Publicidade

Publicado em Terça - 19 de Abril de 2016 | por ANNELYSE SANTOS

Opinião Licença para uma reflexão pessoal

Estudei História do Brasil nos bancos de uma escola pública da periferia de Cuiabá, que foi onde me formei no ensino fundamental. Depois tive o êxito de estudar na ETF-MT, hoje, IFMT. Oportunidade essa, que tive acesso a um olhar mais humanizado e crítico para a história do meu país.

Leia mais...

Opinião Nos extraviamos

Publicado em Terça - 12 de Abril de 2016

Quando uma criança leva socos de um adulto por um pedaço de bolo, precisamos abandonar nossa zona de conforto e nos perguntar: é esse o mundo que quero para meus filhos, netos e amigos? Que tipo de ser humano sou eu? Seria eu capaz disso um dia? Alguns traços nos distinguem dos animais, outros nos transforma em um deles.

Leia mais...

Opinião Os desafios em um ano decisivo

Publicado em Domingo - 13 de Março de 2016

O último ano de mandato é sempre cercado de expectativas para os prefeitos que vão encerrar o ciclo da sua administração e também para os que irão se candidatar à reeleição. Este ano, além dessa expectativa, acrescenta-se a preocupação, sentimento que tomou conta dos atuais gestores. A inquietação está associada às dificuldades naturais do cargo, agravadas pela instabilidade política, econômica e moral que envolve o país.

Leia mais...

Opinião A voz e a vez do pré-candidato

Publicado em Terça - 01 de Março de 2016 | por *RODRIGO CYRINEU

De figura rechaçada para acolhida pelo ordenamento jurídico, o pré-candidato é, hoje, uma realidade de ôntica, embora ainda não tenha recebido a aceitação – e a devida atenção – dos Tribunais Eleitorais. A propaganda antecipada, também chamada de extemporânea, foi largamente combatida nas eleições anteriores, acarretando saldos negativos decorrentes de aplicação de multas e cassação de candidaturas em casos pontuais, nos quais detectaram-se abusos de poder.

Leia mais...

Opinião Respeito ao trabalhador

Publicado em Sábado - 16 de Janeiro de 2016 | por GABRIEL GUILHERME

Conforme a Associação Mato Grossense dos Transportes Urbanos (AMTU), atualmente mais de 345 mil pessoas entre Cuiabá e Várzea Grande (as duas maiores cidades do Estado), dependem de alguma forma do transporte coletivo, sendo estas irrevogáveis vítimas do deplorável serviço ofertado, pelas empresas encarregadas nesta função.

Leia mais...

Opinião O senador Delcidio foi preso em flagrante ou por prisão preventiva?

Publicado em Quinta - 03 de Dezembro de 2015 | por Mauro Viveiros

A primeira vez que se decreta a prisão de um Senador da República no Brasil oferece ocasião para refletirmos sobre o modelo de prerrogativas constitucionais dos parlamentares e a força normativa da Constituição.

Leia mais...

Opinião A Crise Penaliza o Municipio

Publicado em Sábado - 03 de Outubro de 2015

A crise econômica e política que afeta o Brasil é o assunto mais comentado nos últimos meses no país.

Os reflexos das dificuldades podem ser identificados com muita facilidade e se materializam por meio da desaceleração da economia, do aumento do desemprego, do congelamento de investimentos, do baixo crescimento, entre outros fatores.

Leia mais...

Opinião TV Deseducativa

Publicado em Quarta - 30 de Setembro de 2015

A televisão brasileira poderia ser uma grande fonte de disseminação cultural. Mas, infelizmente, está, e sempre esteve, a serviço do grande capital, o que é totalmente aceito pelas leis do mercado.Lembrei-me do relato de um amigo. Disse-me ele que, em 1981, durante uma viagem à China, voltou encantado com a programação televisiva, totalmente dedicada à cultura e a ensinamentos no campo da prevenção de doenças.

Leia mais...

Opinião Vereador não é profissão

Publicado em Segunda - 14 de Setembro de 2015 | por Vilson Nery e Ceará

Por curiosidade científica buscamos conhecer a Classificação Brasileira das Ocupações, onde consta o Guia das Profissões Regulamentadas, publicada no portal do Ministério do Trabalho (www.mtecbo.gov.br).Descobrimos que existe previsão legal de algumas profissões diferentes e extravagantes, como Repentista, o profissional que “utiliza o improviso rimado como meio de expressão artística cantada, falada ou escrita, compondo de imediato ou recolhendo composições de origem anônima ou da tradição popular”, como preleciona a Lei nº 12.198, de 14 de janeiro de 2010.

Leia mais...

Opinião Um monstro chamado burocracia

Publicado em Quinta - 03 de Setembro de 2015 | por BLAIRO MAGGI

Volto mais uma vez a falar sobre um “monstro” que assombra nosso País: a burocracia! Palavra que nos faz lembrar de filas, certidões, processos e montes de exigências que não parecem fazer sentido.

Leia mais...