Publicado em Quinta - 25 de Maio de 2023 | por Alfredo da Mota Menezes

Pandemia, crise e história

A maioria das pessoas, como determinava o bom senso e a recomendação da saúde pública, ficava em casa. E a televisão, fazendo cobertura do que estava acontecendo, trazia uma preocupação constante com o número de mortes que ocorria em outros países e também no Brasil.

Leia mais...

Qual a reforma tributária que queremos?

Publicado em Quinta - 25 de Maio de 2023 | por Junior Macagnam

O ambiente de negócios no país, ainda com juros altos, remédio amargo, mas necessário para o controle da inflação, não prospera para novas oportunidades. Na imprensa e redes sociais, as autoridades políticas defendem uma “reforma tributária possível”, a que dá para fazer. Nem sequer citam redução de gastos da máquina estatal, o que é imprescindível para a redução da carga tributária.

Leia mais...

MST e cangaço

Publicado em Quinta - 25 de Maio de 2023 | por Onofre Ribeiro

Os dois fatos estão ligados à mesma desordem social que tomou conta do país. Os quadrilheiros ligados às grandes facções criminosas e outra ao MST. O MST é uma facção criminosa ligada ao Partido dos Trabalhadores que ganhou força neste ano depois da posse do governo do PT.

Leia mais...

Atenção às complicações das cirurgias oncológicas

Publicado em Quarta - 24 de Maio de 2023 | por Rafael Sodré de Aragão

Sangramento excessivo: A cirurgia oncológica pode causar sangramento excessivo, especialmente se envolver a remoção de um tumor grande ou invasivo. Isso pode exigir transfusões de sangue e, em alguns casos, pode levar a complicações graves, como choque hemorrágico.

Leia mais...

Obesidade infantil e esteatose hepática

Publicado em Quarta - 24 de Maio de 2023 | por Adriana Costa

A obesidade não é um problema de estética. Está relacionada a diversas doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e má formação do esqueleto. Além disso, pode gerar dificuldades para executar atividades e brincadeiras comuns da infância.

Leia mais...

Fiscalização do Indea no período do vazio sanitário

Publicado em Terça - 23 de Maio de 2023 | por Nathalia Cordeiro

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso – INDEA, já informou que o período do vazio sanitário da soja acontecerá do dia 15 de junho a 15 de setembro de 2023. Nesses 90 dias, fica proibido o plantio de soja, com intuito de evitar a multiplicação da ferrugem asiática causada por fungos.

Leia mais...

Governança familiar

Publicado em Terça - 23 de Maio de 2023 | por Luiz Henrique Lima

Isso ocorre por múltiplos fatores. Às vezes, o falecimento do fundador ocorre sem que haja sido designado ou preparado um sucessor. Em outros casos, surgem divergências entre os herdeiros: enquanto uns querem vender o negócio e viver de renda, outros querem expandi-lo, adquirindo empresas menores e ampliando as operações.

Leia mais...

PCH’s = morte do rio Cuiabá

Publicado em Segunda - 22 de Maio de 2023 | por Licio Antonio Malheiros

O rio Cuiabá, é um patrimônio histórico imaterial e material, pela importância da trajetória das suas águas, significando às relações criadas durante a sua existência, representando vida para às populações ribeirinhas que residem nas proximidades dos rios e, têm na pesca artesanal sua principal atividade de sobrevivência.

Leia mais...

A impossibilidade da perfeição

Publicado em Segunda - 22 de Maio de 2023 | por Wilson Carlos Soares Fuáh

A passagem por esta vida é muito rápida, mas o suficiente longo para cometer erros irreparáveis, julgando sem tolerância às pessoas que fazem parte do nosso meio e rejeitado as ações compartilhadas e tocar das atitudes individualista, simulada e agressiva com aquelas que nos contrariam.

Leia mais...

O Gambito da Rainha

Publicado em Sábado - 20 de Maio de 2023 | por Gonçalo Antunes de Barros Neto

O filme também explora temas mais profundos, como solidão, dependência química e empoderamento feminino. Beth parece ter uma personalidade complexa e multifacetada, com pequenas inseguranças, apesar de sua determinação em seguir adiante como jogadora de xadrez.

Leia mais...