Publicado em Domingo - 03 de Maio de 2020 | por Romildo Gonçalves

Máscara: um importante instrumento de prevenção!

A exposição desses resíduos pode causar: câncer, doenças pulmonares, problemas respiratórios, e agora mais do que nunca o desconhecido da ciência o novo coronavírus.

Leia mais...

Boas e más notícias

Publicado em Domingo - 03 de Maio de 2020 | por Renato de Paiva Pereira

Sobre a pandemia que estamos atravessando Pangloss repetiria que “tudo vai melhor no melhor dos mundos possíveis” e a Poliana agradeceria por ela são ser tão mortal como a gripe espanhola ou a peste negra.

Leia mais...

Auxílio emergencial aos profissionais do CREA

Publicado em Sábado - 02 de Maio de 2020 | por João Valente

É fundamental neste momento termos entidade classista e conselho fortes, para que a profissão não fique solta e à mercê, concorrendo com aqueles que, sem competência técnica necessária, prestam serviço ou desenvolvam produtos que colocam em risco à saúde, à segurança e o meio ambiente.

Leia mais...

Corrupção e desigualdade social

Publicado em Sábado - 02 de Maio de 2020 | por Hugo Fernandes

Aqui me incluo, como jornalista. Acontece que a imprensa brasileira tem por hábito cobrir massivamente a corrupção estatal. São raríssimos os escândalos de corrupção dentro de empresas privadas que ganham os noticiários. E quando acontece, é comum que estejamos falando daquelas empreiteiras que prestam serviços aos governos, recebem dinheiro público e, de brinde, ganham os flashes e holofotes do controle social.

Leia mais...

O príncipe de Nazaré

Publicado em Sábado - 02 de Maio de 2020 | por Padre Deusdédit Almeida

Somos conhecidos pelo que fazemos. Na perspectiva cristã, o trabalho dignifica e santifica o homem, e aperfeiçoa a obra criadora de Deus. Pois, o amor ao trabalho ajuda moldar o caráter da pessoa humana; de certa forma vai apetrechando o ser humano de virtudes. Isto diz respeito aos trabalhos cotidianos.

Leia mais...

Por mais respeito ao trabalhador

Publicado em Sexta - 01 de Maio de 2020 | por Allan Kardec Benitez

Diante da pandemia do coronavírus e das medidas de isolamento social, vimos a economia definhar sem os trabalhadores brasileiros para sustentá-la. A alienação do trabalho demonstra que a classe operária tudo produz, mas a ela nada pertence.

Leia mais...

Nada como um dia após o outro

Publicado em Sexta - 01 de Maio de 2020 | por Wilson Carlos Fuáh

Algumas pessoas olham a vida como uma brincadeira, mas de fato que não é; porque para viver temos que ter a ousadia em buscar os momentos felizes, e sair por aí em buscar de raízes, pagando o preço que tivermos que pagar, usando qualquer fórmula para nos alegrar diante das tristezas não programadas,

Leia mais...

Ser e Justiça

Publicado em Sexta - 01 de Maio de 2020 | por Gonçalo Antunes de Barros Neto

Em sua reflexão, trabalha o citado filósofo com a concepção de justiça, citando, com mais profundidade e propriedade, as passagens que a seguir compartilho, recheadas, claro, com a nossa particular ironia.

Leia mais...

Esquerda e direita em uma régua ideológica que não faz sentido

Publicado em Quinta - 30 de Abril de 2020 | por Julio Cezar Rodrigues

O que existe, na verdade, é uma “esquerda fascista” que se traveste de democrática e dá o tom do debate político, sendo ela a definidora dos conceitos à direita: a direita é definida pela esquerda, tal é a loucura política. Meira Pena nos lembra que parte desse estado de coisas deve-se unicamente à imensa máquina de propaganda montada pelos soviéticos no mundo inteiro (a intentona comunista em 1935 foi financiada pela URSS através do líder revolucionário Luiz Carlos Prestes) fez questão que a palavra esquerda ficasse na boa moda e direita amaldiçoada.

Leia mais...

Pandemia bolsonariana

Publicado em Quinta - 30 de Abril de 2020 | por Auremácio Carvalho

O Presidente, em resposta, disse que nunca interviu na PF; que o Delegado pediu pra sair (não mostrou prova alguma concreta); que, de fato, Moro negociou o posto no STF; um discurso desconexo e cheio de fatos que não tinham nada a ver com o foco principal: “não é trocar, mas o motivo” (Moro).

Leia mais...