Publicado em Domingo - 12 de Julho de 2020 | por Julier Sebastião da Silva

Cuiabá e o transporte público

Mesmo não fazendo uso dos coletivos públicos diariamente, acompanho atentamente a gestão do modal na cidade ao longo dos últimos 20 anos.

Leia mais...

A Justiça está em crise ou a crise é objeto da Justiça? Uma análise histórica

Publicado em Domingo - 12 de Julho de 2020 | por Gabriela Novis Neves

Com o direito romano, a aplicação prática dessa história ganhou concretude e os pretores romanos que julgavam os casos tinham o poder de controle de justiça do direito escrito ao invocar o direito natural, aplicando o justo para fazer justiça do caso concreto. Cada caso era julgado de uma forma e muitas vezes para uma mesma relação de fato eram dadas soluções contraditórias.

Leia mais...

Botox e o Lifting de Nefertiti

Publicado em Sábado - 11 de Julho de 2020 | por Aline Dalavia

Conhecida há mais de três mil anos por seus traços perfeitos, a rainha egípcia Nefertiti hoje dá nome a uma técnica dermatológica de embelezamento que usa a toxina botulínica para rejuvenescer a área do pescoço e, de quebra, evitar a formação da papada.

Leia mais...

A revisão dos contratos de franquia em tempos de pandemia

Publicado em Sábado - 11 de Julho de 2020 | por Lisiane Valéria Linhares Schmidel

A submissão contratual, por sua vez, pode ser fator de revisão e até resolução, independente de fatos extraordinários e que deixam de assim ser, como a pandemia pelo Covid-19, já a submissão contratual ampara a possibilidade de revisão contratual por onerosidade excessiva, com muito mais força jurídica do que a pandemia, se o sujeito que pretende a revisão, consiga comprovar que durante a execução do contrato, as atitudes da parte fornecedora, excedem a expectativa de prejuízo e reduz as chances de ganho daquele que se sujeita.

Leia mais...

Justiça de MT avança na digitalização de processos físicos

Publicado em Sexta - 10 de Julho de 2020 | por Leandro Facchin

Inovações e investimentos em tecnologia fizeram com que o Judiciário mato-grossense registrasse, em junho, 5.259 decisões colegiadas na 2ª Instância, um crescimento de 79,49% se comparado ao mesmo período de 2019, que registrou 2.930.

Leia mais...

Cabaré de cegos

Publicado em Sexta - 10 de Julho de 2020 | por Renato Gomes Nery

Você que me lê deve ter alguém da sua família ou do seu círculo de amizades que, também, foi vítima do mesmo mal. Enfim, estamos frente a uma tragédia universal e anunciada. Tivemos, aqui no Estado de Mato Grosso, tempo para nos preparar, pois foi um dos últimos estados onde a doença apareceu.

Leia mais...

Discurso de Ódio

Publicado em Quinta - 09 de Julho de 2020 | por Lício Malheiros

O termo em questão “Discurso de Ódio” (que de forma genérica, qualquer ato de comunicação que inferiorize ou incite ódio contra uma pessoa ou grupo, tendo por base características como: raça, gênero, etnia, nacionalidade, religião, orientação sexual e por ai vai).

Leia mais...

Placebos da Esperança

Publicado em Quinta - 09 de Julho de 2020 | por Marcelo Augusto Portocarrero

Parece ser o que está acontecendo na Índia, no Continente Africano e mais recentemente Belém do Para e outras cidades do Brasil.

Leia mais...

Higiene do sono

Publicado em Quarta - 08 de Julho de 2020 | por Camila Delgado

Melhorar a rotina de sono requer cuidados básico, porém contínuos. Dormir bem reflete na forma como alimentamos nosso cérebro de boas memórias. Isso porque é no sono que fazemos a restauração de tudo que absorvemos de informação no dia, tanto física quanto emocional e até mesmo a nossa alimentação.

Leia mais...

Viver bem com pouco

Publicado em Quarta - 08 de Julho de 2020 | por Onofre Ribeiro

A pandemia do covid19 está transformando o modo de viver de todo mundo em todo o mundo. Fatores garantidos como o trabalho, o emprego, a economia, a política, a educação, a saúde, as políticas pessoais e públicas, estão rapidamente entrando em cheque.

Leia mais...