Publicidade

Publicado em Sábado - 26 de Dezembro de 2020 | por Percival Puggina

Um Natal de Karol Wojtyla

Leão, dois séculos antes, vivera as lutas contra o declínio do Império, salvando o que podia. E nesse enfrentamento atribuiu à Sé Apostólica um primado religioso, moral e cultural que ela nunca mais haveria de perder.

Leia mais...

Judiciário consome 1,5 % do PIB

Publicado em Sábado - 26 de Dezembro de 2020 | por Licio Antonio Malheiros

Vamos falar agora apenas o nível Federal, o Poder Executivo responde pela maior parcela da despesa com pessoal ativo, com 75,7%, em função do seu tamanho, seguido pelo Judiciário (18,4%), o Legislativo (3,1%) e o Ministério Público (2,8%).

Leia mais...

Um Feliz Natal aos viajantes do tempo

Publicado em Sexta - 25 de Dezembro de 2020 | por João Edisom de Souza

Quem já fez, passou ou mesmo está próximo de comemorar seis décadas de vida e ocupou os espaços devidos de seu tempo nesta jornada de vivencias, convivências, experiências e aprendizado, tem muito a comemorar neste natal.

Leia mais...

Abandono afetivo inverso

Publicado em Sexta - 25 de Dezembro de 2020 | por Carla Rachel Fonseca da Silva

Todos estão fadados ao envelhecimento e com a expectativa de vida cada vez maior com o passar dos anos, a sociedade brasileira tem provocado à criação de diversos institutos jurídicos que tratem de problemas diários que o crescente número de idosos tem enfrentado de modo cada vez mais frequente.

Leia mais...

Rede de Frente

Publicado em Quinta - 24 de Dezembro de 2020 | por Rosana Leite Antunes de Barros

O surgimento se deu no ano de 2013, após uma conversa incentivadora da defensora pública Lindalva de Fátima Ramos com o representante do Poder Judiciário e do Ministério Público em uma audiência pública que tratava do enfrentamento à violência contra a mulher.

Leia mais...

As novas custas judiciais

Publicado em Quinta - 24 de Dezembro de 2020 | por Renato Gomes Nery

A Justiça Gratuita – que seria outra forma de acesso – é uma ficção, pois apesar dos benefícios da lei que a estipula, os juízes fazem o que podem para não a conceder. Com as exceções devidas, há um comprometimento de encher “as burras” do Poder Judiciário. Neste País injusto a grande maioria precisa da Justiça.

Leia mais...

Desafios em Superação

Publicado em Quarta - 23 de Dezembro de 2020 | por Amir Maluf

O ano gêmeo, 2020 se aproxima do final e entra para a história como um marco desafiador para a saúde e a economia. As ondas turbulentas de um mar agitado impuseram regras temidas, algumas necessárias, outras discutíveis aos diversos setores produtivos, entre as imposições governamentais a mais temida abalou muitos pilares econômicos, a do fechamento; a restrição total ou parcial desta medida parecia cruel demais e sufocante para manter de pé uma empresa. Uma difícil equação foi imposta, como gerar desenvolvimento econômico, se o produto ou serviço não podem ser produzidos? Posteriormente veio a resposta, ou alternativa para manter vivo um CNPJ, a flexibilização. Na pratica permitiu mais fôlego para honrar salários, tributos e custos junto a fornecedores, claro que lucratividade não foi à meta, era inatingível, a sobrevivência já era o suficiente.

Leia mais...

Bolsonaro e a vacina: as dores e o sofrimento de nosso povo

Publicado em Quarta - 23 de Dezembro de 2020 | por Rosa Neide

Aprendi desde criança uma expressão popular que diz: casa de pais, escola de filhos. Os sinais que o pai dá em casa, se forem invertidos, podem educar de forma trágica aqueles que estão à nossa volta.

Leia mais...

Inteligência emocional

Publicado em Terça - 22 de Dezembro de 2020 | por Francisney Liberato Batista Siqueira

“Todos temos essa tendência de negar nossas falhas. É uma estratégia emocional cômoda, que nos protege do sofrimento que acarretaria reconhecer a dura verdade. A atitude defensiva assume muitas formas: minimizar os fatos, excluir informação crucial, racionalizar e encontrar boas desculpas – qualquer coisa para tirar dos fatos a sua verdade emocional”.

Leia mais...

Amazônia, Pantanal e Cerrado

Publicado em Terça - 22 de Dezembro de 2020 | por Onofre Ribeiro

Vamos aos fatos mais destacados. Depois da pandemias do corona vírus, o mundo emerge voltado pra qualidade der vida e pro bem estar das pessoas. A fragilidade da vida vista na pandemia acabou associada às fragilidades acumuladas sobre o planeta. O meio ambiente tornou-se fundamental.

Leia mais...