Publicidade

Publicado em Segunda - 26 de Novembro de 2018 | por Auremácio Carvalho

Escola sem partido

A escola é – ou deveria ser - um espaço do saber, com liberdade de expressão, de pensamento, inclusive contra o ensino recebido, ementas e currículos, buscando uma formação humana integral do aluno/cidadão consciente, não “vacas de presépio”. Mas, não espaço de doutrinação ou lavagem cerebral por correntes A ou B. Até onde vai a liberdade de cátedra, a autonomia do/a docente em sala de aula, é a questão central.

Leia mais...

À procura de equilíbrio

Publicado em Segunda - 26 de Novembro de 2018 | por José de Paiva Netto

Na verdade, o ser humano, sabendo ou não, procura instintivamente o equilíbrio, que só pode advir do exercício da Fraternidade, a grande esquecida — como lamentava Dom Bosco (1815-1888) — da trilogia da Revolução Francesa (Liberté, Égalité, Fraternité), tanto que sua posição é a final do lema reformista, quando deveria ocupar a vanguarda deste. Por isso deu no que deu, com tanta gente guilhotinada. (...)

Leia mais...

O direito à felicidade e o dever do Estado

Publicado em Domingo - 25 de Novembro de 2018 | por João Guilherme Ometto

Portanto, é evidente que o Estado tem sido o principal causador do atual cenário de adversidades. Produziu uma crise econômica profunda, não solucionou gargalos históricos de nosso processo de desenvolvimento, como na saúde, educação, infraestrutura e moradia, e sequer consegue manter conquistas importantes, que se constituíram em notáveis exceções em sua trajetória de erros, como a ampla cobertura vacinal.

Leia mais...

Mais Médicos e ideologia

Publicado em Domingo - 25 de Novembro de 2018 | por Renato de Paiva Pereira

Mas o que importa a clara má intenção petista, se, nesse caso, o resultado final do conchavo foi bom pra todas as partes envolvidas? Excelente para o Brasil que tinha na época diversas regiões desassistidas, que por serem ermas ou violentas não atraia os médicos locais.

Leia mais...

Perigo no ambiente de negócios

Publicado em Domingo - 25 de Novembro de 2018 | por Onofre Ribeiro

Aqui entra a conversa deste artigo. Desde o segundo governo Dante de Oliveira, de 1999-2003, Mato Grosso ganhou fama de ter um bom ambiente pros negócios. E eles de fato aconteceram e se multiplicaram nas duas gestões Blairo Maggi (2003-2010). Já na gestão Silval Barbosa a burocracia da Secretaria de Fazenda ganhou vida própria e decidiu confrontar os possíveis investimentos. Grandes investidores deixaram Mato Grosso ou preferiram apostar em Goiás e Mato Grosso do Sul.

Leia mais...

Aposentadoria sem contribuição?

Publicado em Sábado - 24 de Novembro de 2018 | por Bruna Andrade

Por analogia ao seguro de automóvel quando acontece um acidente a seguradora somente ressarcirá o proprietário se ele estiver pagando o seguro, logo, somente se aposentará no INSS quem tiver contribuído e tiver a carência (número de contribuições necessárias) exigida para a aposentadoria que se enquadrar.

No entanto, o INSS não abrange somente a previdência, mas também a Assistência Social, que concede um benefício sem a pessoa nunca ter contribuído, comumente chamado de forma equivocada de "aposentadoria".

Leia mais...

Economia e política em MT

Publicado em Sábado - 24 de Novembro de 2018 | por Alfredo da Mota Menezes

Silval Barbosa era o governador naquele momento. Tinha tudo para fazer uma grande administração, preferiu enveredar por caminhos não republicanos. Além do crescimento econômico, a Copa do Mundo estava chegando.

Na esteira do boom econômico, porque o estado podia pagar, chegou empréstimo de uns dois bilhões de reais para o VLT, estádio e outras obras na capital e entorno. E mais 1.5 bilhões do BNDES para estradas no MT-Integrado.

Leia mais...

Novo idioma é diferencial na carreira

Publicado em Sexta - 23 de Novembro de 2018 | por Roland Gradinger

Em uma negociação empresarial ou mesmo para acessar uma bolsa de estudos fora do país, ter domínio de uma nova língua é fundamental. Com o intuito de facilitar, há atualmente programas de idiomas bastante flexíveis, com datas de início durante todo o ano, duração a partir de 2 semanas e que podem ser feitos nas férias.

Leia mais...

Redução da Maioridade Penal ou Aumentar a Punição?

Publicado em Quinta - 22 de Novembro de 2018 | por Paulo Roberto Jorge do Prado

Segundo, porque a redução impõe alteração do texto Constitucional, pois quem fixou a idade de 18 anos foi a Constituição Federal e não o ECA. Ressalto ainda que nem vou indagar os critérios físicos, psicológicos ou sociais para impor a redução aos 16 anos de idade ou talvez 15, 14, 13 ou 12, bem como, os indicadores da quantidade de crimes praticados por adolescentes no Brasil, nesses últimos cinco anos e a ligação com o tráfico e consumo de Drogas.

Leia mais...

‘Aqui, só eu toco’

Publicado em Quinta - 22 de Novembro de 2018 | por Dulce Figueiredo

É possível agir preventivamente, ao construir, no dia-a-dia, desde muito cedo, uma relação saudável da criança com o corpo. O primeiro passo é nomear todas as partes, inclusive as íntimas, falando sobre suas funções, cuidados e higiene de forma aberta e clara.

Leia mais...