Publicado em Quinta - 24 de Dezembro de 2020 | por Renato Gomes Nery

As novas custas judiciais

A Justiça Gratuita – que seria outra forma de acesso – é uma ficção, pois apesar dos benefícios da lei que a estipula, os juízes fazem o que podem para não a conceder. Com as exceções devidas, há um comprometimento de encher “as burras” do Poder Judiciário. Neste País injusto a grande maioria precisa da Justiça.

Leia mais...

Desafios em Superação

Publicado em Quarta - 23 de Dezembro de 2020 | por Amir Maluf

O ano gêmeo, 2020 se aproxima do final e entra para a história como um marco desafiador para a saúde e a economia. As ondas turbulentas de um mar agitado impuseram regras temidas, algumas necessárias, outras discutíveis aos diversos setores produtivos, entre as imposições governamentais a mais temida abalou muitos pilares econômicos, a do fechamento; a restrição total ou parcial desta medida parecia cruel demais e sufocante para manter de pé uma empresa. Uma difícil equação foi imposta, como gerar desenvolvimento econômico, se o produto ou serviço não podem ser produzidos? Posteriormente veio a resposta, ou alternativa para manter vivo um CNPJ, a flexibilização. Na pratica permitiu mais fôlego para honrar salários, tributos e custos junto a fornecedores, claro que lucratividade não foi à meta, era inatingível, a sobrevivência já era o suficiente.

Leia mais...

Bolsonaro e a vacina: as dores e o sofrimento de nosso povo

Publicado em Quarta - 23 de Dezembro de 2020 | por Rosa Neide

Aprendi desde criança uma expressão popular que diz: casa de pais, escola de filhos. Os sinais que o pai dá em casa, se forem invertidos, podem educar de forma trágica aqueles que estão à nossa volta.

Leia mais...

Inteligência emocional

Publicado em Terça - 22 de Dezembro de 2020 | por Francisney Liberato Batista Siqueira

“Todos temos essa tendência de negar nossas falhas. É uma estratégia emocional cômoda, que nos protege do sofrimento que acarretaria reconhecer a dura verdade. A atitude defensiva assume muitas formas: minimizar os fatos, excluir informação crucial, racionalizar e encontrar boas desculpas – qualquer coisa para tirar dos fatos a sua verdade emocional”.

Leia mais...

Amazônia, Pantanal e Cerrado

Publicado em Terça - 22 de Dezembro de 2020 | por Onofre Ribeiro

Vamos aos fatos mais destacados. Depois da pandemias do corona vírus, o mundo emerge voltado pra qualidade der vida e pro bem estar das pessoas. A fragilidade da vida vista na pandemia acabou associada às fragilidades acumuladas sobre o planeta. O meio ambiente tornou-se fundamental.

Leia mais...

Sem lenço e sem orçamento

Publicado em Segunda - 21 de Dezembro de 2020 | por Luiz Henrique Lima

Como tenho sublinhado em outras oportunidades, o debate e a votação das leis orçamentárias constituem a principal responsabilidade do Poder Legislativo, eis que podem gestar soluções ou agravar carências na execução das políticas públicas.

Leia mais...

Lições do Invisível

Publicado em Segunda - 21 de Dezembro de 2020 | por Rosângela Lucas

Foi necessário um miserável vírus para nos mostrar que o culto à celebridade é uma estupidez intelectual. Que não há nenhuma diferença entre um anônimo ou alguém que vive debaixo dos holofotes da mídia...

Leia mais...

Não relaxem agora. Falta pouco

Publicado em Domingo - 20 de Dezembro de 2020 | por Renato de Paiva Pereira

Esta frase de alerta, estava no fim deste artigo. Resolvi colocá-la no começo, temendo que os leitores, por falta de talento do colunista, não chegassem ao final dele.

Leia mais...

As 256 Depressões

Publicado em Domingo - 20 de Dezembro de 2020 | por Manoel Vicente de Barros

Doenças com mecanismos patológicos conhecidos e que causam um conjunto definido de sintomas são mais fáceis de entender e tem um tratamento mais preciso.

Leia mais...

O que faremos no pós ódio?

Publicado em Sábado - 19 de Dezembro de 2020 | por João Edisom de Souza

Uma construção que se iniciou ainda no século passado e se consolidou no mundo na segunda década deste século vem causando um estrago enorme nas relações diplomáticas da convivência coletiva e de relacionamento individual entre as pessoas: vivemos a era do aldeamento conflituoso e odioso.

Leia mais...