Publicado em Sexta - 08 de Fevereiro de 2019 | por Edson Wagner Strasinski

Me formei. E agora?

Precisará adequar as “teorias” aprendidas à complexidade das organizações que, sem exceções, buscam resultados para se perenizar, tem normas peculiares, todo um aparato tecnológico (software e hardware), alémde pessoas. Esta visão holística não acontecerá num “piscar de olhos”. Exigirá atenção aos detalhes, persistência, foco, capacitação continuada e o desenvolvimento intrapessoal. Vamos por partes.

Leia mais...

O grande desafio da governança fundiária

Publicado em Quinta - 07 de Fevereiro de 2019 | por Irajá Lacerda

Em suma, a governança fundiária é o conjunto de regras, processos e organizações pelas quais se determina o acesso e o uso da terra em um país. Com uma gestão da governança eficiente é possível reduzir despesas e investimentos na proteção à propriedade da terra, promover o aumento dos valores das propriedades e possibilitar o acesso ao crédito aos que vivem da agricultura familiar e produtores que necessitam desse auxílio.

Leia mais...

Quando menos é mais

Publicado em Quinta - 07 de Fevereiro de 2019 | por Faissal Calil

Ser o maior produtor de algodão, ter o maior rebanho e importar confecções e calçados, são exemplos, dentre outros, do que se pode aproveitar em movimentação de riqueza e geração de empregos. A citação de Juscelino Kubitschek em relação ao Brasil, também se aplica ao Estado: “Industrializar aceleradamente o país, transferir do exterior para nosso território as bases do desenvolvimento autônomo, fazer da indústria manufatureira o centro dinâmico das atividades econômicas nacionais”; – isso resumiria meu propósito, minha opinião.

Leia mais...

A LGPD e os sistemas de segurança

Publicado em Quarta - 06 de Fevereiro de 2019 | por Marcos Gomes

O próximo desafio será a adequação do mercado à nova lei que entrará em vigor em dezembro de 2020. Ela será aplicada a todas as empresas, sejam elas, micro ou grandes, incluindo condomínios, clubes, escolas etc. E um detalhe extremamente importante: as multas serão pesadas chegando a 2% do faturamento da empresa limitado a R$ 50 milhões por infração. Os sistemas deverão se adequar à LGPD para garantir a proteção das informações dos clientes, fornecedores, funcionários e terceiros de acessos não autorizados, alteração, destruição ou qualquer outro ato ilícito.

Leia mais...

A importância da atividade física para o idoso

Publicado em Terça - 05 de Fevereiro de 2019 | por Luiz Gustavo Castro Marques

Os exercícios mais adequados são o exercício aeróbico(andar, correr ou nadar), o treinamento de resistência para fortalecer seus músculos e exercícios de alongamento para evitar 'aquelas travadas' e ainda andar arrastando o pé no chão com passos curtos.

Leia mais...

O ilimitado mal

Publicado em Segunda - 04 de Fevereiro de 2019 | por Oscar D"Ambrosio

Não há preocupação com verossimilhança, mas sim em manter a adrenalina em alta no momento em que dois militares (pai e filho) sequestram o possível assassino, assim como um policial que acredita que aquele homem submetido às mais terríveis dores é inocente. Reviravoltas farão todos reverem esses conceitos sobre quem é mocinho e bandido.

Leia mais...

Antes e depois das eleições

Publicado em Domingo - 03 de Fevereiro de 2019 | por Wilson Carlos Fuáh

Quantas vezes espelhamo-nos em outros, sem perceberquem somos realmente, muitos acham que as pessoas conseguem as coisas por sorte, mas não é bem assim; o povo, diferentemente dos políticos, se priva de muitas coisas boas na vida, ralam muito para poder evoluir e no futuro talvez, até um dia ser reconhecido como uma pessoa realizada.

Leia mais...

Pecuária sobreviverá pagando até 12 vezes mais impostos?

Publicado em Sábado - 02 de Fevereiro de 2019 | por Breno Molina

Diante desse quadro, fomos surpreendidos em janeiro com a aprovação do novo Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). Entendemos o momento de crise enfrentado pelo Governo do Estado, porém, discordamos da forma como a medida foi colocada, praticamente sem diálogo, e não levando em consideração as dificuldades vividas principalmente pelos pequenos produtores.

Leia mais...

A República dos Ratos

Publicado em Sexta - 01 de Fevereiro de 2019 | por Marcelo Ferraz

A obra prima do escritor, publicada 1947 e que o ajudou a receber um Prêmio Nobel em 1957, conta a história de trabalhadores que descobrem a solidariedade em meio a uma peste que assola a cidade de Orã na Argélia. O romance destaca a mudança na vida da cidade depois que ela é atingida por uma terrível peste (transmitida por ratos) que dizima sua população. A dimensão política implícita nas entrelinhas deste livro é o grande destaque, já que a cidade assolada pela epidemia lembra a ocupação nazista na França durante a Segunda Guerra Mundial.

Leia mais...

É preciso jogar luz

Publicado em Quinta - 31 de Janeiro de 2019 | por Sérgio Paschoal

Até algum tempo atrás, pouco conhecido de grande parte da população, até mesmo de parte da imprensa (principalmente a não especializada em assuntos econômicos), e, surpreendentemente, pouco debatida na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (vide a evolução da previsão da renúncia fiscal nas leis orçamentárias), o incentivo fiscal passava desapercebido.

Leia mais...