Publicidade

Publicado em Terça - 15 de Janeiro de 2019 | por Rosana Leite Antunes de Barros

Violência contra a mulher de sempre

Com a independência das mulheres, fruto dos movimentos feministas, as agressões a mulheres são vistas como absurdos no mundo atual. Antigamente, se perfazia em algo comum expressões patriarcais, tal como “chefe de família”. O pai, figura distante, provedor, era visto como verdadeiro “cacique” nos lares, a quem era garantido a última palavra. Ainda que a genitora dissesse alguma coisa, a chegada do progenitor definia os destinos familiares. E essa “gerência” do homem a tudo, todas e todos, o fez ganhar status de comando.

Leia mais...

Dieta anti-câncer: ela existe?

Publicado em Terça - 15 de Janeiro de 2019 | por Dr. Felipe Ades

Leia mais...

Tempo de espera

Publicado em Terça - 15 de Janeiro de 2019 | por Onofre Ribeiro

No caso de Bolsonaro, há que se reconstruir um país descosturado ao longo de 518 anos. No caso de Mato Grosso há se reconstruir um governo arrasado ao longo de sucessivas gestões. Em 1997 o governador Dante de Oliveira fez a última grande reforma da máquina estatal. Pesada e ineficiente como agora. De lá pra cá, deteriorou-se novamente. Porém, mais grave porque a Constituição de 1988 criou sistemas corporativos de poder dentro do Estado que arrasaram os governos estaduais e a Nação.

Leia mais...

O câncer em todos os lados

Publicado em Segunda - 14 de Janeiro de 2019 | por Lourembergue Alves

É preciso se contar de um a dez, e se for preciso, aumentar para mais, recomenda-se a prudência, o bom senso. Quando se chegar ao final da contagem, passou-se a raiva, e não se fala mais no dito nome feio, como se dizia no passado. Assim, o texto transcorre-se dentro da normalidade. Mas o que é normal? O ser normal é um conceito único e aceito universalmente? Respostas difíceis de serem encontradas. Sobretudo ao se trazer para respondê-las recomendações da psicologia, da antropologia, da sociologia, e, enfim, de tantas ias do mundo afora.

Leia mais...

As tendências particularizadas

Publicado em Segunda - 14 de Janeiro de 2019 | por Wilson Fuá

Devemos sempre correr atrás dos nossos sonhos, principalmente àqueles que estão guardados a quatros chaves, e que apesar de constituírem em conquistas importantes ao nosso ser, não fazemos nada para realizá-lo, talvez, por isso, perdemos muito tempo para resguardá-lo, ou por medo de transformá-lo em objeto de avaliação e julgamento na visão comum de outrem.

Leia mais...

Reflexões da vida

Publicado em Segunda - 14 de Janeiro de 2019 | por Rosivaldo Senna

Hoje tudo é diferente. A criança tem em sua casa, ou na escola, todos os possíveis e imagináveis temores da nossa vida cotidiana. São assaltos, assassinatos, acidentes de veículos, tudo minuciosamente relatado. E a criança cresce dando pouco ou nenhum valor a um dos princípios básicos da família, que é amar uns aos outros. E começa ali, no seio da família, com raras exceções, a competição, a ganância e a inveja. É irmão prejudicando irmão, é filho passando a perna nos pais e vice-versa.

Leia mais...

Enfraquecimento da OAB

Publicado em Sexta - 11 de Janeiro de 2019 | por Lauro José da Mata

Em 14 de novembro daquele ano de 2018 o ex-presidente Renato Nery fez publicar algumas considerações no tocante às eleições da OAB. Nas palavras do ilustre advogado, também entre crases à frente: “Encerrou o prazo para o registro de chapas e somente foi registrada a chapa liderada pelo atual presidente para cumprir novo mandato de três anos, na contramão da tendência de se coibir reeleições”.

Leia mais...

O discurso do ódio e o tiroteio

Publicado em Sexta - 11 de Janeiro de 2019 | por Marcelo Ferraz

O magistrado fundamentou a sua decisão sobre os aspectos no que tange ao primeiro efeito da posse, chamado de legítima defesa, desforço imediato ou autodefesa da posse, direito este que está ressaltado no parágrafo primeiro do artigo 1.210 do Código Civil , o qual diz; “o possuidor turbado, ou esbulhado, poderá manter-se ou restituir-se por sua própria força, contanto que o faça logo; os atos de defesa, ou de desforço, não podem ir além do indispensável à manutenção, ou restituição da posse”.

Leia mais...

A ânsia do propósito

Publicado em Quinta - 10 de Janeiro de 2019 | por Camila Tardin

Com a internet temos acesso a inúmeras informações e oportunidades. Acho incrível morar no meio mapa do Brasil, onde é possível ver um jacaré atravessar sobre uma faixa de pedestre, e, ao mesmo tempo, poder me conectar e aprender com gente do mundo todo. Pela internet compartilhamos palavras fortes como gratidão, talento, legado, empoderamento, criatividade, inovação, ideias disruptivas...

Leia mais...

Vai feder chifre queimado

Publicado em Quinta - 10 de Janeiro de 2019 | por Alfredo da Mota Menezes

Despesas com fornecedores ou duodécimos não se pagam no mesmo exercício fiscal, vai para o próximo ano. Uma tabela mostra o débito de cada ano de restos a pagar entre 2012 e 2017. Chegou-se a essa situação financeira por causa dos planos de carreiras aprovados de 2007 a 2014, empréstimos para a Copa e a dívida dolarizada.

Leia mais...