar o seu filho.
Leia mais...

Óleo de alga e energia de som

Publicado em Sexta - 07 de Maio de 2010 | por Mario Eugenio Saturno

Os cientistas e suas descobertas têm uma incrível capacidade de nos surpreender. Um grupo resolveu cozinhar algas a alta pressão e conseguiram produzir um biocombustível de boa qualidade. Foram inspirados pela natureza, utilizando os mesmos processos, só que sem ter que esperar os milhões de anos para formar petróleo.
Leia mais...

Ausência Eternamente Sentida

Publicado em Sexta - 07 de Maio de 2010 | por Lourembergue Alves

O segundo domingo do mês está bem próximo. Dia especial, pois se homenageia a mulher, a mãe e, enfim, aquela que, independentemente de seus afazeres diários, que são muitos e variados, se dedicou e ainda se dedica boa parte do tempo aos filhos. Isso sem falar da sua preocupação, mesmo quando eles estão criados. Próprios de quem dá guarida e refugia.
Leia mais...