Publicado em Domingo - 23 de Maio de 2010 | por Eduardo Gomes

De humanidade

“Ele tem mais calos na consciência do que nas mãos” retrucou João Pedro Stedile. A resposta do líder do MST levou abaixo o auditório urbanóide do programa de variedades da Band. Isso aconteceu no final dos anos 1990, quando o Brasil efervescia com a prevalência da função social da terra sobre o ordenamento jurídico. Com esta frase de impacto Stedile retrucou o argumento de um presidente de sindicato rural no Pontal do Paranapanema, que defendia um pecuarista sexagenário que teve a fazenda invadida sem que ninguém respeitasse sua propriedade, idade e as mãos arrebentadas pelo trabalho honrado.
Leia mais...

Enquanto isto, a divisão do Pará

Publicado em Domingo - 23 de Maio de 2010 | por Bruno Peron

A divisão do Pará em três estados é um tema que se discute há vinte anos no Congresso Nacional. Temos agentes travestidos de "representantes do povo" que sustentam este dislate como única solução para o suposto "abandono" da região.
Leia mais...

Sistema de Cotas para Negros nas Universidades Públicas, uma pequena reflexão

Publicado em Sábado - 22 de Maio de 2010 | por Milton Alves Pedrozo

Dias atrás estava refletindo sobre as conquistas que o dia 13 de maio trouxe para os negros no Brasil. Ampliando a imaginação, logo me veio na mente um assunto muito importante e que gera muita polemica quando posto em debate, o sistema de cotas para negros nas universidades públicas, um assunto muito delicado.
Leia mais...

Não Basta Ficha Limpa sem o Zelo pela Lei

Publicado em Sexta - 21 de Maio de 2010 | por Lourembergue Alves

O Projeto Ficha Limpa passou pelo Congresso Nacional. Resta, agora, tão somente o aval do presidente da República, e este, pela sua biografia, não tem como vetá-lo, mesmo que sofra pressão para tal. A voz vinda das ruas, entretanto, pode soar mais forte, mexendo assim com o ex-metalúrgico, sobretudo quando se tem interesse nas eleições deste ano. 
Leia mais...

Ficha limpa agora é com os partidos

Publicado em Sexta - 21 de Maio de 2010 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Aprovado dia 12 na Câmara dos Deputados e na quarta-feira (19) pelo Senado Federal, o projeto ficha limpa chega ao final da tramitação bem mais ineficaz do que a proposta formulada pelo 1,6 milhão de assinaturas que sustentaram a sua apresentação ao parlamento. A idéia era de que, uma vez condenado, o indivíduo ficasse automaticamente impedido de candidatar-se.
Leia mais...

Meteorologia produz economia

Publicado em Sexta - 21 de Maio de 2010 | por Mario Eugenio Saturno

A morte do satélite sino-brasileiro CBERS-2B deixa o Brasil sem um satélite nacional para prover imagens, expondo a fragilidade do programa espacial que, apesar de ter melhorado, ainda necessita de muitos cientistas e tecnologistas - a maioria aposenta-se nos próximos anos -, de salário compatível com os cientistas classe A do governo, investimentos maciços e apoio político, dos políticos e da sociedade. Não custa lembrar que a parceria com a China é responsável pela entrada do Brasil no ITAR (International Traffic in Arms Regulations) que nos proíbe de comprar equipamentos com tecnologia de ponta nos Estados Unidos, obviamente aumentando os custos, isso deveria pesar na balança e importância do acordo.
Leia mais...

Mato Grosso traído por paradigmas

Publicado em Quinta - 20 de Maio de 2010 | por Aladir Leite Albuquerque

MATO GROSSO – Algo muito estranho aconteceu, nos últimos sete anos de administração do governo da butina
Leia mais...

Falta de cuidados e de informação, as maiores barreiras para ouvir bem

Publicado em Quinta - 20 de Maio de 2010 | por Isabela Gomes

Nas ruas é comum encontrarmos pessoas usando óculos, mas não é isso o que acontece no caso da deficiência auditiva. Apenas 40% das pessoas com perda de audição reconhecem que ouvem mal.
Leia mais...

O termômetro da Due Diligence na hora da decisão

Publicado em Quinta - 20 de Maio de 2010 | por Esmir de Oliveira

Conhecida como due diligence, a análise sistemática de documentos e informações de uma empresa, que permite mensurar riscos efetivos e potenciais, é cada vez mais indispensável. Afinal, no presente contexto global de mercado e negócios, as exigências relativas à transparência e boa governança são crescentes, e é neste cenário que o conceito de due diligence  figura como elemento essencial à realização de investimentos e transações empresariais.
Leia mais...

Ferrovia Transcontinental é tema obrigatório da agenda política

Publicado em Quinta - 20 de Maio de 2010 | por João Francisco Salomão

A Lei 11.772, de 17 de setembro de 2008, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, outorga à Valec Engenharia, empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes, dentre outras obras, a concessão da EF 354. Trata-se da Ferrovia Transcontinental, que ligará o Litoral Norte do Estado do Rio de Janeiro a Boqueirão da Esperança, na fronteira Brasil-Peru, seguindo, daí, até os portos do Oceano Pacífico. Seu traçado passará por Muriaé, Ipatinga e Paracatu, em Minas Gerais; Brasília; Uruaçu, em Goiás; Cocalinho, Ribeirão Castanheira e Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso; Vilhena e Porto Velho, em Rondônia; e Rio Branco e Cruzeiro do Sul, no Acre. O percurso total será de 4.400 quilômetros.
Leia mais...