Publicidade

Publicado em Quarta - 19 de Dezembro de 2018 | por Gaudêncio Torquato

O bombardeio sobre o Supremo

Comecemos por aí. Desde o mensalão (Ação Penal 470), o Supremo cobriu-se com o manto de tribunal criminal por mais que sua ação tenha se estendido a outros importantes nichos temáticos. Mas o matiz político se adensou na esteira de ilações e inferências sobre condenações de figuras e partidos.

Leia mais...

Salário mínimo em 2019

Publicado em Quarta - 19 de Dezembro de 2018 | por Clemente Ganz Lúcio

Atualmente, o valor do salário mínimo é de R$ 954. Seguindo o critério de reajuste definido em lei, em 1º de janeiro de 2019, o salário mínimo deverá ter um reajuste correspondente à variação da inflação de 2018 e um aumento real medido pela variação do PIB (Produto Interno Bruto) de 2017 (1%). O valor deverá ficar próximo de R$ 1 mil.

Leia mais...

Por que formalizar um contrato de namoro?

Publicado em Terça - 18 de Dezembro de 2018 | por Bianca Meres Silva Theer

As pessoas, de uma forma geral, buscam segurança patrimonial nas suas relações pessoais, optando por pactos nupciais nos casamentos, testamentos e, seguindo essa tendência, por contratos de namoro.

O contrato de namoro, por sua vez, é um instrumento viável e que pode ser utilizado como prova de que aquela relação amorosa não possui a intenção de constituir família e de que não preenche os requisitos da União Estável, por vontade expressa do casal.


Leia mais...

Como definir metas e conquistar sonhos?

Publicado em Terça - 18 de Dezembro de 2018 | por Luciana Carreteiro

Mas como definir as metas da maneira correta para que realmente os sonhos se tornem realidade? Dois fatores são essenciais. O primeiro é ser o mais específico possível. Estudiosos já comprovaram que quanto mais específica sua meta é, mais a sua performance será afetada, ou seja, metas específicas geram maiores resultados.

Lembre-se que a sua meta precisa ser desafiadora de forma que você possa superá-la, e que ela também precisa ter um prazo determinado para que gere um comprometimento e um senso de organização da sua agenda. É essencial que a meta seja clara, para isso você pode explicar sua meta para um colega de trabalho ou um parente. Para ser ainda mais preciso, utilize o anagrama SMART: eSpecífica, Mensurável, voltada para a Ação, Relevante para você (seu trabalho ou sua vida) e baseada no Tempo.

Leia mais...

O peso da responsabilidade

Publicado em Terça - 18 de Dezembro de 2018 | por Carlos Fávaro

Confesso as minhas angústias. Conversei com muitos amigos, com políticos experientes e escutei estímulos e desânimos. No final, depois de pesar prós e contra, de ouvir a família, optei pela disputa a um cargo eleitoral. As circunstâncias acabaram por me levar à disputa de uma das duas vagas ao Senado nas eleições de 2018. Lá fui, com pouca experiência política e eleitoral, disputando pelo PSD, que tenho o orgulho de presidir no Estado. Enfrentei disputa muito mais polarizada do que a de governador.

Leia mais...

As expectativas de Pedro e Mauro

Publicado em Segunda - 17 de Dezembro de 2018 | por Onofre Ribeiro

De todo modo, não correspondeu e ninguém corresponderia, nesse período, à imensa carga de expectativas que sua campanha eleitoral gerou frente às respostas que entregou. Foi vítima de si mesmo. Pra gestão é ruim, porque as cobranças crescem em relação ao próximo governante.

Mauro Mendes entrará sob a mesma carga de expectativas. Na campanha eleitoral criticou muito a gestão financeira de Pedro Taques e prometeu recuperar as contas e dar rumo à gestão. É uma promessa dificílima tendo em vista que encontrará um Estado extremamente aparelhado pelo funcionalismo público, cartelizado a partir de 2016 na época das discussões da RGA. Encontrará também o aparelhamento de gastos e de reivindicações dos poderes. Uma central imensa de egoísmo corporativo!

Leia mais...

Nós não odiamos os homens

Publicado em Segunda - 17 de Dezembro de 2018 | por Michelle Leite de Barros

Queremos igualdade, essa é a palavra, juntamente com respeito. Igualdade do mesmo que equidade, justiça, integridade, honestidade, uniformidade. Uma igualdade material, onde devemos tratar os iguais de forma igual e os desiguais de forma desigual, na medida de suas desigualdades (é bom explicar antes que algum desentendido fale: “Quer igualdade então vai carregar um saco de cimento na cabeça”. Como se a força fosse a mesma). Às vezes é preciso desenhar, mas eu tenho fé que os machistas um dia ainda vão entender.

Leia mais...

A Terra plana não é plana!

Publicado em Domingo - 16 de Dezembro de 2018 | por Caiubi Kuhn

Estamos no século XXI, o ser humano possui uma estação espacial na orbita da Terra, além de inúmeros satélites, pesquisas com super telescópios entre outras infinidades de coisas que envolvem o universo científico. Mas a muito tempo atrás, antes destas tecnologias todas, lá na Grécia antiga cientistas como Eratóstenes (276 a.C. - 194 a.C.) já sabiam o formato da Terra, além de ter conseguido calcular a circunferência do planeta.

Os cientistas brasileiros lutam diariamente para desenvolver a pesquisa no país, mesmo com a falta recursos, de reconhecimento e de estrutura. A popularização da ciência também acontece com grandes dificuldades, são escassas as instituições museológicas e as que existem em geral passam por dificuldades financeiras.

Leia mais...

Envelhecimento e saúde integral

Publicado em Domingo - 16 de Dezembro de 2018 | por Juacy da Silva

Enquanto este processo de envelhecimento aconteceu de forma lenta e gradual nos países, hoje desenvolvidos, dando tempo para que os mesmos tenham reduzido os níveis de pobreza, de miséria, de concentração de renda e, ao mesmo tempo, que instituições voltadas `a saúde e ao bem estar de seus habitantes tenham sido construidas e, assim, melhores cuidados e serviços públicos e privados possam oferecer tais serviços; nos países pobres e emergentes, como é o caso do Brasil, defrontam com um grande número de pessoas, que chegam a quase 80% da população estejam vivendo na miséria, abaixo ou pouco acima da linha da pobreza e não dispõem de recursos para desfrutarem de uma vida com dignidade, incluindo os cuidados com a saúde e o bem estar fisico, mental/emocional, espiritual, econômico e social.

Leia mais...

Recesso: foi bom para você?

Publicado em Domingo - 16 de Dezembro de 2018 | por Gisele Nascimento

Como quase tudo na vida, dezembro é marcado por intensa dicotomia, por grande contradição, porquanto se para uns é tempo de férias, de descanso, de recesso, por outro lado, para muitos outros é tempo de intensificar atividades, como os comerciantes, que precisam aproveitar para aumentar suas vendas, por conta do aumento de grana em circulação em face do recebimento do 13º salário pelos consumidores e dos gastos relacionados às celebrações de fim de ano.

Leia mais...