Publicado em Segunda - 03 de Junho de 2019 | por Gisele Nascimento

Divórcio Impositivo em Cartório

Dessa maneira, ele pode sozinho, sem a necessidade de consentimento do outro, ir até o cartório e desfazer o vinculo matrimonial, assim é o que diz o provimento 6/19 do Tribunal de Justiça de Pernambuco que altera as exigências para o divórcio.

Leia mais...

Ferrovia: Cuiabá isolada

Publicado em Segunda - 03 de Junho de 2019 | por Onofre Ribeiro

Vítima de sucessivos planos econômicos do governo federal, o Grupo Itamarati quebrou e a concessão da ferrovia passou para o grupo privado Ferronorte. Também não andou. A empresa devolveu ao governo federal a concessão de 30 anos até Santarém e a Vilhena e ficou com os trechos dali a São Paulo. Finalmente no fim da década de 1970 a ferrovia chegou a Alto Taquary, em Mato Grosso e em 2002 a Alto Araguaia, onde empacou.

Leia mais...

As regras de ouro

Publicado em Segunda - 03 de Junho de 2019 | por Wilson Fuá

Pois, só a partir daí, passamos a adotar o poder de renunciar e ao manifestarmos de forma decisiva para sairmos da estreita fronteira onde somos aprisionados, desnudado, descalços e sem marcas.

Leia mais...

Fatores emocionais impactam sucessão familiar

Publicado em Terça - 28 de Maio de 2019 | por Cristhiane Brandão

Quem passa o bastão, apesar de estar certo da sua decisão, geralmente é tomado por um estado de choque ao anunciar seu sucessor. Ao mesmo tempo em que adota em seu discurso que ‘não tem mais pique para tocar a organização’, é comum agir como se a transição efetiva ainda estivesse longe de acontecer.

Leia mais...

O muro invisível

Publicado em Segunda - 27 de Maio de 2019 | por Luiz Henrique Lima

Mas existem também os muros invisíveis, somente percebidos por aqueles que lhes sofrem as consequências. É sobre um deles que trataremos hoje no Dia Nacional da Adoção.

É impressionante constatar como são arraigados certos preconceitos culturais relativos à adoção e que compõem um grande e sólido muro invisível.

Leia mais...

A reforma tributária poderá desonerar o contribuinte?

Publicado em Segunda - 27 de Maio de 2019 | por Welyda Cristina de Carvalho

Em linhas gerais, a proposição legislativa propõe unificar cinco impostos e, na prática, pretende taxar o consumo ao invés da produção, ou, no jargão técnico, desonerar as atividades econômicas. O teor da proposta de autoria do deputado Baleia Rossi (MDB-SP), discorre sobre modificações estruturais na política tributária nacional. Trata-se da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/19. A base da proposta foi elaborada pelo Centro de Cidadania Fiscal.

Leia mais...

Vida líquida

Publicado em Segunda - 27 de Maio de 2019 | por Onofre Ribeiro

É esse Estado costurado e remendado que chegou aos dias atuais. Teve constituições, mas elas nunca se desprenderam de certos vícios que transformaram a estrutura pública numa construção do poder político dirigido às elites burocráticas e econômicas históricas do país.

Leia mais...

Um sim à adoção

Publicado em Sexta - 24 de Maio de 2019 | por Itallo Leite

Mas os críticos acharam mais fácil falar que o desfile era uma feira de ofertas e desvirtuaram essa bonita iniciativa da AMPARA e CIJ. É por isso que registro aqui a minha solidariedade às presidentes Lindacir Rocha e Tatiane Barros. Ergam a cabeça e tenham muito orgulho do trabalho de vocês. O “SIM” que vocês dão todos os dias para essas crianças vale todo e qualquer sacrifício e não tem crítica capaz de destruir.

Leia mais...

Habemus papa

Publicado em Sexta - 24 de Maio de 2019 | por Auremácio Carvalho

Seu slogan de governo coroa a ideia: "Brasil acima de tudo; Deus acima de todos". O Ministro das Relações Exteriores disse textualmente que Bolsonaro era “enviado divino”. As mensagens do tuite, que é o Diário Oficial do governo, e de seus seguidores, atesta o fato.

Leia mais...

Motoristas de Uber e o INSS

Publicado em Quinta - 23 de Maio de 2019 | por Gisele Nascimento

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, por intermédio de suas atribuições legais conferidas pela Carta da República, publicou no Diário Oficial da União – em 15 de maio de 2019 o Decreto n° 9.792/19, que regulamentou de forma detalhada a maneira como dever ser feita essa inscrição.

Leia mais...