Publicidade

Publicado em Terça - 29 de Janeiro de 2019 | por Onofre Ribeiro

Luta pra décadas

A Constituição de 1988 piorou tudo isso. Criou dois elementos novos muito mais corrosivos do que a ganância dos antigos senhores da política e da economia. De um lado criou as corporações públicas, também conhecidas como poderes e as empresas estatais. O conjunto permitiu o surgimento de poderosas empreiteiras e corporações privadas. Na mesma esteira o serviço público também se transformou numa poderosa corporação. Colonizaram os cofres públicos!

Leia mais...

Lava Jato, Bolsonaro e Coaf

Publicado em Segunda - 28 de Janeiro de 2019 | por Pascoal Santullo Neto

O Coaf também apontou que, de 2014 para cá, mais de R$ 7 milhões circularam em ambas as contas. Segundo relatório do órgão, a movimentação de Flávio Bolsonaro, muito semelhante à de seu assessor Fabrício Queiroz, tem os seguintes pontos em comum: os depósitos e saques eram feitos em caixas de autoatendimento dentro da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj); as operações eram em espécie; os valores eram fracionados.

Leia mais...

Omissão e intervenção

Publicado em Segunda - 28 de Janeiro de 2019 | por Luiz Henrique Lima

O princípio da prestação de contas é de tal relevância que na Revolução Francesa de 1789 foi inserido como um dos direitos fundamentais no artigo 15 da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Posteriormente, em 1807 a França instituiu o primeiro Tribunal de Contas da Era Moderna. Na elaboração da Constituição dos Estados Unidos, os artigos federalistas enfatizaram a necessidade de um sistema de freios e contrapesos para que nenhuma autoridade ficasse imune a uma forma de controle externo.

Leia mais...

Chega de mortes

Publicado em Domingo - 27 de Janeiro de 2019 | por Caiubi Kuhn

Conheço Brumadinho desde criança, é a cidade da minha família materna e onde já morei durante um pedaço da minha infância. Acompanhei com apreensão e tristeza as notícias que saíram nos veículos de comunicação. E neste texto farei algumas ponderações sobre o cenário que temos no país em relação a mineração e prevenção a desastres.

Leia mais...

A hora é agora

Publicado em Sábado - 26 de Janeiro de 2019 | por Wilson Carlos Soares Fuáh

Cada um tem que correr atrás dos seus objetivos e transformar o seu hoje, para ter o amanhã cheio de novidades positivas. Cabe a cada um de nós, corrermos atrás dos novos projetos, pois a vida só acontece quando a gente decide fazê-la acontecer, sabendo que as consciências da vida são cheias de riscos, e correr riscos é que nos faz sentir que realmente estamos vivos e somos humanos.

Leia mais...

Isso é da sua conta

Publicado em Sexta - 25 de Janeiro de 2019 | por Vilson Pedro Nery

Com relação ao primeiro caso, a relação dos governantes com a imprensa, sabe-se que existe a liberdade de imprensa e a “liberdade de empresa”, e que para grande parte das corporações de mídia, este último conceito geralmente prevalece. No entanto, o direito à informação possui vários aspectos. Há a liberdade de comunicação atribuída ao professor, ao jornalista, ao usuário dos serviços públicos, e também a liberdade do cidadão de saber o que ocorre com as pessoas públicas, cujas ações geram efeitos refletidos em toda a população.

Leia mais...

Etanolduto

Publicado em Quinta - 24 de Janeiro de 2019 | por Alfredo da Mota Menezes

O etanolduto está em Uberaba, conectado a Ribeirão Preto e rumo a Paulínia, centro de distribuição nacional. Não se sabe ainda por onde ele viria para Mato Grosso. Por Itumbiara, por Senador Canedo? Isso só será definido depois do projeto pronto.

A empresa envolvida nesse álcoolduto teve problemas judiciais no caso Lava Jato. Depois de acordos na Justiça, associada a novos sócios, o grupo estaria em condições de voltar ao negócio.

Leia mais...

A praga da corrupção

Publicado em Quarta - 23 de Janeiro de 2019 | por Renato Gomes Nery

O exemplo da ALERG - Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro - é emblemático. Contrata-se assessores com régios salários e estes têm que devolver a metade ao cafajeste do chefe. Esta prática se estende para os Parlamentos e Tribunais de todo o País. Este é o Brasil brasileiro onde as mágicas e acrobacias servem para uns poucos se fartarem com o rico dinheiro público.

Leia mais...

Formas de amar

Publicado em Terça - 22 de Janeiro de 2019 | por Oscar D"Ambrosio

O empresário falece num acidente de automóvel, e o confeiteiro decide ir para Israel e conhecer a viúva, que tem uma cafeteria. Chegando lá, não apenas acaba trabalhando no local como também se envolve afetiva e sexualmente com ela. Isso ocorre ainda dentro de um cenário, em que ele enfrenta preconceito por ser alemão e não conhecer a tradição kosher, que proíbe, por exemplo, a mistura de carne e leite.

Leia mais...

Inclusão no mercado de trabalho

Publicado em Terça - 22 de Janeiro de 2019 | por Ellen Moraes Senra

Para incluir um indivíduo no mercado de trabalho, não podemos simplesmente jogá-lo num ambiente que não oferece os recursos necessários ao mesmo. Isso seria uma segregação ao invés de uma política inclusiva, algo equivalente a uma medida paliativa para cumprir a obrigatoriedade de colocar no quadro de funcionários pessoas que atendam critérios de necessidades especiais. Essa análise nos leva a perceber que ainda há um longo caminho a percorrer para que as tais políticas se tornem eficazes e condizentes com significado literal do termo.

Leia mais...